Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Geografia do Turismo Cearense .Parte 4

2.4- Turismo Ecológico e o Turismo Religioso
O turismo ecológico é um dos carros-chefes do estado. Neste quesito, destaque para o Parque do Cocó, o Engenhoca e o iPark, ótimas opções de lazer na região Metropolitana de Fortaleza. A aventura com a natureza continua nas principais serras cearenses: a de Guaramiranga, cidade florida cercada de trilhas ecológicas, cachoeiras, esportes de aventura e um pesqueiro, a de Ibiapaba, em que as cidades turísticas são bem próximas uma das outras, com forte presença do ecoturismo, com cachoeiras e trilhas, e também a da Meruoca. No Sertão a 168 quilômetros de Fortaleza, a cidade de Quixadá chama atenção por seus monólitos (formações rochosas gigantes). A principal delas, a Galinha Choca. O Ceará possui ainda dois dos principais centros de turismo religioso do Brasil: Juazeiro do Norte, na região do Cariri, com o seu Horto do Padre Cícero, e Canindé, que atrai milhares de romeiros devotos de São Francisco ao longo do ano.

2.5- Região Serrana
Em contraste com o sertão e o litoral cearense, marcado pelo sol forte e altas temperaturas, as cidades serranas do Ceará encontramos um clima tipicamente frio e paisagem verde em abundância, com a vegetação de Mata Atlântica. Um traço marcante em cada uma dessas cidades é a presença de trilhas ecológicas, mirantes, cachoeiras e ficam bem próximas de Fortaleza, como a Serra de Maranguape e da Aratanha, situadas a menos de uma hora. A Bela Guaramiranga, no Maciço de Baturité, também fica a pouco mais de 100 quilômetros da capital. A 300 quilômetros de Fortaleza encontramos a Serra de Ibiapaba, onde nos deparamos com cidades bem próximas como Ubajara, Tianguá, Viçosa do Ceará e São Benedito.
2.5.1- Serra de Maranguape
A Serra de Maranguape é uma serra localizada no norte cearense, na Região Metropolitana de Fortaleza nos municípios de Maranguape e Caucaia. Seu ponto culminante é o Pico da Rajada, no município de Maranguape. É o divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ceará e Maranguapinho.
2.5.1.1- Complexo Turístico Ypióca
Complexo Turístico Ypióca, localizado a 30 quilômetros de Fortaleza. O local, que antes era conhecido apenas por Museu da Cachaça, mudou recentemente de nome para ampliar seu conceito de lazer. Agora, além das atrações que compõem este espaço - como o restaurante típico, mini fazenda, engenho, Bodega Zé Leite e passeios (charrete da década de 30, jardineira, bicicleta e pedalinho)-, o visitante também poderá curtir roteiros de caiaque, trilhas ecológicas e de mountain bike, arvorismo e tirolesa com mais de 200 metros (a segunda maior do Nordeste).
Museu da Cachaça
Museu da Cachaça já encanta logo em sua entrada, em formato de um tonel de madeira. Para entrar no clima, antes de iniciar a visita monitorada, o turista tem direito a um copo de caldo de cana. Ao final do passeio, é a vez de degustar o destilado.
Inaugurado em 2000 em uma construção do final do século XIX, a proposta do lugar é simular um casarão colonial, onde se pode aprender sobre o processo de fabricação artesanal da iguaria. No espaço, há moendas e máquinas antigas, incluindo o primeiro trator importado por empresa privada no Ceará, na década de 30, mapas, documentos, fotos, filmes, garrafas, equipamentos agrícolas e tonéis de bálsamo mostrando as diversas formas utilizadas para a fabricação da cachaça até os dias de hoje.
iPark
Complexo Turístico iPark, que associa lazer com mais de 30 atividades para todas as idades, entretenimento, culinária, e regionalismo além de muita história com o famoso Museu da Cachaça e o Big tonel. Como atrações temos ainda passeio no pedalinho no lago, passeio de charrete e na jardineira, arco e flecha, paintball, arvorismo, tirolesa, caiaque e o wakeboard (O wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por uma lancha.).
2.5.2- Serra da Aratanha
A Serra de Aratanha é uma Área de Preservação Ambiental Estadual, criada através do decreto nº 24.954 em 05 de junho de 1998. Também conhecida como Serra de Pacatuba encontra-se localizada nos município de Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, a 30 km de Fortaleza, sendo cortada por dois rios, o Pacatuba e Guaiúba, que se originam de diversas nascentes no alto da Serra e vão desembocar no sistema Pacoti-Riachão-Gavião. Abrange uma área total de 6.448,29 ha.
Possui uma flora muito variada, cuja vegetação até 400 metros é do tipo da Caatinga arbórea. Entre 400 e 600 metros a vegetação é do tipo mata seca. Acima de 600 metros a vegetação é a mata úmida, caracterizando-se pelas árvores, arbustos e trepadeiras próprias das regiões serranas.
A fauna é constituída por uma grande variedade de roedores, pássaros, mamíferos, serpentes e insetos. A altitude da serra é de aproximadamente de 653,7 metros.

2.5.2.1- Trilhas Ecológicas
As trilhas da Serra da Aratanha são bastante atraentes. Existem vários atrativos naturais: Estação Eco turística Parque das Andréas, Trilha do Boaçu, Mirante, Pedra Preta, Lago do Boaçu, Gruta do Pimpim, Trilha do CETREF, Cachoeira do Paraíso.

2.5.2.1.1- Estação Eco turística Parque das Andréas
A Estação Eco turística Parque das Andréas, com uma área de 42.687,30 m², é um patrimônio ecológico que preserva um dos ecossistemas mais belos da Região Metropolitana de Fortaleza. Formada por um extraordinário conjunto de cascatas e piscinas naturais, cujas fontes se situam no cume da Serra da Aratanha, um destes paraísos colocado ao alcance do homem pelos caprichos da natureza.
Situada dentro da Sede Urbana na Rua Carlos Costa do Carmo, bem atrás da Igreja Matriz, é considerada pela população local como o melhor equipamento de turismo e lazer do município.
Dispõe em sua infraestrutura física com os seguintes espaços:
» Um auditório com capacidade para 50 pessoas sentadas;
» Uma sala de estudo e pesquisa;
» Estacionamento interno com capacidade para 300 carros;
» Quatro banheiros públicos, sendo dois femininos e dois masculinos;
» Uma praça de alimentação com 11 barracas que comercializam comidas típicas e bebidas, além de salgados e sucos para lanche;

2.5.2.1.2- Mirante
Este atrativo está localizado a aproximadamente a 1.400 metros do início da trilha do Boaçu. Oferece uma visão ímpar da cidade e de grande parte da região metropolitana de Fortaleza, onde se pode observar o Complexo de Abastecimento de Água de Fortaleza (Açude Pacoti-Gavião).

2.5.2.1.3- Pedra Preta
Está localizada a 1.500 m do início da trilha do Boaçu. Trata-se de uma rocha de aproximadamente 6 metros de altura por 40 metros de largura, porém não é utilizado para prática de rapel devido possuir fendas de onde surgem algumas bromélias e manchas escuras de lodo.

2.5.2.1.4- Lago do Boaçu
O Lago do Boaçu é uma das nascentes do Rio Coco, localizado dentro de uma propriedade privada, seu acesso se faz através da Trilha do Boaçu.
Considerado forte atrativo natural turístico devido à configuração rochosa em suas margens, contornada por uma vegetação de porte e outras composições agregadas ao conjunto rochoso como orquídeas, bromélias e palmeiras silvestres. Bastante apreciado pelos visitantes, possibilitando a prática de banho e lazer.

2.5.2.1.5- Gruta do Pimpim
A Gruta do Pimpim situa-se aproximadamente a 2,5 Km do CETREF, Centro de Treinamento da Arquidiocese de Fortaleza, com características, do ponto de vista geomorfológico e geológico, resultantes da dissolução lenta dos calcários por ação da água da chuva, cujo escoamento se dá fundamentalmente por infiltração. Este atrativo mistura-se à vegetação em um conjunto de formas e cores, uma verdadeira obra-prima da natureza. Em suas proximidades observa-se a presença das bromélias, que também acompanham toda a trilha que leva à gruta.
Sua entrada trata-se de uma cavidade em forma de “U” invertido, permitindo a passagem de apenas uma pessoa de cada vez. Apresenta aberturas que permitem a entrada da luz do dia, não exigindo o uso de lanterna para ser visitada.
Onde, atualmente sofre processo de degradação devido à presença de visitantes que deixam vestígios em forma de saco plásticos, copos descartáveis, vasilhames, dentre outros. Estas ações se refletem no processo de degradação da paisagem natural.

2.5.2.1.6- Pico do Bicudo
Este atrativo está Localizado aproximadamente 700 m da Gruta do Pimpim.


2.5.2.1.7- Cachoeira do Paraíso
Situada dentro de uma propriedade privada, Centro de Treinamento Frederico Ponte, da Arquidiocese de Fortaleza, erguido na década de 60. Em suas proximidades forma um pequeno lago de águas claras e refrescantes.

2.5.2.1.8- Pico de Letreiro
Ponto culminante da Serra da Aratanha com 775 m de altura, atingido por trilhas de média dificuldade, de onde se tem uma vista panorâmica de Fortaleza e arredores.

2.5.2.1.9- Pedreira
Localizada ao sopé da Serra da Aratanha, atrativo propício para a prática de rapel, medindo aproximadamente 70m de altura, até chegar a ela, é necessário uma caminhada de 1.000 m.

2.5.2.1.10- Açude do Piripau
Este atrativo está situado no bairro de São José na entrada da cidade com acesso que possibilita a passagem de veículos motorizados, e ao sopé da Serra de Aratanha, na Avenida Othon de Oliveira. Proporciona uma privilegiada paisagem, quem caminha sempre no começo da manhã e no fim de tarde, tem uma visão privilegiada, é impossível não observar da beleza na entrada da cidade.


2.5.3- Guaramiranga
A cidade de Guaramiranga, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 900 m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.705 habitantes. A área total de Guaramiranga é de 107,6 km², e sua densidade demográfica é de 53,02 hab/km² (habitantes por km²).
A “Suíça Cearense”. Esta é a denominação carinhosa de Guaramiranga. Seu nome vem do tupi e significa "pássaro vermelho". Localizado a 110 km de Fortaleza e inserido na área de proteção ambiental do Maciço de Baturité, este oásis serrano em meio ao sertão é o local ideal para conhecer o Nordeste além do litoral. Sua temperatura média varia entre 18º e 25º graus, chegando aos 12º em julho.
Embora os habitantes fixos sejam pouco mais de quatro mil, Guaramiranga não deixa a desejar quando o assunto é cultura. Inundadas com a arquitetura colonial, igrejas como a Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Lourdes despontam. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a feira está cheia de doces e conservas feitos artesanalmente com ingredientes típicos do local. Depois de comprar alguns potes, o almoço ou jantar pode ficar por conta do restaurante Alemão Hofbrauhaus.
Seja através da gastronomia, da religião, da música ou da história, a cidade envolve os visitantes durante todo o ano com festas, feiras e manifestações culturais, demonstrando a diversidade do Ceará. No Carnaval, enquanto o litoral faz a folia, o município recebe o 2.5.3.1- Festival de Jazz and Blues. Em julho vem a Feira de Negócios Turísticos do Maciço, em setembro o Festival Nordestino de Teatro Amador e o Festival de Gastronomia em outubro.
Quando se fala de belezas naturais, Guaramiranga também salta aos olhos. Sendo um dos pontos remanescentes de Mata Atlântica no Nordeste, apresenta vegetação típica somada às flores nativas, que são um espetáculo à parte. Tradicional pelo cultivo de rosas, o município é o maior exportador nacional de flores, ganhando o nome de “cidade das flores”.
Podemos visitar pontos estratégicos como o Mirante do Pico Alto, o segundo maior em altitude do Ceará e terceiro de todo o Nordeste, ou a Linha da Serra. Em locais como esse é possível contemplar o rio Pacoti, a serra de Baturité e sua transição com o sertão em cenários de tirar o folego. Os mais conhecedores da área indicam visitas ao pôr do sol.
Também não devemos deixar de conhecer as trilhas que se espalham pelo Maciço de Baturité e guardam rastros da vida animal abundante. No fim, um banho em Cipó, Poço da Veada ou Talita, algumas das cachoeiras que se escondem por ali. A cidade também possui um pesqueiro e o Parque das Trilhas, ideal para quem deseja se aventurar em ecoturismo.

2.5.4- Serra de Ibiapaba
A chapada da Ibiapaba, a noroeste do estado, encanta pelo clima agradável, histórias e paisagens naturais. A cidade de Viçosa do Ceará, a 348 km de Fortaleza, pode ser a porta de entrada para um roteiro surpreendente na região, que inclui as trilhas e grutas do Parque Nacional de Ubajara.
2.5.4.1- Viçosa do Ceará
Foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, em 1882, e um dos mais antigos do Ceará. Com uma temperatura média de 22°, a cidade é simples e acolhedora. A arquitetura e cultura de Viçosa unem elementos da colonização francesa e portuguesa e da forte presença indígena. No século XVII, o local recebeu um aldeamento indígena de padres jesuítas e foi moradia do Padre Antônio Vieira por seis anos.

2.5.4.1.1- Casarão de sabores
A visita à Casa dos Licores, no Centro de Viçosa do Ceará, é memorável. Na bodega de Alfredo Miranda, de 96 anos, são vendidos licores e cachaças artesanais. Mas se engana quem pensa que o lugar merece apenas uma passagem rápida. Os visitantes são convidados a entrar no casarão de um quarteirão, degustar 72 sabores de licor e ter a sorte de ainda ouvir os causos e sons do pífano de mais de 80 anos do Seu Alfredo.
Do fogão à lenha e do forno de barro de Dona Terezinha, casada há 60 anos com Seu Alfredo, também saem doces, geleias e irresistíveis sequilhos, bulins (biscoitos de nata) e petinhas (biscoitos salgados de goma).
 As geleias também acompanham a variedade dos licores. Ao todo, são 46 sabores e entre as favoritas estão as de pétalas de rosa e a de cachaça mineira. Os doces preferidos da clientela são de jaca e buruti.

2.5.4.1.2- Patrimônio histórico
Para conhecer e se apaixonar pela cidade, o passeio pode começar na Igreja Nossa Senhora da Assunção. A igreja é a primeira do Estado do Ceará, foi fundada em 1700 e construída por índios e jesuítas. Em 2002, a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e exibe as características originais. No interior do templo de estilo barroco, há detalhes do teto ao chão, como os painéis pintados no período colonial no forro em madeira na capela-mor e os degraus de madeira e piso com antigas tijoleiras.
Vale andar pelas ruas, conversar com os moradores, sentar em bancos de praças e parar para admirar a história de um pequeno lugar que tem parte da história do Brasil. No Centro Histórico da cidade, estão os casarões tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (Iphan) como o Sobrado da Marcela, construído em 1890 com recursos enviados por Dom Pedro II, e o Casarão dos Pinhos, com 186 portas e janelas, do tempo em que a cidade ainda era a Vila Viçosa Real da América. Uma das praças é batizada com o nome de um ilustre filho do lugar, Clóvis Beviláqua. A casa onde o jurista morou hoje é um memorial.
 Não há quem resista a não ir e não levar um utensílio doméstico ou uma peça de decoração do Sítio Tope, a 3 km da sede de Viçosa do Ceará. A arte de moldar o barro e passar para as outras gerações deu a Dona Francisca, artesã há mais de 50 anos, o título de mestre da cultura popular, concedido pelo governo estadual.
No fim de uma escadaria de 334 degraus, o visitante encontra a Igreja do Céu, ponto mais alto da cidade com 990 m de altitude. No caminho a via sacra esculpida pelo artista plástico cearense João Frutuoso rende ótimos registros fotográficos.

2.5.4.2- Ubajara
A 212 km de Fortaleza, é um lugar imperdível para ecoturismo. O Parque Nacional de Ubajara, a 3 km do centro da cidade, com 563 hectares, abriga grutas, trilhas, cachoeiras e o famoso bondinho que transporta os visitantes a belezas subterrâneas. Onze cavernas estão catalogadas. A Gruta de Ubajara é a única aberta ao público e revela galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas e a Sala das Sete Maravilhas.
 “A maioria dos nomes das pedras e salas tem relação com o desenho das formações rochosas”.  Atualmente, o Parque Nacional de Ubajara conta com 15 guias credenciados que acompanham os passeios. Para chegar até a gruta, o caminho pode ser feito por trilhas, teleférico e até de bicicleta, se o turista tiver experiência. O roteiro a pé 7 km pelas trilhas até a gruta. Com a duração de três horas e meia, o visitante passa pelo mirante da Gameleira, onde há uma das vistas panorâmicas mais lindas de Ubajara, e segue para um banho relaxante na cachoeira do Cafundó com quedas d'água com mais de 70 m de altura. A volta pode ser feita de teleférico.
O Parque Nacional de Ubajara é aberto de terça-feira a domingo, das 8 h às 17 h. O teleférico começa a funcionar a partir das 9 h. Para chegar de Fortaleza, o visitante deve seguir pela BR-222 até a cidade de Tianguá e depois percorre 17 km pela CE-075. De Ubajara até o Parque, dá para ir a pé numa caminhada de 30 minutos.

2.5.4.3- Bica do Ipu
No pé da Serra da Ibiapaba, a 294 km de Fortaleza, está a Bica do Ipu, eternizada pelo escritor José de Alencar. No romance Iracema, o autor cearense conta que a “índia dos lábios de mel” saía todos os dias de Fortaleza para se banhar nas águas da bica.
Em tupi, Ipu significa água que cai do alto. A queda d'água de 180 metros de altura é um dos locais mais privilegiados para a prática de rapel.  Quem chega a Ipu, não pode deixar de conhecer a Igreja Nossa Senhora do Desterro. A Igrejinha do Quadro, como é conhecida, foi construída em 1765. Outro monumento conservado é a Estação Ferroviária de 1894 que fazia parte do conjunto arquitetônico da Estrada de Ferro do município de Sobral. O local foi restaurado e, atualmente, é a sede da Secretaria de Cultura de Ipu, aberta à visitação.

2.5.4.4- Tianguá
Tianguá tem boa infraestrutura para receber visitantes. A 335 km de Fortaleza, é a melhor opção de hospedagem da região e está a uma distância pequena de Viçosa do Ceará e Ubajara. Além de receber bem quem passa, Tianguá também conta com atrativos para quem quer ficar.
 O município é rico em cachoeiras, trilhas e mirantes. No Parque Ecológico da Floresta, boas opções são a Bica do Pinga, a 5 km da sede do município, e a Cachoeira de Sete Quedas, a 3 km da sede, um encontro de cachoeiras devido à formação em degraus. Em Tianguá, há ainda uma pista de decolagem de voo livre com uma altura de 600 metros no Sítio do Bosco, a 8 km do Centro da cidade. O local é aberto durante todo o dia, conta com uma piscina natural e restaurante, além de área para camping e chalés.

Por ser uma cidade polo, Tianguá também reúne produtos artesanais vindo de toda a região. Entre as iguarias mais procuradas, estão rapadura, batidas e doces de frutas. Artesanatos de renda e palha também são muitos vendidos como lembranças da Serra da Ibiapaba e do Ceará. O Centro de Artesanato do Terminal Rodoviário Governador Virgílio Távora fica no km 310 da BR-222, e no Sítio Córrego, no km 309 do BR-222, próximo ao posto Ibiapaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário