Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

BRASIL REGIONAL VESTIBULARES 2011


(UCP) Observe a figura a seguir.

As Regiões Geoeconômicas do Brasil
(1) Amazônia (2) Centro-Sul (3) Nordeste

A proposta de regionalização do Brasil, que toma, por base, critérios geoeconômicos, desconsidera os limites político-administrativos. Isso, porque algumas áreas de determinados estados, segundo esses critérios, têm maior identidade com os estados limítrofes que com algumas de suas partes internas.

Acerca da divisão regional do Brasil, é correto afirmar que

a) são observadas, na Amazônia, diferenças internas caracterizadas no Meio Norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.
b) a Amazônia compreende apenas parte da Floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por quase todos os estados da região Norte (exceto parte do Ceará), além do Mato Grosso e leste do Maranhão, é uma região que apresenta baixa densidade demográfica.
c) o Centro-Sul é a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas do interior, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente e o litoral com grandes problemas sociais.
d) a agropecuária, no Nordeste, constitui o setor econômico mais importante, seguido pelo extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.
e) o norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino; o extremo sul do Mato Grosso pertence à região Centro-Sul e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia; a porção oeste do Maranhão integra-se à Amazônia e o extremo sul do Tocantins pertence à região Centro-Sul.

(UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.
II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.
III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.
IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

Está correto o contido em

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

(UECE) As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos.

a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal
b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal
c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul
d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

(UDESC) O Brasil possui grande parte do seu território na Amazônia. Além dos estados da Região Norte, a Floresta abrange áreas de outros estados. Assinale a alternativa que apresenta somente estados abrangidos pela Floresta Amazônica.

a) Maranhão e Sergipe
b) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
c) Mato Grosso e Maranhão
d) Goiás e Minas Gerais
e) Mato Grosso do Sul e Bahia

(UFLA) Observe o mapa abaixo e leia as proposições em relação às características gerais de uma sub-região nordestina.


I – Maranhão e Piauí compõem uma sub-região do Nordeste.
II – A produção do babaçu, do algodão e do arroz são as principais produções agrícolas da sub-região.
III- São Luiz é a cidade mais populosa dessa sub-região.

Lúcia Mari e Tércio Rigolin. Geografia: Geral e do Brasil. Ed. Ática. 2008. pág. 390 (com adaptações)

As proposições apresentam características que se referem à sub-região nordestina conhecida como:

a) Meio-norte.
b) Sertão.
c) Agreste.
d) Zona da Mata.

(UEPB)

Numere a coluna de acordo com a 1.

Coluna 1

(1) Região Norte
(2) Região Nordeste
(3) Região Centro-Oeste
(4) Região Sudeste
(5) Região Sul

Coluna 2

( ) Reúne um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH - do país, com problemas graves como altas taxas de mortalidade infantil, desnutrição e analfabetismo.
( ) É responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto - PIB - do país. A descoberta de uma grande reserva petrolífera no campo de Tupi, na Bacia de Santos, abre uma importante fronteira para exploração de petróleo e gás natural no país.
( ) Enfrenta o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Seu setor agropecuário tem destaque no cenário brasileiro e possui grande parte do rebanho bovino no país.
( ) Nos últimos anos, seu crescimento tem ocorrido à custa de atividades responsáveis por grandes impactos ambientais como pecuária extensiva, avanço da agricultura com destaque para a lavoura de soja, e da extração de madeira.
( ) Apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde. Sua industrialização tem destaque nos setores automobilístico, metalúrgico e têxtil. O setor de serviços também é bem desenvolvido.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

a) 3 2 1 4 5
b) 3 1 5 4 2
c) 2 1 3 4 5
d) 5 4 3 2 1
e2 4 3 1 5

 
(UFF) Com base na relação entre território e movimentos populacionais, analise os Mapas I e II.

uff2010.1_2f_geografia_CDH_geo_02_1.bmp uff2010.1_2f_geografia-CDH_geo_02_2.wmf

a) Considere o Mapa I e aponte uma razão para o forte contraste entre a faixa litorânea e as áreas interioranas do Norte e do Centro-Oeste.
b) Pode ser estabelecida uma relação de causalidade entre os fenômenos assinalados nos Mapas I e II. Justifique-a.

Resolução:

a) O Brasil iniciou seu processo de ocupação a partir do litoral durante o período colonial. As plantações de cana de açúcar, a criação, o café, iniciaram as atividades econômicas, o que acabou favorecendo a concentração populacional na faixa litorânea. Com o desenvolvimento do país a economia começou a se deslocar para o interior e a população foi junto através das migrações. Normalmente as correntes migratórias são masculinas em busca das melhores oportunidades de trabalho para posteriormente constituir família ou trazê-la.

b) A partir dos anos 1970, constituiu-se do ponto de vista do planejamento institucional do Estado brasileiro, a fronteira pioneira agropecuária como forma de atrair migrações planejadas com o intuito de ocupar o vazio populacional do interior. Os deslocamentos são realizados principalmente por migrantes sulistas. As atividades eram pautadas por uma determinada ordem. Basicamente a partir da derrubada de mata seguida por pecuária e lavouras. O contato desses grupos de desbravadores com a mata nativa, forma o arco de desmatamento.


(UEG) Uma divisão regional é fruto de teorias e métodos utilizados para a regionalização. Ela apresenta uma espécie de fotografia do estágio da organização do espaço geográfico nacional feita a partir das lentes dessas teorias e desses métodos. Com base nesse fragmento e nos mapas a seguir, apresente as diferenças entre as regionalizações estabelecidas para o Brasil por Milton Santos (1999), IBGE (1988) e Pinchas Geiger (1964), identificando os critérios (naturais, econômicos e/ou sociais) utilizados pelos autores.
Resolução:

A Divisão Regional proposta por Pedro Pinchas Geiger considera aspectos naturais e socioeconômicos, podendo ser caracterizada como a mais dinâmica. Nela temos a Amazônia, o Nordeste e o Centro Sul, caracterizada como a principal concentração econômica, financeira, social, cultural, populacional, infraestrtural brasileira. A Divisão Regional do IBGE coloca o país em 5 regiões geoeconômicas com características peculiares. O sistema considera os estados existentes, seus limites correspondem às divisas estaduais. É formada pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Divisão Regional proposta por Milton Santos destaca uma região concentrada caracterizada pela concentração de ciência, tecnologia e informação, determinantes no processo de ocupação do espaço, sendo formada pela Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada.

(UFG) Na análise do desenvolvimento regional do Brasil, vários estados do Nordeste sofreram menores impactos diante da atual crise mundial, indicando crescimento superior à média nacional. Esse crescimento é explicado

a) pelo aumento da produção de bens exportados para os Estados Unidos.
b) pela importância do setor petroquímico, que ampliou o número de empregos.
c) pelo aumento do consumo interno facilitado pela influência dos programas sociais.
d) pelo aumento da produção nas indústrias de celulose causado pelo barateamento do dólar.
e) pelo estreitamento de negócios com a região Centro-Oeste, formando uma nova rede de relações.

(IBMEC-RJ) A região Centro-Sul do Brasil apresenta uma significativa diversidade econômica. Uma relação correta entre a região e atividade econômica principal lá desenvolvida é:

a) Litoral fluminense – indústria moveleira;
b) Oeste paulista – indústria carbonífera;
c) Zona da mata mineira – criação de gado leiteiro;
d) Norte do Paraná – indústria petroquímica;
e) Sudeste capixaba – produção automobilística


(UFAM) Analise o mapa a seguir:


A mancha escura no mapa indica um bioma exclusivamente brasileiro, rico em biodiversidade e espécies únicas, que abriga uma fauna e flora adaptadas a escassez de água, como macambira, mandacaru, marmeleiro e aroeira. Assinale a opção que identifica o nome do Estado e o bioma:

a) Bahia – Agreste
b) Pernambuco – Caatinga
c) Minas Gerais – Caatinga
d) Goiás – Cerrado
e) São Paulo – Floresta Estacional Semi-caducifólia

Nenhum comentário:

Postar um comentário