Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Geografia do Turismo Cearense. Parte 1

1- Introdução:
1.1- Apresentando o Ceará:
Nenhum outro Estado brasileiro oferece uma diversidade tão grande de paisagens quanto o Ceará. Praias, sertões, serras e cidades históricas se mesclam para formar uma das mais belas paisagens do Brasil. Mas não é só o cenário que encanta. A hospitalidade do povo, a culinária especial e a cultura rica e original fazem do Ceará um destino turístico irresistível. Quem conhece, volta.
As surpresas começam na orla marítima, uma das maiores do País, com 573 quilômetros de extensão. Desbravada pelos colonizadores portugueses no século XVII, a costa cearense é rica em dunas, falésias, coqueirais e enseadas de água doce. Mesmo aqui a diversidade ainda é o ponto forte. Praias urbanizadas, como Iguape e Icaraí, fazem o contraponto ideal com paraísos, como Jericoacoara e Quixaba.

Saindo do litoral, o Ceará oferece paisagens surpreendentes. Nas serras o turista vai encontrar clima ameno e ótimas pousadas, tudo emoldurado pela exuberância da vegetação local, um dos últimos redutos da Mata Atlântica brasileira. As regiões serranas são ideais para o turismo ecológico. Cidades como Ubajara e Guaramiranga possuem áreas de proteção ambiental.

O sertão é um desafio à parte. Ocupando 57% do território cearense, a região apresenta atrativos diferentes. Formações rochosas únicas garantem a prática de esportes radicais, como voo livre e rapel. As inúmeras trilhas são perfeitas para longas caminhadas entre paisagens que misturam o clima árido, a vegetação de caatinga e os extensos açudes. As cidades, que contam com um povo acolhedor e a cozinha típica do sertão nordestino, trazem em suas construções a marca da história do Ceará. Uma história feita de lutas, que começou ainda no século XVI, quando os primeiros europeus desembarcaram na costa cearense. Durante sucessivas décadas, o Ceará foi disputado por holandeses e portugueses. Nesta época, ainda fazia parte do território de Pernambuco. Somente no início do século XVIII o Estado adquiriu independência em relação aos pernambucanos e iniciou uma fase de grande crescimento econômico.

Nos anos do Império aconteceu um dos fatos mais conhecidos da história do Ceará. Em 1881 o jangadeiro Francisco José do Nascimento, "Dragão do Mar", apelidado por Chico da Matilde, se recusou a transportar para os navios negreiros, fundeados no porto de Fortaleza, os escravos que seriam vendidos para o sul do País. O gesto contribuiu para que o Ceará se tornasse a primeira Província do País a abolir a escravidão, em 1884. Por causa disso, o Estado recebeu o nome de "Terra da Luz".

2.0- O Litoral Cearense
Com uma faixa de praia de 573 quilômetros de extensão, o litoral cearense pode ser explorado em duas grandes rotas: a Costa do Sol Nascente, pelo lado leste do Ceará e a Costa do Sol Poente, pelo lado oeste e a Capital Fortaleza.
Saindo de Fortaleza, a rota do Sol Nascente pode ser toda feita a partir da CE 040. O passeio pode começar por Aquiraz, na Praia do Porto das Dunas, e na sequência passando por Beberibe, onde estão as praias de Morro Branco e Praia das Fontes, que contam com as melhores opções de hospedagem da região. O ponto alto é Aracati, onde fica a famosa Canoa Quebrada, que oferece diversão garantida pelas dunas e agito noturno.
Na rota do Sol Poente, o percurso tem muitas paradas. Para quem curte esportes náuticos, as praias de Cumbuco (em Caucaia) e de Paracuru são mais indicadas. Na região de Trairi é possível fechar um pacote para conhecer, de uma vez só, três belas praias: Lagoinha, Flecheiras e Mundaú. A atração principal da rota é Jericoacoara, com o cenário paradisíaco da Pedra Furada.

2.1- Costa do Sol Nascente
A Costa do Sol Nascente abrange todo litoral leste do Ceará e reúne algumas das mais belas e cobiçadas praias do Brasil.
Caso de Canoa Quebrada, famosa por suas falésias coloridas e passeios pelas dunas. O local de tão internacionalizado, tem até a sua Broadway, a mais badalada rua da região, que conta com muitos restaurantes, barzinhos e centros de artesanato que movimentam o dia e a noite de quem visita o local.
Nas praias de Beberibe, a 79 quilômetros de Fortaleza, as montanhas de areia à beira do mar decoram a paisagem. O destaque fica para o Monumento Natural das Falésias, que forma uma trilha também chamada de Labirinto das Falésias, na praia de Morro Branco.
Na Praia das Fontes, ainda em Beberibe, os destaques são os ateliês e feirinhas de artesanato com garrafinha de areia colorida.
Um pouco mais próximo da Capital, em Aquiraz, a grande atração é o Parque Aquático Beach Park. Icapuí encabeça também o TOP cinco entre os locais que valem ser visitados na Costa do Sol Nascente.

2.1.1- Canoa Quebrada: Canoa Quebrada é uma antiga vila de pescadores que hoje esta se tornando um grande polo turístico do Ceará. Sem perder suas origens, a vila ainda tem uma grande comunidade de pescadores onde a principal atividade desses pescadores é a caça de lagosta. É uma das praias mais frequentadas do litoral cearense. A fama não é à toa. O local reserva atrações radicais e de beleza natural única, o que deixa qualquer visitante encantado. A melhor forma de conhecer esse paraíso do litoral cearense é através de um passeio de buggy. Existem dois roteiros tradicionais: Um deles privilegia a orla, passando pelas principais praias da região, o outro roteiro é carregado de adrenalina, com descidas radicais em dunas gigantes, onde é possível brincar de tirolesa. ( A Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada, oferece passeio pelas dunas e pela orla, com direito a 4 pessoas). Canoa Quebrada fica localizada a pouco mais de 160 km de Fortaleza e é a principal praia de Aracati.
Origem do nome: A origem do nome da vila vem da época pós-navegações quando uma embarcação bateu nos recifes próximos à praia. Como os moradores locais só conheciam as canoas, logo a tal embarcação também era chamada de canoa. Toda vez que o povo local queria se referir à praia, ele falavam em ir à praia onde estava a canoa quebrada.
Falésias: São paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela lenta, mas constante ação da água do mar, através das ondas e marés, e também pela chuva, que após um longo período de tempo indo de encontro à rocha, acaba por "esculpi-la", originando costas altas e abruptas, resultado direto da erosão marítima.
Em Canoa Quebrada as falésias coloridas são uma marca registrada, diferenciando-a das demais praias que possuem essas formações litorâneas. Mais do que um espetáculo da natureza em t5om predominantemente avermelhado, as areias coloridas das falésias viram artes nas mãos de artesões, que constroem desenhos, paisagens e frases dentro de garrafas de vidro de vários tamanhos.
Lua e estrela, as lendas: Canoa Quebrada tem uma marca própria: a meia-lua e a estrela. Segundo uma das lendas, um casal de argelinos pediu para um artesão local fazer um brinco com o símbolo do islã presente na bandeira da Argélia. O artesão local gostou do desenho e começou a desenhar o símbolo nas falésias da praia. Em outra versão, um turista marroquino, islâmico de crença, que queria pedir perdão a Alá pela esbórnia vivida em Canoa. Redimiu-se mandando esculpir, nas falésias, a lua e a estrela.
Opções de Lazer - Na praia de Canoa Quebrada, além de curtir a praia, é possível realizar um passeio de jangada e mergulhar nas piscinas naturais, nos recifes, voar de paraglider, realizar passeios de Buggys e caminhadas pela praia ou pelas passarelas sobre as falésias.
Broadway: é a mais agitada Rua de Canoa Quebrada, lá estão os principais restaurantes, pizzarias, sorveterias e lojinhas de artesanatos, localizada no centrinho de Canoa Quebrada, a Broadway é movimentada durante o dia e badalada no período da noite, ponto tradicional de encontro de casais e grupos de amigos em busca de noite agitada, boa comida e música ao vivo.

2.1.2- Aquiraz: Como diz o cearense, fica a um pulo de Fortaleza, a pouco mais de 20 quilômetros. As praias mais procuradas são Presídio, Batoque, Porto das Dunas, Prainha e Iguape.
Primeira vila da Capitania do Ceará, Aquiraz também é conhecida por manter um importante patrimônio histórico, como o Museu Sacro, a Igreja Matriz de São José de Ribamar e a Casa de Câmara e Cadeia

2.1.2.1- Praia do Presídio: Praia de grande litoral e beleza é conhecida por ser uma das mais bem estruturadas de Aquiraz. Durante o verão o lugar é bastante procurado por turistas, que se encantam com o visual e sossego dessa praia. Com uma espaçosa faixa de areia clara, possui mar azul, com algumas ondas, principalmente quando venta. Diversos coqueiros enfeitam a já bela paisagem do lugar, que conta com ótima infraestrutura, com bares, quiosques e restaurantes, que costumam ter movimento até a noite.  É uma ótima opção para um agradável dia na praia, onde se pode descansar comer um petisco à beira-mar ou ainda fazer uma caminhada durante o entardecer. Essa praia é propícia para a prática de esportes como futebol, vôlei e frescobol.

2.1.2.2- Praia do Batoque: A Praia do Batoque está localizada no município do Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza. O acesso para a Praia do Batoque é a partir da CE 040.
É uma das praias mais tranquilas do litoral cearense. A praia do batoque é uma Reserva extrativista, protegida pelo governo federal, não sendo permitida a construção de empreendimentos turísticos que não sejam aprovados pelo instituto Chico Mendes, o que ajuda o pequeno vilarejo a se manter quase que intocado.
O acesso é feito por uma estrada ainda não pavimentada, o que torna o local ainda mais tranquilo, já que o acesso é mais difícil.
Além da praia, uma das belezas naturais da região é o mangue ainda bem preservado. Para se chegar ao mangue, é só caminhar pela direita, pela praia, até chegar ao braço do rio.
Outra atração natural da comunidade do Batoque é uma lagoa que fica próxima à praia, um local tranquilo e próprio para banho.
Para chegar à Praia do Batoque deve-se atentar ao fato de que apesar da Praia do batoque fazer parte do município do Aquiraz, o acesso só é feito pelo município de Pindoretama.
A estrada não é pavimentada, e é necessário estar atento para não atolar o carro.
Existem algumas pousadas no local, não muitas, mas são bons locais para se hospedar e com bons preços.
Para quem está buscando calma, paz e tranquilidade a Praia do Batoque é a escolha ideal.

2.1.2.3- Praia Porto das Dunas: Praia de grande extensão e beleza é uma das mais procuradas por turistas em Fortaleza. é uma das praias mais conhecidas do município de Aquiraz, estado do Ceará.  Está localizada a 16 km de Fortaleza, seu nome anterior era Barra do Pacoti, porque nesta praia se encontra a foz rio pacoti.
Possui infraestrutura turística com hotéis, pousadas, resorts, bares e restaurantes. Abriga o maior parque aquático da América Latina, o Beach Park. No verão, costuma ficar repleta de visitantes, que encontram aqui um ótimo lugar para desfrutar de um dia maravilhoso. Com uma grande faixa de areia clara, possui mar agitado, com boas ondas que atraem os surfistas. O belo visual dessa praia fica completo com os diversos coqueiros e com a grande infraestrutura construída no local. Bares, restaurantes, hotéis e pousadas, além de um parque aquático. É o lugar ideal para quem deseja passar um belo dia na praia, mas que não abre mão do conforto seja comendo um petisco ou relaxando. O mar é muito convidativo para um mergulho, e o banhista deve apenas ter cuidado com as fortes ondas.

2.1.2.4- Prainha: Praia de grande beleza e simplicidade é considerada um dos recantos de Aquiraz. Seu clima de sossego atrai diversos visitantes, que aparecem em maior número durante a alta temporada, encontrando aqui um ótimo lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada e fina, possui mar agitado, com ótimas ondas, de um azul maravilhoso. Com diversos coqueiros e palmeiras, essa praia é uma boa opção para um dia agradável na praia. Conta com boa infraestrutura, com pousadas, bares e restaurantes, que servem bons pratos e petiscos. A prática de esportes é favorecida, e é comum ver visitantes jogando futebol na areia, enquanto outros se aventuram surfando. É uma praia bela e tranquila, onde se pode relaxar e tomar um delicioso banho de mar. Localizada a 26 km de Fortaleza.

2.1.2.5- Praia do Iguape: Praia pequena e simples, ainda é pouco conhecida por turistas que visitam a cidade. Frequentada na maior parte por moradores próximos, é reduto de pescadores que tiram dessa praia seu sustento. Durante o verão recebe alguns turistas, que preferem praias menos movimentadas para poder descansar. Com uma boa faixa de areia fofa, o mar tem boas ondas, que atraem surfistas no verão. Diversas casas de veraneio e de pescadores estão presentes no local. Não conta com infraestrutura, sendo indicado que o visitante leve alimentos e bebidas para poder desfrutar de um dia tranquilo na praia. O pôr-do-sol visto dessa praia costuma ser uma bela atração, ainda mais durante uma caminhada. É uma boa opção para quem quer relaxar e repor as energias.

2.1.3- Engenhoca: É um parque de proposta ecoeducativa situado no centro histórico de Aquiraz. Oferece atrações para crianças, jovens e adultos, como tirolesas sobre o rio, pedalinhos, caiaque e arvorismo. O ambiente é bastante arborizado, com passagens sobre a água, muitas flores e um pórtico (é o local coberto à entrada de um templo, elevada por colunas ou fechada por paredes.) de ruínas jesuítas. Logo na entrada é possível viajar no tempo com uma visita ao Museu do Engenho Colonial, à moenda retrô e à capela.

2.1.4- Igreja Matriz de São José de Ribamar: Localizada no coração de Aquiraz, na Praça Cônego Eduardo Araripe, onde se destaca a série de painéis no teto da capela-mor. A 26 quilômetros de Fortaleza, a igreja guarda doze pinturas a óleo no forro de madeira da sua capela-mor e um mistério. Os painéis narram a vida de São José, e, como numa história em quadrinhos, contam a trajetória do santo, desde a celebração de seu noivado com Maria até seu último suspiro. Padroeiro do Ceará, ele costuma atender, de acordo com a tradição, os pedidos daqueles que rezam por boas chuvas para as plantações. Não por acaso, ele é o único personagem bíblico que aparece em todas as obras. Mas ninguém sabe como nem quando elas ali chegaram e nem quem as desenhou e pintou.

2.1.5- Museu Sacro São José de Ribamar: Inaugurado em 1967, o Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR) foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O local, que agora é patrimônio histórico tombado, passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos de vários municípios e paróquias cearenses.
Ao todo são 1400 peças, entre santos, anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc. muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense. A última reforma aconteceu entre os anos de 2009 e 2010.

2.1.6- Beberibe: Fica a 79 km de Fortaleza. Com acesso pela CE-040. O local é popularmente conhecido por ter um dos melhores carnavais do Ceará. Beberibe tem o nome de origem Tupi que significa "lugar onde cresce a cana”. A cidade possui uma rede hoteleira avançada, as praias das Fontes e Morro Branco atraem milhares de visitantes ao longo do ano.
2.1.6.1- Praia das Fontes: O local é apropriado para todos os tipos de turistas, desde o mochileiro, grupos ou família e até mesmo aquele mais exigente, pois dispõe de uma rede de hotéis com infraestrutura internacional.

2.1.6.2- Morro Branco: Apesar do nome Morro Branco, são as misturas de cores que caracterizam esta praia. No local, é possível encontrar areia em 12 diferentes colorações, utilizadas na silicografia (arte de desenhar com areia colorida). O nome da praia vem de uma imponente duna de areia branca, batizada de Mirante do Morro, que proporciona uma das mais belas vistas do pôr do sol do Ceará. Uma das principais atrações de Morro Branco é o Labirinto das Falésias, formado por 7 km de um conjunto de paredões de areia colorida, que formam paisagens naturais exuberantes. A entrada fica bem próxima da Vila do Morro Branco, sua saída é no mar, em frente a barracas que vendem souvenires. Além disso, Morro Branco é famosa também por seu carnaval, que atrai centenas de jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário