Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Escala cartográfica: Como interpretar reduções em mapas


O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita com o uso da escala - torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.
As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.


Escala gráfica
A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. Observe:





De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território.

Escala numérica 

A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.
Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.





Caso o mapa seja confeccionado na escala 1 300, cada 1cm no mapa representa 300 cm ou 3 m. Para fazer estas transformações é necessário aplicar a escala métrica decimal:









ou



Aplicação da escala
A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). Isto é:


As questões que envolvem o uso da escala estão geralmente relacionadas a três situações:

1. Calcular a distância real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.



2. Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro.




3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km.

Grande e pequena escala

Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala. 
As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor. As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos já citados a escala 1: 300 é maior do que a escala 1: 300 000.
A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas assim mesmo as informações devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.

Quadro explica a função dos Ministérios


Ministérios do Brasil
Sigla
Missão
Agrigultura, Pecuária e Abastecimento
MAPA
Estimular o aumento da produção agropecuária e o desenvolvimento do agronegócio, com o objetivo de atender o consumo interno e formar excedentes para exportação.
das Cidades
MCidades
Combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
da Ciência e Tecnologia
MCT
Desenvolver o patrimônio científico e tecnológico; estabelecer a política de cooperação e intercâmbio concernente a esse patrimônio; definir a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.
das Comunicações
MC
Tem como missão, proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo.
da Cultura
MinC
Formular e implementar políticas públicas no campo cultural, tendo em mente a cultura como um direito fundamental para a plena constituição da cidadania.
da Defesa
MD
Exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, estabelecendo políticas ligadas à Defesa e à Segurança do País.
do Desenvolvimento Agrário
MDA
Criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania. Ser referência internacional em soluções de inclusão social. 
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
MDIC
Construir um Brasil competitivo, justo e rico em oportunidades, em parceria com setores produtivos, através de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
MDS
É o responsável pelas políticas nacionais de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de renda de cidadania no país. É também o gestor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
da Educação
MEC
É o órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais.
do Esporte
ME
Construir uma Política Nacional de Esporte. Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, o Ministério trabalha ações de inclusão social por meio do esporte.
da Fazenda
MF
Cuidar basicamente da formulação e execução da política econômica do país. 
da Integração Nacional
MI
Formular e conduzir a política de desenvolvimento nacional integrada; planos e programas regionais de desenvolvimento; estabelecer estratégias de integração das economias regionais.
da Justiça
MJ
Tem como área de competência, entre outras:a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, a política judiciária e a segurança pública.
do Meio Ambiente
MMA
Desenvolver a política nacional de meio ambiente e recursos hídricos; propor estratégias econômicas e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável de recursos naturais.
de Minas e Energias
MME
É responsável pelas áreas de geologia, recursos minerais e energéticos; aproveitamento da energia hidráulica; mineração e metalurgia; e petróleo, combustível e energia elétrica, incluindo a nuclear.
do Planejamento, Orçamento e Gestão
MPOG
Participar na formulação do planejamento estratégico nacional, elaborar estudos especiais para a reformulação de políticas, bem como acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais.
da Previdência Social
MPS
Tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados (contribuintes). A renda transferida pelo Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho.
das Relações Exteriores
MRE
Responsável por assessorar o Presidente da República na formulação e execução da política externa brasileira. Conhecido como Itamaraty, também tem entre suas responsabilidades demarcar as fronteiras do Brasil.
da Saúde
MS
É função do Ministério da Saúde dispor de todas as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro.
do Trabalho e do Emprego
MTE
Criar política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; fiscalizar o trabalho, bem como aplicar das sanções previstas em normas legais ou coletivas; definir a política salarial.
dos Transportes
MT
Formular e coordenar a política nacional de transportes ferroviário, rodoviário e aquaviário; participar da coordenação dos transportes aeroviários.
do Turismo
Mtur
Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social..

Deputados federais: Saiba quantos deputados representam os brasileiros



Unidade Federativa
População (est. 2009)
N. de Deputados
Acre
691.132
8
Alagoas
3.156.108
9
Amazonas
3.393.369
8
Amapá
626.609
8
Bahia
14.637.364
39
Ceará
8.547.809
22
Distrito Federal
2.606.885
8
Espírito Santo
3.487.199
10
Goiás
5.926.300
17
Maranhão
6.367.138
18
Minas Gerais
20.033.665
53
Mato Grossso do Sul
2.360.498
8
Mato Grosso
3.001.692
8
Pará
7.431.020
17
Paraíba
3.769.977
12
Pernambuco
8.810.256
25
Piauí
3.145.325
10
Paraná
10.686.247
30
Rio de Janeiro
16.010.429
46
Rio Grande do Norte
3.137.541
8
Rondônia
1.503.928
8
Roraima
421.499
8
Rio Grande do Sul
10.914.128
31
Santa Catarina
6.118.743
16
Sergipe
2.019.679
8
São Paulo
41.384.039
70
Tocantins
1.292.051
8
Total
513