Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Japão




É impressionante a constatação de que o Japão hoje é uma grande potência mesmo após a Segunda Guerra Mundial, onde se viu arrasado. Sua reconstrução se deu a partir da formação da poupança interna e a conquista dos mercados externos e, diferentemente da Europa, quase sem utilizar os capitais norte-americanos.
Vários fatores foram decisivos para essa retomada, tais como:
Baixo custo da mão-de-obra;
Fragilidade do movimento sindical;
Grande volume de poupança popular;
Grande volume de investimento em educação;
Economia voltada inteiramente à exportação e, conseqüentemente à captação de recursos monetários (principalmente dólar);
Balança comercial totalmente superavitária devido à desvalorização do yene e à valorização do dólar, dessa forma os seus produtos eram baratos no exterior.

Política econômica

O conjunto de fatores acima levou os produtos japoneses à invadirem o mercado consumidor dos Estados Unidos, revertendo sua posição de exportador a investidor.

Aos poucos, as indústrias que antes eram as precursoras do desenvolvimento do Japão (siderurgia e naval) foram sendo substituídas por outras de maior penetração e comercialização, tais como: automobilística e eletrônica, a exemplo da década de 70 com a informática e a micro-eletrônica.

Aspectos geo-econômicos

O Japão apresenta concentração da população numa área de pouco mais de 500 km de extensão (Tókio-Osaka) o que além de causar centralização da economia, causa uma série de problemas urbanos.

Sendo assim, vem desenvolvendo uma política de distribuição da produção industrial por outras áreas de seu território a fim de incrementar / distribuir seu crescimento. Como parte dessa política também vem construindo pontes / túneis ligando as ilhas periféricas à parte mais industrializada localizada mais ao centro-sul (Shikoku-Honshu).

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