Você
está tendo problemas para absorver novos conteúdos nos seus estudos?
Você
pode querer saber mais sobre seu estilo próprio de aprendizagem. Seu estilo de
aprendizagem é a maneira que você prefere aprender. Ele não tem nada a ver com
o quão inteligente você é ou quais são as habilidades que você desenvolveu. Tem
a ver com a forma como o seu cérebro funciona de forma mais eficiente de
apreender novas informações. Seu estilo de aprendizagem tem estado com você
desde que você nasceu.
Não há
tal coisa como um estilo de aprendizagem ser “bom” ou ser “ruim”. O sucesso vem
com muitos estilos de aprendizagem diferentes. Não há uma abordagem “direita”
de aprendizagem. Todos nós temos nossa própria maneira particular de aprender.
O importante é estar ciente da natureza do seu estilo de aprendizagem. Se você
entende de como o seu cérebro aprende melhor, você terá maior chance de estudar
de uma forma produtiva.
Para
você começar a pensar em seu estilo de aprendizagem, pense sobre a maneira pela
qual você se lembra de um número de telefone. Você vê, no olho da sua mente,
como se olhasse para o telefone? Ou você pode “ver” o número em que pedaço de
papel, imaginando-o exatamente como você o escreveu? Você pode ser um aprendiz
Visual. Ou, talvez você possa “ouvir” o número da mesma forma como se ouvisse
alguém recitá-lo para você. Neste caso, você pode ser um aprendiz auditivo. Se
você “deixar seus dedos fazerem a caminhada” no telefone, ou seja, seus dedos
discarem o número sem olhar para o telefone, você pode ser um aprendiz Tátil /
Cinestésico (sensível ao movimento).
Esta
forma de olhar para o estilo de aprendizagem utiliza os diferentes canais de
percepção (ver, ouvir, tocar / mover) como seu modelo. Esta é uma visão um
pouco simplista de um assunto muito complicado (o cérebro humano). No entanto,
olhando de um ponto de vista perceptivo para estilo de aprendizagem é uma forma
útil para começar.
Combinar
seu estilo com estratégias de aprendizagem
Embora
não haja um estilo de aprendizagem “bom” ou “ruim”, pode haver uma combinação
boa ou ruim entre a forma como você aprende melhor e da maneira um determinado
curso é ensinado. Suponha que você é um aprendiz visual, matriculado em um
curso de aula tradicional. Você sente que instrutor fica falando por horas e
você não consegue prestar atenção ou ficar interessado na aula. Há uma
incompatibilidade entre seu estilo de aprendizagem e do ambiente de ensino.
Assim que você compreender esse descompasso, você pode encontrar maneiras de
adaptar seu estilo para garantir o seu sucesso no aprendizado.
Você
pode começar a gravação das palestras para que você não se preocupar em perder
informações importantes. Você pode optar por desenhar diagramas que ilustram as
ideias que estão sendo apresentadas. Você pode ir para o computador e encontrar
um vídeo para ajudar a fornecer algumas informações adicionais. O que você está
fazendo é desenvolver estratégias de aprendizagem que trabalham para você
porque elas são baseadas em seu conhecimento do seu próprio estilo de
aprendizagem.
Uma
descrição dos Quatro Estilos de Aprendizagem e estratégias de aprendizagem.
Estilo
de Aprendizagem Visual / Verbal
Você
aprende melhor quando as informações são apresentadas visualmente e em um
formato de linguagem escrita. Em sala de aula, você se beneficia de instrutores
que utilizam o quadro negro (ou retroprojetor) para listar os pontos essenciais
de uma aula, ou que fornece um esboço para acompanhar durante a palestra. Você
se beneficia a partir de informações obtidas através de livros e notas de aula.
Você tende a gostar de estudar sozinho em uma sala silenciosa. Muitas vezes
você vê as informações “em sua mente” quando você está tentando lembrar alguma
coisa.
Estratégias
de aprendizagem para o aluno Visual / Verbal:
Para
ajudar recordar-se, fazer uso de “código de cores” quando se estuda novas
informações em livro-texto ou notas. Usando canetas marca-texto, destacar
diferentes tipos de informação em cores contrastantes.
Escrever
frases e frases que resumem as principais informações obtidas a partir do seu
livro e aula.
Faça
fichários de palavras e conceitos que precisam ser memorizados. Use canetas
marca-texto para enfatizar postos-chave sobre os cartões. Limitar a quantidade
de informações por cartão assim que sua mente puder formar uma “imagem” mental
da informação.
Ao
apreender as informações apresentadas em diagramas ou ilustrações, escrever
explicações para o que foi aprendido.
Ao
aprender matemática ou informações técnicas, escrever em frases e frases-chave
de sua compreensão do material. Quando um problema envolve uma sequência de
passos, escrever em detalhes como fazer cada etapa.
Fazer
uso de processamento de texto de computador. Copiar as principais informações
das suas notas e livros didáticos em um computador. Use as impressões para
revisão visual.
Antes
de um exame, faça você mesmo lembretes visuais de informações que devem ser
memorizadas. Ao fazê-los observar que
contenham palavras-chave e conceitos e também colocá-los em locais de grande
visibilidade – em seu espelho, notebook, painel do carro, etc.
O
Estilo de Aprendizagem Visual / não-verbal
Você
aprende melhor quando as informações são apresentadas visualmente e em uma
imagem ou formato de design. Em sala de aula, você se beneficia de instrutores
que usam recursos visuais, como cinema, vídeo, mapas e gráficos. Você se
beneficia de informações obtidas com as imagens e diagramas em livros didáticos.
Você tende a gostar de trabalhar em uma sala silenciosa e pode não gostar de
trabalhar em grupos de estudo. Ao tentar lembrar de algo, muitas vezes você
pode visualizar uma foto em sua mente. Você pode ter um lado artístico que
gosta de atividades tendo a ver com arte visual e design.
Estratégias
de aprendizagem para o aluno Visual / não-verbal:
Faça
fichários de informações-chave que precisam ser memorizadas.
Desenhar
símbolos e imagens sobre os cartões para facilitar relembrar.
Use
canetas marca-texto para destacar as palavras-chave e imagens sobre os
fichários. Limitar a quantidade de informações por cartão, assim que sua mente
puder tirar uma foto “mental” da informação.
Marcar
as margens do seu livro com palavras-chave, símbolos e diagramas que o ajudam a
lembrar do texto. Use canetas marca-texto de cores contrastantes com “código de
cor” para cada informação.
Ao
aprender matemática ou informações técnicas, fazer gráficos para organizar a
informação. Quando um problema matemático envolve uma sequência de passos,
desenhar uma série de caixas, cada uma contendo o número apropriado de
informações em dada sequência.
Use
papel quadriculado grande praça para ajudar a criar gráficos e diagramas que
ilustram os conceitos-chave.
Use o
computador para ajudar na organização de material que precisa ser memorizado.
Usando processamento de texto, criar tabelas e gráficos com gráficos que ajudam
a compreender e reter o material do curso. Use planilha e software de banco de
dados para organizar material que precisa ser aprendido.
Tanto
quanto possível, traduzir as palavras e ideias em símbolos, imagens e
diagramas.
O
estilo tátil / cinestésico de Aprendizagem
Você
aprende melhor quando fisicamente envolvido em uma atividade “manual”. Na sala
de aula, você se beneficia de um ambiente de laboratório onde o homem possa
manipular materiais para apreender novas informações. Você aprende melhor
quando pode ser ativo fisicamente no ambiente de aprendizagem. Você se
beneficia de instrutores em sala de aula que incentivam manifestações,
“mãos-a-obra” nas experiências dos sistemas de aprendizagem do estudante e
trabalho de campo fora da sala de aula.
Estratégias
para o Aprendiz Tátil / Cinestésico:
Para
ajudar você a manter o foco em classe, sentar-se perto da frente da sala e
tomar notas durante todo o período de aula. Não se preocupe com a ortografia
correta ou escrever frases completas. Anote as palavras-chave e desenhe ou faça
gráficos para ajudá-lo a reter a informação que você está ouvindo.
Ao
estudar, andar para trás e para frente com livros didáticos, notas ou fichários
na mão e ler as informações em voz alta.
Pensar
em maneiras de fazer a sua aprendizagem de algo tangível, ou seja, você pode
colocar em suas mãos. Por exemplo, fazer um modelo que ilustra um
conceito-chave. Gastar mais tempo em um ambiente de laboratório para aprender
um procedimento importante. Passe algum tempo no campo (por exemplo, um museu,
site histórico, ou local de trabalho) para ganhar experiência em primeira mão
de seu assunto.
Para
aprender uma sequência de passos, faça cartões 3′x5 cm para cada etapa.
Organizar as cartas no topo de uma tabela para representar a sequência correta.
Colocar
em palavras, símbolos ou imagens no seu fichários, qualquer coisa que ajude você
a se lembrar da informação.
Use
canetas marca-texto em cores contrastantes para destacar pontos importantes.
Limitar
a quantidade de informações por cartão ajuda a recordar. Pratique colocar as
cartas em ordem até que a sequência se torne automática.
Ao
rever a nova informação, copiar postos-chave em um quadro-negro, placa de
cavalete, ou superfície de escrita de grande porte.
Fazer
uso do computador para reforçar a aprendizagem através do sentido do tato.
Usando o software de processamento de texto, copiar as informações essenciais
de suas notas e livros didáticos. Utilização de gráficos, tabelas e planilhas
para organizar o material que deve ser aprendido.
Estilo
de Aprendizagem Auditivo / Verbal
Você
aprende melhor quando a informação é apresentada em um formato auditivo de
linguagem oral. Em sala de aula, você se beneficia em ouvir palestras e
participar de discussões em grupo. Você também se beneficia com a obtenção de
informações a partir de fita de áudio. Ao tentar lembrar-se de algo, muitas
vezes você pode “ouvir” a forma como alguém lhe disse a informação, ou a forma
como você já repetiu em voz alta. Você aprende melhor quando interage com
outros em uma audição.
Estratégias
para aprendizagem Auditivo / Verbal:
Participar
de um grupo de estudo para ajudá-lo a aprender o material do curso. Ou,
trabalhar com um “professor particular” em uma base contínua para rever as
informações-chave e preparar-se para os exames.
Ao
estudar por si mesmo, falar em voz alta para ajudar a relembrar. Em uma sala
onde você não incomodará ninguém, leia suas anotações e livro em voz alta.
Grave
suas palestras. Use o ‘pause’ para evitar a gravação de informação irrelevante.
No
início de cada palestra, definir o seu contador para ’000 ‘. Se um conceito
discutido durante a palestra parece particularmente confuso olhar, o número
balcão do tempo e anotá-lo. Depois, você pode avançar para esse número de rever
o material que o confundiu durante a palestra.
Use
áudio-books, ajudar a reter as informações. Ou, crie a suas próprias fitas de
áudio através da leitura de notas e informações de livros em um gravador.
Ao se
preparar para um exame, reveja as gravações no seu carro ou em um MP3 player
sempre que você puder.
Ao
aprender matemática ou informações técnicas faça o “seu caminho” através das
novas informações colocando o problema em suas próprias palavras.
Para
aprender uma sequência de passos, reescrevê-los em forma de frases e lê-los em
voz alta.
Estas
orientações irão ajuda-lo a entender o mecanismo do processamento das
informações que chegam até você. As dicas que damos podem ser rearranjadas por
você mesmo a medida que for conhecendo mais profundamente o processo cognitivo
usado pelo seu cérebro.