Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Aborto seletivo gera escassez de 96 milhões de meninas na Ásia




Meninas são minoria em países asiáticos, como a China

A discriminação sexual na Ásia se reflete na disparidade de nascimentos, e isso pode ser visto pela “carência” de cerca de 96 milhões de meninas, sobretudo na China e na Índia, impedidas de nascer ou privadas de cuidados médicos suficientes, diz um informe da ONU divulgado nesta segunda-feira (8).

Segundo o documento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), publicado neste Dia Internacional da Mulher, o forte crescimento econômico dos países da região não acarretou um avanço na igualdade de sexos e, pelo contrário, o progresso serviu para fazê-lo retroceder.

Tecnologia facilita aborto de meninas

Os avanços tecnológicos permitiram, por exemplo, saber rapidamente o sexo de um bebê antes de seu nascimento, contribuindo para agravar o fenômeno dos abortos quando o feto é do sexo feminino, segundo um dos autores do estudo, Anuradha Rajivan:
- A velha predisposição à preferência pelos homens está agora combinada com a tecnologia médica moderna.
- Não é apenas causado pelo infanticídio de meninas, mas também por meninas não nascidas devido ao abordo seletivo, o que causa [a escassez de mulheres].

O informe explica que a Ásia tem a mais alta taxa de nascimentos de homens, com 119 meninos nascidos para cada 100 meninas, em comparação com a taxa mundial, que é de 107 meninos para cada 100 meninas.

China e Índia são os países mais afetados pelo fenômeno, totalizando entre ambos 85 milhões dos 96 milhões de mulheres que faltam na Ásia.

Este número é calculado em função da taxa homens-mulheres da população comparada com a que teoricamente deveria existir se o mesmo tratamento fosse dado aos dois sexos durante a gravidez, o nascimento e a infância.

Ásia está em encruzilhada, segundo informe
A Ásia e, em particular, o sul do continente, tem quase as piores condições no mundo – inclusive mais baixas que a África subsaariana- no que diz respeito à proteção das mulheres contra a violência, ao acesso à saúde, à educação, ao emprego e à participação política delas.

“Hoje, a região da Ásia do Pacífico está em uma encruzilhada”, explica o informe, afirmando que a evolução da igualdade de gêneros depende das ações dos governos.
O informe assinala ainda a necessidade de promover os direitos da mulher em três setores chave: o poder e a participação políticos e a proteção legal.

A ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Helen Clarck, que dirige atualmente o Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento, declarou que os dois gêneros se beneficiarão se forem realizados progressos nesses três setores.
- A participação feminina na sociedade pode melhorar a situação econômica de um país, se os objetivos de desenvolvimento econômico incluir as mulheres como parte da equação projetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário