Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ilhas e Oceanos


As Ilhas

O arquipélago do Japão
O arquipélago do Japão e suas principais ilhas (clique para ampliar)
As ilhas são as porções de terras emersas cercadas pelas águas de um oceano, rio ou lago. Elas podem ter pequenas ou grandes dimensões.  Sendo que quando são encontradas várias ilhas, próximas uma das outras em conjunto, elas são chamadas de arquipélagos. Alguns arquipélagos podem incluir dezenas, centenas ou milhares e ilhas. O Japão, por exemplo, é um arquipélago formado por quatro ilhas grandes e cerca de três mil ilhas pequenas.

Além de formarem arquipélagos, as ilhas dividem-se entre ilhas continentais e ilhas oceânicas. Sendo que quando estão próximas de continentes, essas recebem o nome de continentais. Aqui no Brasil temos um belo exemplo dessa ilha onde fica a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Já as ilhas oceânicas, recebem esse nome quando elas não possuem contato com o continente, portanto as ilhas oceânicas localizam-se todas em alto mar. E fazem parte do relevo submarino, porém, de acordo com a divisão política dos continentes, elas são consideradas como parte do continente a qual elas estão mais próximas.
Por fim, a divisão de ilhas oceânicas, ainda podem ser divididas entre ilhas vulcânicas (que são as que surgiram através da erupção de vulcões submarinos, ao ponto que seus resíduos amontoaram sobre as mesmas, ao ponto de formar uma ilha) ou ainda ilhas coralinas (formadas através do acúmulo de corais e sedimentos sobre um pico qualquer do fundo do oceano)
Formação de um Atol
Formação de um Atol (clique para ampliar)
Os Oceanos
Os oceanos são grandes massas e água salgada que cobrem a maior parte da camada terrestre, assim cuculando e separando os continentes. Os oceanos sempre foram desde a antiguidade uma inesgotável fonte de recursos para a vida terrestre. Devido a divisões políticas e interesses humanos, os oceanos foram divididos entre quatro grandes oceanos.

  • Oceano Pacífico – localizado entre a Ásia, A América e a Oceania, é o mais extenso e o mais profundo dos oceanos.
  • Oceano Atlântico – É dividido entre Atlântico do Norte e do Sul, sendo localizado entre a América, a Europa e a África, ele é considerado como o mais importante oceano par a economia mundial, onde circulam enormes quantidades de mercadorias e informações dia a dia, principalmente entre a América e a Europa.
  • Oceano índico – Tem a maior parte localizada no hemisfério sul, entre a Ásia, África e a Oceania. Nele desenvolveu-se uma intensa vida marinha devido a temperatura aquecida das águas.
  • Oceano Glacial Ártico – Esse oceano banha o norte da América, Ásia e Europa. Ele tem águas em temperaturas extremamente baixas, é nesse oceano que encontramos os gigantescos Icebergs.

Mapa dos oceanos e continentes
Mapa dos oceanos e continentes (clique para ampliar)
Os mares
Os mares são as massas de água salgadas que se localizam próximas aos continentes ou no interior desses. Os mares tem uma profundidade menor quando comparados com os oceanos, porém apresentam salinidades, temperaturas e transparências das águas diferentes. Podendo ser considerados mares fechados quando esses estão próximos dos continentes e cercados pela terras  ou quando estão em comunicação com os oceanos através de largas passagens, chamados de mares abertos.

A exploração dos oceanos

Desde a antiguidade os mares e oceanos são explorados para pesca e navegação. Hoje, além dessas duas formas de exploração encontramos a extração de petróleo e gás natural, através das chamadas plataformas continentais.
A pesca também sofreu transformações com o passar do tempo. Antigamente conhecíamos somente a pesca artesanal, feita através de pequenas embarcações, nas proximidades dos litorais. Atualmente, existe a pesca industrial, essa feita em alto mar, e com uso de grandes embarcações e modernas tecnologias, como o sonar. A indústria pesqueira é uma enorme responsável por prover alimento e matérias-primas para a fabricação de ração animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário