Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Formação de Novo Governo Provisório na Líbia.



O presidente do novo regime do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafá Abdul Jalil, anunciou nesta segunda-feira,03/10/2011,  em Benghazi, a formação de um governo provisório na Líbia.

"O CNT e Mahmud Jibril (chefe do executivo) conseguiram (...) reformar o executivo", declarou Jalil durante uma coletiva de imprensa em Benghazi, sede do CNT. "Nós pedimos ao povo líbio paciência, pois a libertação se aproxima. O CNT e Mahmud Jibril (chefe do Executivo) chegaram nos últimos dois dias à conclusão da necessidade de reformar o Executivo".

Segundo o presidente do CNT, Mahmud Jibril continua a liderar o Executivo e vai continuar no seu posto de "ministro" das Relações Exteriores. "Ontem (domingo) eu apresentei minha demissão ao Conselho Nacional de Transição. Eles consideraram que este não é o momento e que isso pode afetar a unidade nacional", declarou Jibril durante a mesma coletiva.

"Eu levei isso em consideração e sobre esta base, pedi demissão, mas ela só acontecerá depois da libertação total do país", acrescentou.

Jibril será nomeado novo chefe interino de governo, enquanto o ministro das finanças e de petróleo, Ali Tarhouni, será anunciado como vice. Outro cargo que já teria um nome é para o ministério da Defesa, que segundo a rede Al Jazeera, será comandado por Salem Joha, comandante do CNT em Misrata.

Os nomes dos demais integrantes do gabinete, que foram definidos no final de semana, devem ser anunciados aos poucos.

Além do anúncio do novo governo, Jalil declarou na entrevista que a produção de petróleo na Líbia está se recuperando mais rápido do que o previsto, mas disse que a total normalização da produção ainda deve levar entre 12 a 18 meses.

Rebeldes iniciam ofensiva final a Sirte
Forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) disseram ter dado início na Líbia ao que um comandante definiu como a "ofensiva final" pelo comando de Sirte, cidade natal do coronel Muammar Kadafi.
A cidade, um dos últimos redutos do ditador no país, viveu semanas de duros conflitos e estava sob cessar-fogo nos últimos dois dias, para permitir a fuga de civis. Nesta segunda-feira, porém, o centro da cidade foi alvejado por disparos de morteiros e foguetes de tropas do CNT, pondo fim à trégua.

As forças do CNT, que tentam consolidar seu controle sobre a Líbia e obter legitimidade interna e externa, trouxeram a maior parte de sua artilharia para enfrentar os aliados de Kadafi que estão em Sirte nas últimas três semanas.

Apesar de ter tomado o aeroporto local, o CNT ainda enfrenta dificuldades para avançar rumo ao centro da cidade. Agora, oficiais dizem tentar uma ofensiva final, mas não têm ideia de quanto tempo ela vai durar. Além disso, começam a faltar mantimentos e, segundo a Cruz Vermelha, a situação dos feridos é caótica.

A tomada de Sirte representaria uma vitória psicológica e estratégica para as forças do governo transitório e poderia incentivar a rendição de aliados de Kadafi em Bani Walid, outra cidade que ainda é dominada por aliados do antigo regime e que vive dias de fortes confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário