Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A prova do ENEM 2011 vem aí



Nos próximos dias 22 e 23 de Outubro às 13:00 h (Horário de Brasília), 5,3 milhões de estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2011.

Em entrevista recente, Malvina Tuttman, a presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pela seleção, informou que as provas já estão sendo impressas na gráfica RR Donneley.

Este ano, para evitar repetir erros ocorridos em edições passadas, foram inseridas algumas novidades. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) foi contratado para realizar a certificação de toda produção das provas, inclusive a parte gráfica, visando garantir a integridade da impressão dos testes do ENEM. Após a impressão, as provas ficarão sob guarda e segurança do Exército, para garantir que não haja vazamento das questões, como em 2009.

Enem 2011: os resultados não serão mais ranqueados por escola

A presidente afirmou ainda que a capacitação de 350 mil fiscais está sendo intensificada em todo o pais. Os fiscais do ENEM, serão servidores de Institutos e Universidades Federais.

A divulgação dos resultados também terá novidades. Um acordo entre o INEP e o Ministério da Educação, estabelece que a divulgação não será mais feita por escola, para não evidenciar, possíveis diferenças entre as instituições de ensino, fato que cria um ranqueamento.

E, em 2011, o aluno poderá ter aceso à correção de suas provas, tanto das objetivas quanto da redação, bastando para isso, que após a divulgação dos resultados, o aluno entre no site do INEP com login e senha obtidos no sistema.

ENEM 2011: novidades para quem deseja uma graduação no exterior

Outra novidade, é que a Classificação no ENEM 2011 será um dos critérios adotados para concessão de bolsas de graduação no exterior, através do programa: “Ciência sem Fronteira”.

O Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante afirmou que das 100 mil bolsas existentes no Programa, 27.100 serão oferecidas aos graduandos. As restantes vão ser distribuídas entre os cursos de Mestrado e de Doutorado.

Para estarem aptos a concorrer a uma destas bolsas, os participantes do ENEM devem obter média final igual ou maior do que 600.

Prepare-se bem, pois a recompensa poderá ser o ingresso em uma das 73 universidades públicas que adotaram o ENEM como parte integrante ou total da avaliação de seus candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário