Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rochas


As rochas são agregados de minerais, de um ou vários tipos. Os minerais são compostos químicos, geralmente inorgânicos, com uma determinada composição química. Exemplos:
* Quartzo - SiO2
* Hematita - Fe2O3
* Calcita - CaCO3
* Calcopirita - CuFeS2
* Magnetita - Fe3O4
* Galena - PbS

Caso os minerais apresentem valor econômico e possam ser extraídos (encontrados em jazidas comercialmente viáveis) serão chamados de minérios. Na Serra dos Carajás registram-se várias jazidas de minérios com elevada concentração: ferro, manganês, cobre.

Tipos de Rochas:
Desde que começou a se formar, há cerca de 3,8 milhões de ano, a crosta terrestre permitiu o surgimento das primeiras rochas na Terra. Hoje o estudo dos tipos de rochas permite que conheçamos melhor o processo de formação do nosso planeta. Embora não enxerguemos, boa parte do processo de formação de rochas acontece no interior da crosta terrestre e esse tipo de dinâmica é constante, ou seja, da mesma forma que acontecia há milhões de anos continua acontecendo.


As primeiras rochas que se formaram na Terra eram chamadas magmáticas ou ígneas. Elas eram constituídas de magma, a massa fluida que se encontra no interior do planeta em altas temperaturas. Existe mais de um tipo de rocha ígnea dependendo de sua constituição e consolidação.
Quando a consolidação ocorre lentamente no interior da crosta terrestre, são chamadas rochas intrusivas, plutônicas ou abissais. Nesse tipo de rocha há a produção de cristais que são visíveis a olho nu. São rochas intrusivas a maioria dos granitos.
Quando a consolidação acontece na rapidamente na superfície terrestre, como no caso do resfriamento de lava vulcânica, as rochas são chamadas extrusivas, vulcânicas ou efusivas. Neste caso não podemos distinguir os componentes, como é o caso do basalto.


Magmáticas : são aquelas que resultam do processo de solidificação do magma. Podem ser classificadas em Plutônicas ou Vulcânicas.  *Plutônicas ou Intrusivas : a solidificação do magma ocorre no interior do planeta em um processo lento de resfriamento o que permite a formação de cristais. Exemplos: granito, sienito e gabro.
*Vulcânicas ou Extrusivas : a solidificação do magma ocorre na superfície, após o extravasamento do magma. O processo de resfriamento é lento e não forma cristais. Exemplos: basalto, diabásio e andesito.

Existe um outro tipo de rocha que se forma no interior da crosta terrestre onde há pressão e altas temperaturas. Os atritos e as combinações químicas acabam provocando alterações estruturais em algumas rochas. Essas alterações dão origem as chamadas rochas metamórficas.
Metamórficas : através da ação e das modificações nas condições de pressão e temperatura, pode ocorrer uma reestruturação dos minerais que compõem as rochas dando origem ao que chamamos de rochas metamórficas, podendo ou não alterar sua composição mineralógica. Exemplos: quartzito, mármore e gnaisse.
Um exemplo de rocha metamórfica é a gnaisse que tem origem a partir da transformação do granito. Já o mármore é resultado da metamorfose do calcário.


Assim que a atmosfera se formou um outro tipo de formação rochosa surgiu: as sedimentares. A decomposição das rochas que já existiam por conta de chuvas e ações do vento ajudou na formação dos solos que eram erodidos. As partículas que resultavam dessa erosão eram transportadas pelo vento até formarem depósitos. Todos esse sedimentos foram compactados por ações químicas e físicas e deram origem as rochas sedimentares. Esse tipo de rocha se encontra geralmente em depressões e grandes paredões, os chamados depósitos. Quando estão organizadas em camadas que possuem composições diferentes elas são conhecidas como estratificadas.
Sedimentares : são resultantes da consolidação de sedimentos que se depositam em áreas rebaixadas. Esses sedimentos podem ser oriundos da destruição erosiva de qualquer tipo de rocha ou material originário de atividades biológicas. Podem apresentar camadas que denunciam as várias fases de sedimentação. Exemplos: arenito, argilito e calcário.

As eras geológicas


Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.


• Era Pré-Cambriana
É a era mais antiga que se conhece onde não se pode afirmar com precisão o seu início, mas acredita-se que esta se prolongou por 4 bilhões de anos. Esta data se fez conhecida através de estudos baseados na radioatividade que consegue detectar a perda de partículas em átomos instáveis. Os continentes desta era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acredita-se que nelas estavam localizadas as maiores reservas de minérios e pedras preciosas. Também marca o início da vida no planeta que são mostrados em fósseis de 2 bilhões de anos originados de algas, medusas, bactérias e etc.
• Era Paleozóica
É a era posterior à pré-cambriana e antecessora da era mesozóica. Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desta classe de animais se fez presente no período mais antigo, o cambriano. Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. Também se pode destacar a formação da Pangeia a partir de vários blocos de rochas menores que se colidiram. 600 milhões de anos formação de rochas sedimentares – formação de jazidas de carvão com o soterramento de grandes florestas – bacias sedimentares mais antigas –vida marítima, anfíbia e terrestre – fragmentação de continentes.

• Era Mesozóica
É a era posterior à paleozóica e a antecessora da cenozóica. É bastante conhecida como a Idade dos Répteis por causa do aparecimento dos dinossauros neste período, além de moluscos e outros. O clima do planeta neste período era quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos pólos. Já se podia observar a formação dos continentes do sul. Seu período de duração foi entre 140 e 160 milhões de anos que se dividem em períodos denominados Triássico, Jurássico e Cretáceo. Durante estes períodos ocorrem grandes transformações no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, que também foram extintos, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas. 220 milhões de anos intenso vulcanismo – formação de rochas vulcânicas – grandes répteis e aves – bacias sedimentares – migração dos continentes.

• Era Cenozóica
É a era posterior à mesozóica que se iniciou a 60 milhões de anos. Marca o surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies já existentes. Observa-se a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentação vulcânica e o grande número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros. Os mamíferos se espalham com facilidade em todo o território. CENOZÓICA 60 milhões de anos.

Teoria de Formação e Evolução da Terra:


Como surgiu o planeta em que vivemos??? Essa é uma das perguntas mais intrigantes da história da humanidade que muitos cientistas tentam responder. Para isso são criadas teorias que a se alteram a cada nova descoberta e muitas vezes vão contra crenças e religiões. Independente do fato de acreditar ou não em Big Bang, Evolução das Espécies… é cobrado de todos nós um conhecimento mínimo dessas teorias e não há como ignorar isso.
O nosso planeta pode ser comparado a um organismo que passa por constantes transformações. Desde a formação sua configuração mudou muito e até hoje continua sendo alterada por conta da grande quantidade de energia existente em seu interior. Mas como teria se dado essa evolução toda??? Confira as etapas:

O nosso planeta, situado na galáxia Via Láctea, é um dos inúmeros produtos da formação do Universo, iniciada pela grande explosão inicial (o “Big Bang”), cujas partículas ou “faíscas” resultantes originaram a matéria cósmica e os sistemas estelares, dentre eles, o Sistema Solar.
O Sistema Solar Quando de seu nascimento, a Terra era ua bola incandescente que, ao resfriar-se ficou dura por fora e é aí que nós habitamos: na crosta terrestre. As etapas da formação do nosso planeta foram:
fase 1 – há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, uma espessa nuvem de poeira e gás formou o Sol. Partes dessa nuvem criaram partículas de rocha e gelo que, depois, unidas deram origem aos planetas;
fase 2 – as rochas que compunham a Terra, no seu início, apresentavam altos índices de radioatividade, o que provocou seu derretimento. Nesse período, os elementos químicos níquel e ferro se fundiram, criando o núcleo do planeta, cuja temperatura média é de 4.000º C. Os materiais que formam o interior da Terra apresentam-se em estados que variam do gasoso e líquido ao pastoso e sólido, sendo chamados de magma ou magma pastoso;
fase 3 – cerca de 4 bilhões de anos atrás, teve início a formação da crosta terrestre que, originalmente, era composta de pequenas plaquetas sólidas flutuando na rocha fundida. Nesse período, formava -se o manto, camada situada a 2.900 km abaixo da superfície e constituída de rochas deformáveis, pois menos rígidas. No manto, predominam ferro e magnésio, materiais de constituição pesada, e aí as temperaturas podem variar entre 200 a 3.000º C;
fase 4 – com o tempo, a crosta terrestre se tornou, crescentemente, mais espessa e os vulcões entraram em erupção, emitindo gases que geraram a atmosfera. Simultaneamente, o vapor de água se condensou, formando os oceanos;
fase 5 – há cerca de 3,5 bilhões de anos, a crosta terrestre estava basicamente formada, porém a configuração dos continentes era bem diferente da atual;
fase 6 – atualmente, a Terra continua se transformando, pois a crosta apresenta enormes placas cujas bordas estão em constante mutação. Também os continentes ainda se movimentam, em função da pressão das forças que agem no núcleo da Terra.
O planeta Terra, quanto ao aspecto de sua formação física, tem uma história, conhecida como Eras Geológicas.
As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seres viventes que neles se encontravam