Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENERGIA NO MUNDO ATUAL VESTIBULARES 2011


(UNIOESTE) Considerando a dependencia do petroleo enquanto matriz energetica e os riscos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Brasil destaca-se internacionalmente na pesquisa e prospeccao de petroleo no subsolo dos oceanos, entretanto, trata-se de uma atividade de risco associado ao vazamento do oleo explorado e consequente contaminacao das aguas oceanicas.
b) Nesse ano de 2010 ocorreu a explosao de um campo de exploracao de petroleo operado pela British
Petroleum, no Golfo do Mexico, resultando no vazamento e formacao de uma mancha de oleo que atingiu as praias dos Estados Unidos, confirmando-se como o maior desastre ambiental da decada a afetar o pais.
c) A substituicao, em larga escala, do petroleo pela energia proveniente das usinas nucleares e a garantia da producao de energia a partir de fontes que nao causam riscos ao meio ambiente.
d) O transporte do petroleo em grandes quantidades, por meio de navios ou oleodutos, tambem representa alto risco de acidentes com comprometimento ambiental da area afetada.
e) No Brasil, a predominancia do transporte rodoviario e o aumento gradativo da frota de veiculos contribuem para aprofundar a dependencia por combustiveis fosseis nao renovaveis e a consequente poluicao atmosferica.

(UFPA) A apropriação antrópica dos recursos naturais renováveis e não renováveis como fontes energéticas tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, trazendo consequências socioambientais desastrosas para grande parte das populações da Terra. Neste contexto, é correto afirmar que (o) (a)(s):

a) biocombustíveis obtidos do aproveitamento de matérias primas diversas têm sido a esperança de uma obtenção mais limpa de energia oriunda de recursos naturais renováveis. O Brasil é um dos países que tem investido na tecnologia de sua fabricação com aproveitamento de vegetais como a cana-de-açúcar para fabricação do etanol e da mamona e outros para o biodiesel.
b) hidroeletricidade constitui a matriz energética da maioria dos países desenvolvidos industrializados, sendo considerada uma forma de energia não poluente, de baixo custo de aquisição e renovável, por estes motivos é largamente utilizada.
c) carvão mineral é um dos combustíveis fósseis de recente utilização pelo setor fabril com um aproveitamento energético expressivo, em razão das insignificantes consequências ambientais que sua exploração acarreta, quase sempre pouco danosas no que diz respeito ao meio ambiente.
d) petróleo é a principal fonte energética do planeta, sendo matéria prima fundamental para vários tipos
de indústrias, é um combustível bastante nocivo para a saúde humana. Nos últimos anos, sua utilização tem diminuído de forma significativa em função do aumento do uso dos biocombustíveis.
e) gás natural é pouco utilizado como fonte energética devido aos elevados custos de exploração e comercialização, pois seu transporte é extremamente difícil e dispendioso, além de apresentar uma forma de aproveitamento bastante poluente se comparada à de outros recursos energéticos como o petróleo e o carvão.

(UEPB) Observe a área destacada pelas hachuras no mapa ao lado. Ela representa uma região de
grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo.


Esta conflituosa região é denominada de

a) Extremo Oriente.
b) Leste Europeu.
cOriente Médio.
d) Bálcãs.
e) Cáucaso.

(UEPB)

“Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado ‘consumo’ de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e
bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro.”

(WALDMAN, Maurício. Para onde vamos? S.d., p. 10. Disponível em:http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>)

Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque

a) o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.
b) as chamadas fontes alternativas que são não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.
c) a energia hidroelétrica que assumiu a liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.
das principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.
e) a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.


(FUVEST) A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países.


As fontes de energia 1estão corretamente identificadas, respectivamente em:

a) petróleo nuclear gás natural
b) gás natural carvão mineral fontes renováveis
c) fontes renováveis nuclear carvão mineral
d) petróleo gás natural nuclear
e) carvão mineral petróleo fontes renováveis

(FUVEST) A seguinte declaração foi divulgada no jornal eletrônico FOLHA.com – mundoem 29/05/2010:

A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com Teerã, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim”.

Enriquecer urânio a 20%, como mencionado nessa notícia, significa

a) aumentar, em 20%, as reservas conhecidas de urânio de um território.
b) aumentar, para 20%, a quantidade de átomos de urânio contidos em uma amostra de minério.
c) aumentar, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.
d) aumentar, para 20%, a quantidade de 235U presente em uma amostra de urânio.
e) diminuir, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.


(ESPM) Leia o texto:

A explosão da plataforma semissubmersível de Deepwater Horizon, no Golfo do México, a 75 quilômetros da costa do estado americano da Lousiania e a uma lâmina de água de 1,6 mil metros, representa o maior desastre ecológico da história do petróleo.
(Carta Escola, agosto, 2010.)

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:

a) apesar de a exploração de petróleo nos Estados Unidos ser monopólio do Estado, algumas áreas são concedidas às empresas internacionais e, no caso aludido, à British Petroleum.
b) a região mencionada é a principal área de exploração de petróleo dos Estados Unidos, porém com produção insuficiente para o país prescindir de importações.
c) as implicações do desastre ambiental colocam em risco a auto-suficiência recém alcançada pela potência, uma vez que as explorações marinhas serão revistas pelo Congresso norte-americano.
d) o Golfo do México é a única área de reservas petrolíferas norte-americanas e, apesar do desastre, o país não pode abrir mão de explorá-la.
e) o desastre ecológico alcançou a Europa após a mancha de petróleo ter atingido a corrente do Golfo, fato que internacionaliza o debate sobre exploração em alto mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário