Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Câmara aprova plebiscito sobre divisão do Pará


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou QUINTA-FEIRA (05/05/2011) a realização dos plebiscitos para decidir sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás. As duas propostas foram colocadas em pauta durante a realização de uma sessão deliberativa, que não precisa contar com os votos individuais dos deputados. Apenas representantes das lideranças dos partidos que compõem a casa votaram, definindo os votos de todas as bancadas.
Os deputados paraenses Giovanni Queiroz (PDT), Lira Maia (DEM) e Zequinha Marinho (PSC) encaminharam os votos em nome dos partidos que representam. Os parlamentares paraenses ausentes à sessão foram: Arnaldo Jordy (PPS), José Priante (PMDB) e André Dias (PSDB). Os demais registraram suas presenças na sessão – onde foram votadas outras propostas -, mas nem todos se mantiveram em plenário ao longo da votação.
O texto do Projeto de Decreto Legislativo 731/2000, que trata do plebiscito do Tapajós, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), vai voltar para ratificação do plenário do Senado, já que houve mudança no texto original. A proposta sobre o Carajás já vai direto para promulgação da presidente Dilma Rousseff.
Nas duas propostas aprovadas foi inserido um item que estabelece o prazo de seis meses após a aprovação dos projetos para a realização dos plebiscitos, que devem ser realizados em um único dia.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá realizar o plebiscito. O deputado Giovanni Queiroz (PA) informou que foram aprovadas emendas ao Orçamento da União que permitem a realização da consulta pública. O valor total do processo deverá ultrapassar R$ 8,5 milhões.

A Fuvest e a Comvest, que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, vão manter a lista de livros obrigatórios para os vestibulares com ingresso em 2012. A lista está vigente desde 2010 - ao manter um ciclo de três anos, a intenção é dar tempo ao estudante do ensino médio para que ele se prepare.
Segundo o manual do candidato do vestibular passado, o vestibulando deve demonstrar "conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar os textos com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seus contexto histórico e cultural."
Veja quais são os livros do vestibular 2012 e inicie seus estudos com o material doUOL Vestibular:

GEOLOGIA, MINERAÇÃO, RELEVO E SOLO VESTIBULARES 2011


GEOLOGIA

(PUCRIO) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por:

a) forças endógenas incontroláveis.
b) energias exógenas excepcionais.
c) forças antrópicas descontroladas.
d) energias antrópicas excepcionais.
e) forças endógenas e antrópicas.

(UFRR) As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais
classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos:

a) Calcárias, basálticas e graníticas;
b) Crostáticas, continentais e oceânicas;
c) Areníticas, vulcânicas e radioativas;
d) Ígneas, sedimentares e metamórficas;
e) Neolíticas, terciárias e quaternárias.

(UEPI) Um pesquisador, investigando os principais aspectos do meio natural de uma área semiárida do Nordeste brasileiro defrontou-se com a paisagem fotografada e exposta a seguir.


Qual deverá ser a denominação que o pesquisador utilizará para definir esses elementos paisagísticos?

a) Inselbergues sedimentares.
b) Matacões.
c) Afloramentos sedimentares.
d) Falhas.
e) Dobras.

(UEPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir.


De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)

a) colisão de placas ocênica e continental.
b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
d) formação tricheiras oceânicas.
e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

(UFLA)

MORTOS POR CAUSA DE TERREMOTO NO CHILE JÁ SÃO MAIS DE 300, DIZ GOVERNO
Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente

            O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27/2) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.
            Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado (27/2), o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.
            O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu a região central do Chile, perto da cidade de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios, e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.
            O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

As alternativas abaixo apresentam trechos selecionados do texto acima, assim como explicações para os mesmos. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) “O terremoto de magnitude 8,8...”: refere-se à Escala Richter, utilizada para medir terremotos.
b) “... o terremoto afetou 80% do país...”: esse tipo de fenômeno natural deve ser classificado como agente endógeno.
c) “... atingiu a região central do Chile...”: nesse país, terremotos são relativamente frequentes, pois o país se localiza em uma região de instabilidade geológica.
d) “O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil.”: o fato de o Brasil fazer fronteira com o Chile possibilitou essa situação.

(UFRN) A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar

a) a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra.
b) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos.
c) a formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos.
d) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas.

(UPE) Observe, atentamente, o desenho esquemático a seguir, correspondente a uma morfoestrutura observada em área de relevo submarino, fortemente influenciada pelas ações tectônicas.


O que a seta está indicando?

a) Planície Abissal.
b) Talude Continental.
c) Plataforma Continental.
d) Delta-Estuário.
e) Dorsal Oceânica.

(UDESC) São agentes internos de transformação de relevo:

a) vulcanismo e abalos sísmicos.
b) tectonismo e correntes marítimas.
c) erosão e vulcanismo.
d ) intemperismo e abalos sísmicos.
e) o homem e vulcanismo.

(UEPB) O cartograma mostra as principais áreas petrolíferas do mundo e as regiões favoráveis à produção de petróleo. Tais regiões correspondem às


a) depressões em clima frio, onde se formaram grandes e rasos lagos de águas paradas em torno
dos quais surgiram florestas que, após serem soterradas sem a ação bacteriana, transformaram-se em petróleo.
b) cadeias montanhosas de formação recente, onde a ação tectônica deu origem às altas elevações,
nas quais, as curvaturas da crosta permitiram a acumulação do petróleo.
c) estruturas mais antigas da crosta terrestre, denominadas de escudos cristalinos, onde a transformação do magma em rochas metamórficas deu origem ao petróleo.
d) bacias sedimentares onde a presença de dobramentos anticlinais permitiram não só a formação, mas também o aprisionamento de petróleo, formado da putrefação incompleta do plâncton.
e) áreas de maior industrialização localizadas nos países mais ricos e portanto detentores de maior conhecimento geológico e tecnicamente mais bem equipados para realizar prospecção, extração e refino do petróleo.

(UNIFESP) Observe a imagem, leia o texto e responda.


De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera.

(Almeida e Rigolin, 2005. Adaptado.)

a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas?

b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas?

Resposta:

a) A teoria da deriva continental, criada pelo alemão Alfred Wegener no começo do século XX, propunha a hipótese de que uma única massa continental, chamada Pangeia, teria começado a se dividir há 200 milhões de anos, formando os continentes. Isso teria sido possível pelo fato de a camada mais exterior da Terra estar composta pela litosfera, que inclui a zona solidificada (continentes), e pela astenosfera, que inclui a parte mais interior, o substrato viscoso citado no texto do enunciado. Segundo o cientista, os continentes se moviam sobre o assoalho oceânico devido à ação das forças gravitacionais — o que se provou errado. Mais tarde, outros cientistas defenderam que o movimento é determinado pela ação das forças geradas pelas correntes de convecção do manto terrestre. Portanto os continentes são a parte visível das placas tectônícas que flutuam e derivam ao longo de milhões de anos — o que justifica a expressão deriva continental —, seguindo a direção indicada no mapa do enunciado.

b) As placas tectònicas apresentam na sua periferia as zonas de contato, formando três tipos de limites:

- Transformantes ou cotiservativos: são os que acontecem quando as placas deslizam ao longo das falhas e se atritam com a$ $uas vizinhas. Ocorrem com o moviento vertical ou epirogenético.

- Divergentes ou construtivos: são os que acontecem quando duas placas se afastam uma da outra.
- Convergentes ou destrutivos: são os que acontecem quando duas placas se movem uma em direção à
outra, podendo ocorrer uma subducção (quando uma das placas mergulha sob a outra) ou uma formação de montanhas (quando as placas colidem, se comprimem e se erguem).

(UNICAMP) Rocha é um agregado natural composto por um ou vários minerais e, em alguns casos, resulta da acumulação de materiais orgânicos. As rochas são classificadas como ígneas metamórficas ou sedimentares.

a) Quais são os processos de formação das rochas metamórficas?

b) A Região Sul do Brasil destaca-se na produção de carvão mineral, que é extraído de rochas sedimentares do período Carbonífero. Que condições ambientais permitiram a acumulação desse material orgânico e que processos levaram à posterior formação do carvão mineral?

Resposta:

a) As rochas metamórficas podem ser formadas a partir de qualquer tipo de rocha, e resultam da ação dosdenominados processos diagenéticos, fundamentalmente, elevadas pressões e temperaturas que ocorrem em grandes profundidades na crosta terrestre.

b) É necessária a acumulação dos restos orgânicos (florestas) em áreas rebaixadas, que permitem a lenta acumulação dos sedimentos, e na presença de água, que retarda a decomposição da matéria orgânica. Os pântanos são os locais típicos de formação do carvão. Após a acumulação, o material orgânico precisa ser soterrado por sedimentos e passar por processos diagenéticos (temperatura e pressão).

(UNESP) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos:

(1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.
b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.
c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.
d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

(Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em

a) 1d, 2b, 3a, 4c.
b) 1b, 2a, 3c, 4d.
c) 1c, 2d, 3b, 4a.
d) 1a, 2c, 3d, 4b.
e) 1d, 2b, 3c, 4a.

(UNESP) As extinções em massa que marcaram a história da Terra aconteceram em diferentes períodos geológicos.

Analise o texto e o quadro para responder a questão.

Texto

O sumiço de espécies é um fato da vida. Além das Big Five, como são conhecidas as cinco grandes extinções em massa do passado, nos dias de hoje é anunciada a Sexta Extinção, porque tem tudo para atingir dimensões comparáveis às das outras cinco grandes extinções em massa da história da Terra. Propício atentar a este problema, pois é o Ano Internacional da Biodiversidade.

Quadro
(Reinaldo José Lopes. Unespciência, ano 1, n.º 7, abril de 2010. Texto e quadro adaptados.)

A partir do texto e do quadro, analise as afirmações.

I. Nas Big Five, os fatores que desencadearam a extinção em massa foram fenômenos astronômicos, geológicos com intensas rupções vulcânicas e a deriva dos continentes, associados a flutuações no nível do mar e mudanças climáticas.
II. Na Sexta Extinção, como é conhecido o atual momento, o principal fator que desencadeia este fenômeno é o aumento do número de terremotos e da atividade vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico.
III. Nas Big Five, as extinções em massa parecem não terem sido desencadeadas pela ação de seres vivos, principalmente por uma única espécie – o homem.
IV. A capacidade de recuperação da biodiversidade planetária é imensa. As Big Five ocorreram pela intervenção humana associada a eventos de impactos de meteoritos e intenso vulcanismo.

Estão corretas as afirmações

a) I, II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.

(UECE) O termo tectônica ou tectonismo designa

a) movimentos internos verticais e horizontais que deformam a litosfera.
b) processo que conduz ao derramamento de lavas na superfície da terra.
c) movimentos transgressivos e regressivos do nível do mar.
d) processo de desagregação física e química das rochas.

MINERAÇÃO

(UFAC) O carvão mineral é uma rocha sedimentar de origem orgânica, resultante da transformação de antigos vegetais submetidos a certas condições, no decorrer do tempo geológico. No Brasil, o consumo de carvão mineral representa apenas 0,5% do mundial. Sobre o carvão mineral no Brasil, pode-se dizer:

a) O carvão mineral é uma fonte de energia renovável. Quando queimado, emite gases poluentes na atmosfera, causando problemas de várias ordens para o meio ambiente.
b) No Brasil, existem grandes jazidas de carvão mineral em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. Entretanto, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná fazem exploração.
c) O carvão mineral, extraído na Região Sul do Brasil, possui grande percentagem de sulfeto de ferro (FeS2), na forma de cristais de pirita, popularmente conhecido como “ouro dos trouxas”, por sua cor amarela e brilho metálico. Uma vez trazido à superfície da terra, em contato com o oxigênio e a umidade do ar, dá origem ao ácido sulfúrico (H2SO4), bastante tóxico e corrosivo.
d) Até 1990, as companhias siderúrgicas eram legalmente obrigadas a utilizar uma mistura de 50 % de carvão nacional, com 50 % de carvão importado. Com a revogação dessa lei, as empresas passaram a consumir somente carvão mineral nacional.
e) Na fase de extração a céu aberto ou em galerias construídas nas minas, os danos à paisagem são pequenos, já que o carvão mineral é uma fonte de energia renovável.

RELEVO

(UNIOESTE) O relevo apresenta grande diversidade de formas que se manifestam, ao longo do tempo e do espaço, de modo diferenciado devido às combinações e interferências dos demais componentes da paisagem. Sobre o texto, as formas de relevo, as estruturas, os processos e as relações que governam a dinâmica da paisagem, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Nas regiões mais estáveis das placas tectônicas, as formas de relevo geralmente são mais suaves, resultantes de longos períodos de erosão e sedimentação.
b) A ação das águas pluviais e fluviais é marcante nas regiões de climas tropicais quentes e úmidos, conferindo ao relevo formas arredondadas ou convexizadas.
c) As formas de relevo esculpidas nas grandes unidades estruturais, como as cadeias de montanhas, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares, resultam da ação de um conjunto de processos externos, quais sejam: o intemperismo, a erosão, a sedimentação e o vulcanismo.
d) O relevo terrestre é resultado da ação de forças internas e externas ao longo do tempo. As forças internas, também designadas como endógenas, são aquelas condicionadas pela energia armazenada
no interior do planeta e responsáveis pelo tectonismo e vulcanismo.
e) Existe uma relação estreita entre as formas do relevo, os solos, a litologia e o tipo climático atuante nas diferentes regiões do território brasileiro.

(UEPI) A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira.
Observe- a.

Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é tipica do seguinte tipo de relevo:

a) paisagens geomorfológicas fluviais apalachianas.
b) planaltos cristalinos.
c) cuestas flúvio-lacustrinas.
d) planicies fluviais.
e) maciços residuais.

(UENP)



I. A classificação do relevo brasileiro, de Aziz Ab Saber, levou em consideração os processos morfoclimáticos responsáveis pela dinâmica atual e pretérita do relevo; o título da sua classificação é
Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
II. As principais planícies do Brasil, evidenciadas na classificação de Aziz Ab Saber, são a Amazônica, a do Pantanal e a Costeira.
III. A classificação do relevo brasileiro, de Aroldo de Azevedo, em bacias sedimentares e planaltos cristalinos, serviu de referência para a classificação de Ab Saber.
IV. O Planalto das Guianas consiste na principal região de nascente dos rios afluentes da margem direita do rio Amazonas, que vão desaguar na Ilha de Marajó.

Estão corretas:

a) apenas I e II
b) apenas II e III
c) apenas III e IV
d) apenas I e IV
e) todas as assertivas

(PUC-PR-CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA) Nos primeiros meses de 2010, as chuvas castigaram o Rio de Janeiro. Foram chuvas intensas que provocaram deslizamentos de encostas, soterramentos de casas, deixando muitos desabrigados, feridos e também mortos. Isso ocorreuporque:

a) A região serrana do Rio de Janeiro tem um clima subtropical cuja concentração das precipitações ocorre no verão, o que tornou os solos mais frágeis à ocupação.
b) As cidades da região serrana do Sudeste têm longa experiência de ocupação das encostas, com planos de ocupação, planejamento urbano, que minimizaram os impactos ambientais e sociais.
c) A grande quantidade de chuvas em curto período de tempo encharcou os solos, e a rede de drenagem do Rio Doce não suportou o volume de água, causando o transbordamento para além das margens e ocupando a planície de inundação.
d) As encostas são formadas por rochas sedimentares (arenitos) que não suportaram o impacto das precipitações provocando os deslizamentos. Aliado a esse fator geológico, o clima tropical de altitude, que se caracteriza pelas chuvas intensas de verão, a cada ano também provoca deslizamentos das encostas.
e) A configuração geográfica da região serrana é formada por encostas com declividades acentuadas. Esse fator mais as movimentação de solos devido às elevadas precipitações, aliadas às ocupações urbanas (muitas vezes irregulares), acabaram provocando uma tragédia.

(UECE) Às áreas planas oriundas da combinação de processos de deposição fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, sendo revestidas por mangues, dá-se o nome de

a) planície fluvial.
b) planície flúvio-lacustre.
c) planície flúvio-marinha.
d) planície de erosão.

(UECE) Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de

a) intemperismo e erosão.
b) erosão e regolito.
c) pedogênese e intemperismo.
d) tectonismo e erosão.

(UFAL) Examine com atenção a fotografia e o mapa apresentados a seguir.


 

Levando-se em consideração os aspectos paisagísticos observados na foto, é correto afirmar que essa paisagem natural é a que se destaca, em linhas gerais, no domínio natural do Brasil indicado pelo número:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

(UFRN) No Brasil, a ocupação e a exploração do território têm ocorrido de formas diferenciadas, ocasionando distintos processos de degradação ambiental.

No mapa estão representadas as áreas 1 e 2, que vêm sendo afetadas por problemas ambientais relacionados às formas de ocupação e exploração do território brasileiro.


Do ponto de vista da ocupação e exploração do território brasileiro, destaca-se como um grave problema ambiental,

a) da área 1, o deslizamento de encostas, decorrente da ocupação desordenada do solo urbano.
b) da área 1, a poluição dos rios, em função da deposição de dejetos provenientes da exploração dos garimpos.
c) da área 2, a desertificação, pela inadequada exploração agropecuária.
d) da área 2, a poluição do solo, devido à concentração industrial.

(UEP) Os processos geomorfológicos internos ou exógenos deixam sempre impressas de sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância Geologia etc, volta-se à análise de ambiena fotografia reproduzida a seguir e assinale, com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada em primeiro plano.

a) Erosão eólica.
b) Erosão glacial.
c) Tectonismo ruptural.
d) Neotectonismo plástico.
e) Sedimentação fluvial.

(UEPB) A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:


I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.
II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em
áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.
III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca o assoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas a proposição I
b) Apenas as proposições I e II
c) Apenas as proposições II e III
d) Apenas as proposições I e III
e) Todas as proposições

(UNICAMP) Em 1902 os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol no Brasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de várzea, que logo se espalham pelos bairros operários, e já em 1908/1910, a várzea paulistana congregava vários e concorridos campeonatos, de forma que São Paulo não é apenas pioneira nacional no futebol “oficial”, mas também, e sobretudo, no “futebol popular”. A retificação dos rios Pinheiros e Tietê, a partir dos anos 1950, eliminou da paisagem urbana inúmeros campos de várzea, provavelmente mais de uma centena.
(Adaptado de G.M. Jesus, “Várzeas, operários e futebol: uma outra Geografia”. Geographia. Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 84-92, 2002.)

Várzea é uma forma geomorfológica associada às margens de rios caracterizadas pela topografia plana (o que facilita o uso como campos de futebol) e

a) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
b) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos grossos. Está posicionada entre o terraço e o rio.
c) sujeita a inundações periódicas anuais, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.
d) sujeita a inundações apenas em anos muito chuvosos, quando ocorre a deposição de sedimentos finos. Está posicionada entre a vertente e o terraço.

(UNESP) Euclides da Cunha em Os Sertões descreve a campanha de Canudos. No esboço geológico do Sertão de Canudos, feito por ele, é possível distinguir a região.

ESBOÇO GEOLÓGICO

(Euclides da Cunha, 1866 – 1909. Os Sertões, cópia de Alfredo Aquino, 1979. Adaptado.)

Em seu livro, abordava e enfatizava os elementos geográficos que dificultavam as rotas dos que se dirigiam para Canudos.

A descrição refere-se

a) à Depressão Sertaneja e Sanfranciscana na região nordestina, no estado da Bahia, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco, de clima nordestino – semiárido.
b) ao Planalto Arenítico-Basáltico na região Sul, no estado de Santa Catarina, da vegetação de campos, da bacia hidrográfica do rio Paraná, de clima de altitude – tropical de altitude.
c) ao Planalto das Guianas na região Nordeste, da caatinga, da bacia hidrográfica do rio São Francisco e bacias secundárias, de clima equatorial.
d) ao Planalto Atlântico na região Sudeste, da mata atlântica, da bacia hidrográfica do rio Paraná e bacias secundárias, de clima árido.
e) ao Planalto Central Brasileiro na região Norte, da bacia hidrográfica do rio Tocantins, da vegetação de campos, de clima de altitude – tropical de altitude.

(FUVEST) Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.


É correto afirmar que essa forma de relevo está
a) distribuída pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.
b) localizada no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.
c) concentrada no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.
d) restrita a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.
e) presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.

SOLO

(FUVEST) A erosão dos solos é um grave problema ambiental e socioeconômico. A intensidade dos processos erosivos, por sua vez, relaciona-se a fatores naturais e à ação humana.

a) Identifique e explique dois fatores que contribuem para a erosão dos solos, sendo um deles natural e outro decorrente da ação humana.

b) Identifique e explique um problema socioeconômico relacionado à erosão dos solos em áreas urbanas.

Resolução:

a) A erosão do solo é um processo natural, que pode ser intensificado por fatores naturais, tais como um maior grau de declividade do terreno, um maior índice pluviométrico, ou uma baixa densidade vegetal, entre outros; e por fatores decorrentes da ação humana, tais como a retirada da cobertura vegetal original, ou sua substituição por culturas ou pastagens.

b) Entre os problemas socioeconômicos, podemos destacar a ocupação de áreas de risco, como fundo de vales e encostas, potencializando os processos erosivos.

(UNEAL) Leia o excerto para responder à questão.

[... tanto os pobres (podzol), como os ricos (tchernozion) são explorados intensamente, com investimentos constantes em produtos químicos e também, tecnológicos.]

(J. Willian Vesentini, Sociedade e Espaço. Adaptado)

Esse trecho traz algumas características da região temperada do globo terrestre, referindo-se

a) aos solos.
b) à vegetação.
c) à hidrografia.
d) ao clima.
e) à agropecuária.

(U.E.SANTA CRUZ) Além do superaquecimento, o desmatamento concorre também para uma rápida deterioração do meio e alteração irreversível da fertilidade da Amazônia. A eliminação da sombra faz com que haja um aumento excessivo da temperatura dos solos. Esse aumento causa não só a rápida
destruição do húmus e da flora de fungos e outros microorganismos que [...] são indispensáveis à fertilização do solo, como pode aumentar muito a evaporação direta, causando a subida, por capilaridade, da umidade das regiões mais profundas do solo, carregadas de sais de ferro em solução.

BRANCO, Samuel M. O desafio amazônico, ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1995.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Amazônia, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. Os sais minerais, ao secarem no solo, provocam o fenômeno da laterização.
II. A impermeabilização provocada pela laterização do solo aumenta o escoamento superficial.
III. O aumento do escoamento superficial provoca a erosão do solo e, consequentemente, o assoreamento dos rios.
IV. Uma das consequências do desmatamento é a modificação da acidez do solo devido à grande quantidade de matéria orgânica acumulada.
V. As oscilações diárias de temperatura, como desmatamento, deverão diminuir, devido à falta de água na atmosfera.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

a) I, IV
b) III, V
c) I, II, III
d) II, III, IV
e) III, IV, V