Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

domingo, 4 de outubro de 2009

ESCOLA MODELO DE IGUATU

AULA DE CAMPO: CONHECENDO O VALE DO CARIRI - 03/10/2009
A preocupação acerca da responsabilidade e soluções para as agressões ao meio ambiente foram contextualizados pelos alunos do 9º (Ens. Fundamental), 1º e 2º ano (Ens. Médio) da Escola Modelo de Iguatu. Dia 03 de Outubro de 2009 os alunos participaram de uma Aula de Campo com o objeto de Conhecer o Vale do Cariri, fizemos 1ª Parada: Na Praça da Sé do Crato 22ª Parada: Fomos à Nascente das Guaribas, 3ª Parada: Exploração de Gipsitas, 4ª Parada: Nova Olinda – No Museu do Homem Kariri – Casa Grande, 5ª Parada: Doação de Alimentos a família na Beira da estrada, 6ª Parada: Caminhada Ecológica na Trilha da Coruja, 7ª Parada: Serrano Atlético Clube e 8ª Parada: Shopping Cariri – em Juazeiro do Norte.

A Aula foi ministrada pelo Professor João Ludgero, acompanhada pelos coordenadores: Lília Pontes, Terezinha Alencar, Josiane Cavalcante e dos professores: Elder Costa (Química), Vânia Schaffer (Geografia), Emanuel Cardozo (Geografia), Célio Vicente ( Física), Rokcc (Matemática), Adriana Oliveira ( Biologia), Sula ( Biologia), Marco Aurélio ( Química) e Elisangela (História).
Essa aula de campo faz parte do aprendizado nas disciplinas de Geografia, Biologia, Química, Física e História, os alunos experimentaram a estonteante mistura dos conteúdos expostos e da vivência , pois ser cidadão é também fazer parte da imprescindível campanha por um futuro de qualidade!

Saída da Escola Modelo










1ª Parada: Praça da Sé – Crato-Ce


Ponto inicial de desenvolvimento do Crato.

Nos tempos remotos no lugar da praça da sé existia a tribo de índios Kariris.

Nucleou o desenvolvimento do Crato

A praça da sé serviu de palco para lutas e realizações da historia cratense. Lá o filho de Bárbara de Alencar deu o primeiro grito de independecia.



2ª parada Nascente das Guaribas




Célio o "Pensador"
3ª Parada: Extração de Gipsitas

Os alunos presenciaram a exploração da Gipsita e viram que mesmo sendo legal, prejudica e muito o meio ambiente.


4ª parada:Nova Olinda

É uma cidade e um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense, Região Metropolitana do Cariri. O município tem cerca de 13 mil habitantes e 291 km². Foi criado em 1957.

Nova Olinda é uma divisória para as partes muito pobres e realmente secas do cariri.
Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri.

o começo do trabalho de Alemberg (Francisco Alemberg de Souza Lima) e Rosiane (Rosiane Limaverde Vilar Mendonça). A avó de Alemberg era educadora no início do século XX e o avô construiu uma escola para ela dar aulas, que ele readquiriu para esse projeto. Atualmente é a casa principal, onde tem ambientes de memória (fotos antigas, oratórios etc), formando um museu que inclui entre outras, peças de arqueologia, encontradas na região. Além da casa principal, tem um teatro, um parque com muitas árvores, brinquedos de madeira e um pequeno campo de futebol. Ambiente lúdico, alegre e ensolarado. As crianças da pequena cidade de 12 mil habitantes adoram freqüentar a Fundação, pois têm acesso aos filmes, teatro, parque e à convivência em ambiente cultural. Realmente surpreendente tanta cultura bem cuidada e valorizada, formando uma comunidade de crianças interessadas e com muita identidade.

                                                Museu do Homem Kariri-Casa Grande.

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

Um misto de museu e centro cultural freqüentado por crianças e jovens da cidade de Nova Olinda, a Fundação Casa Grande é uma Organização Não-Governamental (ONG) que tem como missão educar crianças e jovens sertanejos em gestão cultural através de seus programas de memória, comunicação, artes e turismo. O trabalho envolve todos os familiares, que participam da Cooperativa dos Pais e Amigos da Casa Grande – COOPAGRAN. Na Casa Grande, o visitante conhece: o Memorial do Homem Kariri, que guarda em acervo peças arqueológicas e lendas da pré-história do homem Kariri; a Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, com rádio, TV e editora; e o Teatro Violeta Arraes - Engenho de Artes Cênicas.

                                                                Adriana e Lília com crianças

5ª Parada: Momento de Solidariedade – Doação dos alunos

                                       Zezim fazendo entrega de mantimentos.



6ª parada:Trilha da Coruja

Trilha ecológica localizada no paredão da Chapada do Araripe. Na Pedra da Coruja, localizada no caminho para a cidade do Crato, há um mirante natural de onde é possível avistar o Vale do Rio Cariús. Com fauna rica em animais silvestres, e mais de 60 espécies vegetais, são três os caminhos que o visitante pode escolher: a Trilha das Corujas, que leva ao mirante da Pedra das Corujas, a Trilha do Belmonte, com acesso a uma cachoeira onde funcionou uma hidrelétrica e a Trilha do Picoto.

A Floresta Nacional (Flona) do Araripe fica no topo da Chapada do Araripe e foi a primeira a ser criada no Brasil. Desde 1946 a floresta é considerada área de domínio público e abrange os municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim, no extremo sul do Ceará, junto à divisa do Pernambuco.

A Chapada do Araripe é bem maior que a floresta. São 44km de largura por 180km de comprimento. Seus domínios começam em Simão (PI) e se estende até a cidade cearense de Porteiras (CE), perto da divisa da Paraíba.

Com uma altitude na faixa dos 920 metros sobre o nível do mar (passa dos mil metros em alguns pontos), a temperatura lá no alto é amena e à noite chega baixar os 20ºC, bem diferente da imagem que temos do castigado sertão cearense. Como nas outras chapadas Brasil afora, a do Araripe é rica em água em suas escarpas, com mais de 300 fontes e algumas cachoeiras que valem a pena uma visita, como a Cachoeira Areia Branca e a Cascata das Flores. As nascentes formam o Rio Granjeiro e o Rio das Pedras, que correm em direção do Rio Jaguaribe, atravessam a aridez do sertão e deságuam no oceano, a 633km dali.


Trilhas e mirantes

As trilhas — são quatro sinalizadas — começam no Ibama e vão se interligando uma nas outras. Diz a lenda que foram abertas por caçadores do passado e foram mapeadas e sinalizadas há quatro anos por iniciativa da ONG Ecobiker's. São trilhas totalmente planas, com sombras, limpas e que não apresentam nenhuma dificuldade. Podem ser percorridas tranqüilamente até por caminhantes da melhor idade.( que nos digam Elder e demais participantes)

A primeira trilha é a Trilha do Belmonte, com 7,8km. A Trilha do Picoto é a próxima, com 12 km, e que tem como atrativo o Mirante do Picoto, uma das melhores vistas da Chapada. A Trilha do Caldas tem 15km e a última, a Trilha das Flores, que desce em direção à Cachoeira das Flores, se estende por mais de 10km.

  Pedra da Coruja – formação geológica situada á beira da escarpa da Chapada do Araripe. A partir desse local se tem uma vista panorâmica do Vale do Cariri.

Nosso trajeto foi a 1ª trilha , a do Belmonte. É inacreditável o quanto que se percorre em trilhas, algo inacreditável. De quando em quando, há uma pequena "praça", com bancos e tudo, no meio de uma clareira. Num determinado trecho, a trilha faz tantos ziguezagues que chega a dar vertigem. Algumas árvores são identificadas com o nome numa plaqueta de madeira.

                                           Linques


Adriana na Trilha
 
                                                        Adriana, John e Vânia

Terezinha, Iane, Vânia, Adriana e Emanuel
 
                                            Escarpa Norte da Chapada do Araripe
 
                                            Vânia e Adriana na Trilha do Belmonte

                                           Elder, Adriana, Emanuel, Vânia e Célio.

                                            Alunos nota 1.000...............
 FOTOS PARA HOLANDA
 
 


7ª Parada: Serrano

Situado próximo às fortes encostas da Chapada do Araripe, com temperatura entre os 25 e 26 ºC, distante do centro 6,5 km em estrada asfaltada. O visitantes possuem a oportunidade de desfrutar do ar gostoso e puro da serra e se deliciar com banhos sadio em águas perenes, puras e cristalinas que jorram das fontes pertencentes ao clube, que o conta com um moderno acquaparque, com toboágua, piscinas, restaurante self service, restaurante com comidas tradicionais, salões de festas e jogos, unidades de esporte com futebol, vôlei de areia. O Serrano Atlético é considerado o clube verde do Cariri por manter o equilíbrio entre suas edificações e o meio ambiente sintonia perfeita entre a beleza natural e o conforto oferecido a quem o visita.

Jonathans, Vânia, Emanuel e Giancarlo- Família Reunida.
 

8ª Parada: Shopping Cariri

1ª Vez de Zezim no Shopping