Sede do Banco Mundial
Na atualidade, para a manutenção do banco, cerca de 150 países contribuem com recursos financeiros, pois o agrupamento desses resulta em um montante que posteriormente é utilizado para financiar reconstrução e infraestrutura. As decisões são tomadas por meio de votos que são definidos de acordo com o volume de colaboração e contribuição para o banco, vindos de cada país. Os Estados Unidos detêm o poder de veto diante de todas as decisões tomadas dentro da instituição, já que esse é o maior acionista.
O Banco Mundial é uma enorme instituição financeira que realiza empréstimos a governos para realização de obras de infraestrutura, transporte, usinas hidrelétricas, saneamento, entre outras, além de contribuições para programas para o desenvolvimento econômico, industrial e da agricultura, medidas sociais e ambientais.
Não só governos podem ter acesso a financiamentos, mas também grandes corporações que comprovem sua capacidade de garantir o pagamento da dívida e apresentação de projetos prévios que apresentam viabilidade econômica, isso com a aprovação do governo local.
A instituição financeira em questão, além de conceder empréstimos a governos e grandes grupos empresariais, desenvolve um trabalho de assessoria técnica ao grupo de países-membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário