Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011: Os protestos que abalaram o mundo



O ano de 2011 foi marcado por manifestações que se espalharam no mundo árabe e influenciaram outros protestos na Europa, Estados Unidos e América Latina. A chamada “primavera árabe” derrubou quatro regimes autoritários, na Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen, fato inédito na região.
Na Europa, ocorreram passeatas na Espanha, com o movimento dos “Indignados”, e protestos violentos em Londres e outras cidades inglesas. O Chile também teve seus dias de fúria, com o movimento estudantil pedindo reformas no sistema de educação. Nos Estados Unidos, o “Ocupe Wall Street”, de Nova York, repercutiu por outras cidades americanas e algumas das principais capitais do mundo.
O ano de 2011 foi também aquele em que a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de habitantes, impondo desafios para viver nas cidades, que concentram 70% da população mundial. Na esfera econômica, a zona do euro foi ameaçada pela crise dos débitos fiscais, que destituiu líderes mundiais e também levou os Estados Unidos a terem sua nota da dívida rebaixada.
No ano em que foram lembrados os 10 anos dos ataques do 11 de Setembro, Osama Bin Laden foi morto em uma operação militar nos arredores de Islamabad, capital paquistanesa. Na Ásia, 20 mil pessoas morreram no Japão após um terremoto de 8.9 de magnitude que provocou um tsunami e vazamento na usina nuclear de Fukushima. No continente africano, a ONU anunciou crise de fome no Chifre da África, onde, somente na Somália, metade da população passa fome e 15 crianças morrem por hora.
Já o Brasil termina o ano com prestígio no plano internacional – deve ultrapassar o Reino Unido como a sexta maior potência econômica do mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário