Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMÉRCIO INTERNACIONAL, BLOCOS ECONÔMICOS E O BRASIL VESTIBULARES 2011


(UNEAL) Observe o mapa.


A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, podese afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,

a) do conflito entre os países ricos e pobres.
b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.
c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.
d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.
e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

(UEPI) O MERCOSUL, bloco econômico regional formado por países da América do Sul, atualmente, se encontra na fase de Mercado Comum. Nesta fase, o Bloco apresenta as seguintes características:

a) Diminuição ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os membros do grupo; livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços no interior do Bloco.
b) Abertura interna dos mercados e criação da TEC para regulamentação do comércio dos países do
Bloco com as nações de fora.
c) Diminuição ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países do Bloco; regulamentação do seu comércio com os países de fora, livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do Bloco.
d) Circulação livre de bens, serviços e pessoas no interior do Bloco; existência de uma Constituição.
e) A prática de uma mesma política

(UFGD) Leia o texto a seguir.

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

            Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.

            Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.
            Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".
            O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia".
"As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.
            Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul.
            "O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".
Disponível em <http://portalexame.abril.com.br/economia>. Acesso em 16 Nov. 2010 [Texto adaptado]

Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta.

a) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.
b) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.
c) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.
d) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.
e) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.

(U. E. SANTA CRUZ)


A análise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional, permitem afirmar:

a) O principal objetivo da organização é normatizar e ampliar o comércio internacional.
b) A organização tem sua sede localizada na Itália, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.
c) A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.
d) A atuação da Instituição é pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restrições.
e) A OMC realiza conferências mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comércio internacional.

(U. E. SANTA CRUZ) O geógrafo e geopolítico francês Yves Lacoste afirmou que, quando a economia dos países centrais sofre um resfriado, pela ocorrência de um período de recessão, inúmeros países do mundo periférico deverão desenvolver uma pneumonia.

Uma situação dessa natureza indica

a) o esgotamento dos recursos naturais do mundo periférico, devido à sua exploração excessiva, pelos países centrais.
b) a extinção do poder de comprar das populações das nações periféricas, o que proporciona a falência do mercado interno.
c) o fato de a base da economia dos países periféricos ser o setor secundário.
d) uma grande dependência desses países em relação ao mercado externo.
e) a inter-relação entre a situação econômica e a saúde da população, prejudicada pela diminuição da oferta de alimentos, em períodos de crise.


(UFRR) A abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial, um fenômeno da globalização, gerou disputas acirradas entre empresas e países no âmbito do mercado global, o que favoreceu a formação de blocos econômicos regionais - alianças econômicas em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. O bloco econômico que, sem adotar uma moeda única, busca a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços dos seus países membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como:

a) Associação de livre-comércio;
b) União aduaneira;
c) União econômica e monetária;
d) Zona de preferência tarifária;
eMercado comum.

(UFAL) Há diversos graus de abertura de um país ao comércio internacional. O que se nota, contudo, no mundo atual é que com frequência se comercializa com produtos que poderiam ser fabricados mais
facilmente pelo país importador, mas se torna, muitas vezes, mais vantajoso importá-los. Uma das vantagens do comércio internacional decorre da economia de escala. Isso significa dizer que:

a) é necessário levar em conta, na exportação, especialmente o princípio malthusiano segundo o qual a população cresce em progressão geométrica, e os recursos naturais decrescem.
b) ao aumentar a quantidade produzida para satisfazer um mercado mais amplo, os custos médios dos produtos decrescerão.
c) os países subdesenvolvidos sempre escalonam o pagamento de endividamento externo, decorrente do aumento das importações.
d) a economia de escala só foi possível nos países que adotaram um modelo econômico socialista, como os do Leste Europeu.
e) o comércio internacional só adota a economia de escala quando há uma grave crise em algum país subdesenvolvido que depende de um país desenvolvido.

(PUCRIO)


A organização observada no cartograma representa:

a) as nações européias que adotaram o Euro como moeda.
b) a atual composição regional da União Européia (UE).
c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria.
d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN).
e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

(UFLA) Leia o recorte de notícia abaixo:


A afirmação acima diz respeito a uma das etapas do processo que deu direito ao Brasil de abrir uma retaliação econômica contra os EUA (produtos americanos que poderão ter uma sobretaxa em suas importações).

Com base nas informações que se tem sobre as regras do comércio mundial associadas à questão, é INCORRETO afirmar que:

a) O direito de retaliação foi decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC).
b) A OMC é uma organização internacional, de status permanente, com poder de decisão reconhecido por seus membros.
c) Em termos de comércio multilateral, a OMC é reconhecida atualmente como órgão de arbítrio para questões comerciais internacionais.
d) O processo citado foi arbitrado pelo GATT (Acordo Geral de Comércio e Tarifas), responsável por questões de litígio comercial entre partes contratadas.

(UCP) A competição econômica dos países capitalistas, por áreas de influência, cria uma nova ordem mundial com a formação de blocos econômicos.Com relação aos blocos econômicos e às organizações regionais da nova ordem mundial ,é correto afirmar que

a) o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é integrado, exclusivamente, por Brasil e Argentina, países que, por sua importância, controlam o comércio nas Américas.
b) o bloco econômico asiático surge a partir do sucesso do Japão na Segunda Guerra Mundial e exclui, completamente, os Estados Unidos que não integram a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).
c) a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é o acordo econômico mais importante da América do Norte e congrega, além de Estados Unidos e Canadá, também o México.
d) se estabeleceu uma ordem tripolar, com o primeiro bloco liderado pelos Estados Unidos, o segundo, a partir da União Europeia e o terceiro, a partir do fortalecimento de um bloco oriental liderado pelo
Japão.
e) a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) reúne ex-repúblicas socialistas que se uniram a fim de se contraporem ao poderio militar russo.

(FGV-SP) O espantoso crescimento econômico da China no último decênio revela-se com nitidez no aumento da participação do país no comércio mundial. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Os preços das commodities no mercado mundial vêm sendo profundamente afetados pelas oscilações da demanda chinesa.
b) A China não pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC), fato que limita seu intercâmbio comercial com os Estados Unidos.
c) Os investimentos chineses nos países africanos concentram-se no setor de serviços, especialmente transporte e comunicações.
d) O aumento da penetração de produtos chineses na América Latina não afeta de maneira significativa as exportações brasileiras para a região.
e) O incremento do fluxo de comércio bilateral Brasil-China não vem sendo acompanhado por investimentos produtivos chineses.

(PUCSP) Veja o mapa com atenção:


Tendo em vista o representado, a relação correta do Brasil com respeito ao comércio exterior é:

a) América do Norte – déficit comercial
b) Europa – equivalência na blança comercial
c) Países vizinhos – déficit comercial
d) Japão – crescimento acelerado das importações
e) China – rápido crescimento do comércio e equivalência na balança

(UERJ) Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.

Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.
Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.

Resposta:

Dois dos fatores:
- impulso de industrialização
- grande mercado consumidor
- baixo custo de produção de mercadorias
- grande potencial de crescimento do mercado consumidor
- atração de grandes volumes de investimentos internacionais

Uma das consequências geopolíticas:
- fortalecimento das relações Sul-Sul
- consolidação de uma ordem mundial multipolar
- formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes

Uma das consequências ambientais:
- agravamento da poluição
- aumento da emissão de gases de efeito estufa


(UFRJ)
Redes sociais e redes empresariais
No mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizações. Os gráficos a seguir mostram a distribuição de empresas e de pessoas originárias do Brasil nas diversas regiões do mundo.

Fonte: Valor Econômico, 2009; MRE, 2009.

a) Explique o papel do Estado na expansão das redes empresariais brasileiras na América do Sul.



b) Relacione o papel das redes sociais com o grande percentual de brasileiros residentes nos Estados Unidos.

Resposta:

a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um empenho por parte do Estado em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras, e uma política financeira que favorece a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul, financiamentos do BNDES e os acordos diplomáticos multilaterais.

b) As redes sociais que se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem atuam na orientação dos fluxos e facilitam a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade, etc.) no país de destino.

(UFRJ) Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.

Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.

Resposta

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

(FUVEST) Observe os gráficos abaixo sobre as exportações brasileiras.

Fonte: SECEX/MDIC, 2010. Adaptado.


Fonte: SECEX/MDIC, 2010. Adaptado.


a) Com base no gráfico e em seus conhecimentos, analise e explique as exportações brasileiras entre 2001 e 2010.

b) Compare as exportações brasileiras para a América Latina/Caribe e para a União Europeia (gráfico B). Explique as diferenças encontradas.


Resolução:

a) Os valores do gráfico indicam uma diminuição relativa da exportação de produtos manufaturados e semimanufaturados, devido a fatores como o aumento da competitividade mundial e a valorização cambial do real; e, por outro lado, o aumento da exportação de produtos básicos, ou primários, devido principalmente à manutenção na década do crescimento da China, que se tornou, no período, o maior importador do Brasil.

b) As exportações totais do Brasil para América Latina e Caribe foram maiores que para a União
Europeia no período; para esta, predominou a exportação de produtos básicos, primários, seguidos
por manufaturados e semimanufaturados, enquanto as exportações para América Latina e Caribe tiveram o predomínio de produtos manufaturados, responsáveis por mais de 2/3 das exportações totais, o que mostra a preponderância industrial do Brasil no contexto latino-americano. O mesmo não ocorre quanto às exportações para a União Europeia, onde se destacam países mais industrializados, altamente competitivos e tradicionais importadores de produtos básicos do Brasil.

(FUVEST)


Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.

Sobre esses investimentos, é correto afirmar:

a) Destinam-se, principalmente, à produção de matéria-prima no Brasil, destacando-se minério de ferro e soja.
b) Originam-se, principalmente, da falta de qualificação da mão de obra no setor agrícola, na China, nos últimos anos.
c) Devem-se à necessidade de a China diversificar e expandir sua indústria pesqueira para além do Sudeste asiático.
d) Concentram-se na produção pecuária, visando atender à crescente demanda de sua carteira de negócios no mercado norte-americano.
e) Relacionam-se à flexibilização da legislação trabalhista brasileira, que tem atraído investimentos chineses, sobretudo para o setor de biotecnologia.

(ESPM) Leia o texto:

O compromisso brasileiro com a integração regional tem sido uma prioridade de todos os governos desde 1985 ... Ao olhar para nossa geografia, entendemos por que isso faz sentido.

(Emílio Odebrecht, Folha de São Paulo, 25/07/10.)

A alternativa que justifica a fala do autor é:

a) A ALADI, Associação Latino-Americana de Integração, configura-se como a mais importante iniciativa de integração regional das Américas nos últimos anos e integra todos os países do continente.
b) O “olhar” ao qual se refere o autor diz respeito à homogeneidade étnica e natural da América do Sul, um fator facilitador da integração regional.
c) O fato de o Brasil fazer fronteiras com todos os países sulamericanos, justifica a preocupação dos governos citados, especialmente com a prioridade dada ao Mercosul, a partir da assinatura do Tratado de Assumpção.
d) O Brasil faz fronteira com quase todos os países sulamericanos e isso é um aspecto que justifica a prioridade à integração regional que tem no Mercosul o principal bloco econômico.
e) Com exceção da Venezuela e Cuba, a Unasul surge como o principal fórum de resoluções políticas do cone sul da América.

(ESPM) Seguem abaixo indicadores de quatro países emergentes em seus respectivos mapas.



Observe-os e indique a alternativa correta:

a) Apenas o Brasil apresenta superávit comercial.
b) O México apresenta o maior déficit comercial.
c) Comparativamente, a Índia é o país que apresenta a melhor qualidade de vida.
d) A Turquia apresenta o melhor saldo comercial.
e) O Brasil apresenta a maior renda per capita.

(UFRN) No período de 1970 a 2000, o Brasil apresentou alterações na composição das exportações, envolvendo produtos primários (agrícolas e minerais), produtos semimanufaturados (produtos primários que sofreram algum processamento industrial) e produtos manufaturados (que foram produzidos pelas indústrias).

O Gráfico a seguir apresenta a composição das exportações do Brasil, no período citado.


Observando-se as informações do Gráfico e considerando-se a dinâmica da economia brasileira, pode-se afirmar que,

a) em 2000, a baixa participação dos produtos primários na composição das exportações resulta da ampliação das barreiras protecionistas e do baixo investimento do capital estrangeiro no setor.
b) em 1970, a política de liberalização da economia implementada pelo Estado foi responsável pela elevada participação dos produtos primários na composição das exportações brasileiras.
c) em 1970, a política de privatização do setor industrial, estimulada pelo Estado, contribuiu para a baixa participação dos produtos manufaturados na composição das exportações brasileiras.
dem 2000, a elevada participação dos produtos manufaturados na composição das exportações reflete a redução das barreiras protecionistas e o processo de privatização das empresas estatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário