Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Geografia do Turismo Cearense. Parte 3

2.3- Costa do Sol Poente
A Costa do Sol Poente abrange todo o litoral a oeste de Fortaleza, trecho em que é possível avistar o pôr do sol de qualquer lugar. Nessa rota encontramos a Praia do Cumbuco, em Caucaia, as Praias de Maceió e a Praia do Amor, em Camocim, a Praia de Paracuru, a Praia de Flecheiras e Mundaú, em Trairi e a Praia de Lagoinha em Paraipaba. Além de nos depararmos com as mais belas lagoas do Ceará, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso.
2.3.1- Praia do Cumbuco
A 30 km de Fortaleza a Praia do Cumbuco é movimentada o ano inteiro e conta com uma boa infraestrutura. À beira do mar estão instaladas boas barracas de praia, restaurantes com culinária típica e internacional, diversas pousadas e casas de veraneio. Na parte central é possível ainda conferir o Centro de Artesanato. O Cumbuco é considerado o “Havaí Cearense”, por ser um dos locais mais procurados do mundo para a prática de Windsurfe e Kitesurfe. Além disso, ainda possui uma imensa fartura de dunas, onde é oferecido o passeio de Buggys com várias rotas como as lagoas de Parnamirim, Águas Cristalinas e Barra do Cauípe. Também se pratica o “Skibunda” – onde o visitante senta-se em uma prancha e desliza pela duna.
2.3.2- Pecém
Local conhecido por sediar um dos complexos industriais e portuários mais importantes do nordeste, mais também abriga uma praia tranquila e ideal para curtir momentos marcantes de lazer em família.
2.3.3- Praia da Taíba
No linguajar indígena, Taíba significa “pequena aldeia”, o local possui piscinas naturais de formações rochosas, falésias, dunas, coqueirais e lagoas. Essa praia sedia a mais tradicional festa gastronômica da região, o Festival de Escargot, o evento é realizado anualmente entre os meses de agosto e setembro.
2.3.4- Praia de Paracuru
Os pesqueiros da foz do rio São Gonçalo, os manguezais da foz do rio Curu, as dunas, as enseadas (Curvatura da costa, reentrância que forma pequeno porto abrigado; recôncavo.) de mar calmo e os arrecifes com piscinas naturais (é uma formação rochosa submersa logo abaixo da superfície de águas oceânicas, normalmente próxima à costa e em áreas de pouca profundidade.). É uma praia propícia para a prática de windsurfe e Kitesurfe, além da exposição de espécies marinhas no período de maré baixa, onde os visitantes podem pegar com as mãos em um simples mergulho.
2.3.5- Praia de Flecheiras
Em forma de enseada, a Praia de Flecheiras tem como grande atrativo o conjunto de piscinas naturais formadas pelos arrecifes na maré baixa, proporcionando um banho calmo e relaxante. Flecheiras também tem a sua Duna Pôr do Sol, bastante frequentada nos fins de tarde.
2.3.6- Praia de Mundaú
Localizada na enseada da foz do rio Mundaú, esta praia tem um cenário que combina rio, mar, dunas, coqueirais, jangadas, velas e botes. Como atrativo tem o passeio de barco de catamarã pelo Rio Mundaú, contemplando um santuário ecológico do Ceará, com seu manguezal e complexo vegetacional diversificado.
2.3.7- Camocim
A paisagem da cidade é marcada pelo Rio Coreaú, que percorre a principal rua do município, onde é possível encontrar uma grande quantidade de embarcações artesanais. Pode-se contemplar o encontro das águas do rio com o mar e as dunas.
2.3.8- Praia da Lagoinha

Principal praia da cidade de Paraipaba, a Praia da Lagoinha possui na sua paisagem dunas alaranjada, o mar esverdeado e coqueirais por todo lado. Na área central, um penhasco de 50 metros de altura que oferece uma vista privilegiada da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário