Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quadro explica a função dos Ministérios


Ministérios do Brasil
Sigla
Missão
Agrigultura, Pecuária e Abastecimento
MAPA
Estimular o aumento da produção agropecuária e o desenvolvimento do agronegócio, com o objetivo de atender o consumo interno e formar excedentes para exportação.
das Cidades
MCidades
Combater as desigualdades sociais, transformando as cidades em espaços mais humanizados, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
da Ciência e Tecnologia
MCT
Desenvolver o patrimônio científico e tecnológico; estabelecer a política de cooperação e intercâmbio concernente a esse patrimônio; definir a Política Nacional de Ciência e Tecnologia.
das Comunicações
MC
Tem como missão, proporcionar à sociedade Brasileira acesso democrático e universal aos serviços de telecomunicações, radiodifusão e postais, privilegiando o desenvolvimento industrial-tecnológico competitivo.
da Cultura
MinC
Formular e implementar políticas públicas no campo cultural, tendo em mente a cultura como um direito fundamental para a plena constituição da cidadania.
da Defesa
MD
Exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, estabelecendo políticas ligadas à Defesa e à Segurança do País.
do Desenvolvimento Agrário
MDA
Criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania. Ser referência internacional em soluções de inclusão social. 
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
MDIC
Construir um Brasil competitivo, justo e rico em oportunidades, em parceria com setores produtivos, através de ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
MDS
É o responsável pelas políticas nacionais de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de renda de cidadania no país. É também o gestor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
da Educação
MEC
É o órgão responsável por organizar o sistema de ensino no país e definir as políticas e diretrizes educacionais nacionais.
do Esporte
ME
Construir uma Política Nacional de Esporte. Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, o Ministério trabalha ações de inclusão social por meio do esporte.
da Fazenda
MF
Cuidar basicamente da formulação e execução da política econômica do país. 
da Integração Nacional
MI
Formular e conduzir a política de desenvolvimento nacional integrada; planos e programas regionais de desenvolvimento; estabelecer estratégias de integração das economias regionais.
da Justiça
MJ
Tem como área de competência, entre outras:a defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais, a política judiciária e a segurança pública.
do Meio Ambiente
MMA
Desenvolver a política nacional de meio ambiente e recursos hídricos; propor estratégias econômicas e sociais para a melhoria da qualidade ambiental e o uso sustentável de recursos naturais.
de Minas e Energias
MME
É responsável pelas áreas de geologia, recursos minerais e energéticos; aproveitamento da energia hidráulica; mineração e metalurgia; e petróleo, combustível e energia elétrica, incluindo a nuclear.
do Planejamento, Orçamento e Gestão
MPOG
Participar na formulação do planejamento estratégico nacional, elaborar estudos especiais para a reformulação de políticas, bem como acompanhamento e avaliação do plano plurianual de investimentos e dos orçamentos anuais.
da Previdência Social
MPS
Tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados (contribuintes). A renda transferida pelo Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho.
das Relações Exteriores
MRE
Responsável por assessorar o Presidente da República na formulação e execução da política externa brasileira. Conhecido como Itamaraty, também tem entre suas responsabilidades demarcar as fronteiras do Brasil.
da Saúde
MS
É função do Ministério da Saúde dispor de todas as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias, melhorando a vigilância à saúde e dando qualidade de vida ao brasileiro.
do Trabalho e do Emprego
MTE
Criar política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; fiscalizar o trabalho, bem como aplicar das sanções previstas em normas legais ou coletivas; definir a política salarial.
dos Transportes
MT
Formular e coordenar a política nacional de transportes ferroviário, rodoviário e aquaviário; participar da coordenação dos transportes aeroviários.
do Turismo
Mtur
Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social..

Nenhum comentário:

Postar um comentário