Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A QUESTÃO ENERGÉTICA NO MUNDO ATUAL VESTIBULAR 2011 e 2010


VESTIBULAR 2011

(UNIOESTE) Considerando a dependência do petróleo enquanto matriz energetica e os riscos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O Brasil destaca-se internacionalmente na pesquisa e prospeccao de petroleo no subsolo dos oceanos, entretanto, trata-se de uma atividade de risco associado ao vazamento do oleo explorado e consequente contaminacao das aguas oceanicas.
b) Nesse ano de 2010 ocorreu a explosao de um campo de exploracao de petroleo operado pela British
Petroleum, no Golfo do Mexico, resultando no vazamento e formacao de uma mancha de oleo que atingiu as praias dos Estados Unidos, confirmando-se como o maior desastre ambiental da decada a afetar o pais.
c) A substituicao, em larga escala, do petroleo pela energia proveniente das usinas nucleares e a garantia da producao de energia a partir de fontes que nao causam riscos ao meio ambiente.
d) O transporte do petroleo em grandes quantidades, por meio de navios ou oleodutos, tambem representa alto risco de acidentes com comprometimento ambiental da area afetada.
e) No Brasil, a predominancia do transporte rodoviario e o aumento gradativo da frota de veiculos contribuem para aprofundar a dependencia por combustiveis fosseis nao renovaveis e a consequente poluicao atmosferica.

(UFPA) A apropriação antrópica dos recursos naturais renováveis e não renováveis como fontes energéticas tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, trazendo consequências socioambientais desastrosas para grande parte das populações da Terra. Neste contexto, é correto afirmar que (o) (a)(s):

a) biocombustíveis obtidos do aproveitamento de matérias primas diversas têm sido a esperança de uma obtenção mais limpa de energia oriunda de recursos naturais renováveis. O Brasil é um dos países que tem investido na tecnologia de sua fabricação com aproveitamento de vegetais como a cana-de-açúcar para fabricação do etanol e da mamona e outros para o biodiesel.
b) hidroeletricidade constitui a matriz energética da maioria dos países desenvolvidos industrializados, sendo considerada uma forma de energia não poluente, de baixo custo de aquisição e renovável, por estes motivos é largamente utilizada.
c) carvão mineral é um dos combustíveis fósseis de recente utilização pelo setor fabril com um aproveitamento energético expressivo, em razão das insignificantes consequências ambientais que sua exploração acarreta, quase sempre pouco danosas no que diz respeito ao meio ambiente.
d) petróleo é a principal fonte energética do planeta, sendo matéria prima fundamental para vários tipos de indústrias, é um combustível bastante nocivo para a saúde humana. Nos últimos anos, sua utilização tem diminuído de forma significativa em função do aumento do uso dos biocombustíveis.
e) gás natural é pouco utilizado como fonte energética devido aos elevados custos de exploração e comercialização, pois seu transporte é extremamente difícil e dispendioso, além de apresentar uma forma de aproveitamento bastante poluente se comparada à de outros recursos energéticos como o petróleo e o carvão.

(UEPB) Observe a área destacada pelas hachuras no mapa ao lado. Ela representa uma região de grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo.


Esta conflituosa região é denominada de

a) Extremo Oriente.
b) Leste Europeu.
c) Oriente Médio.
d) Bálcãs.
e) Cáucaso.

(UEPB)

“Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado ‘consumo’ de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro.”

(WALDMAN, Maurício. Para onde vamos? S.d., p. 10. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>)

Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque

a) o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.
b) as chamadas fontes alternativas que são não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.
c) a energia hidroelétrica que assumiu a liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.
d) as principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.
e) a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.

(FUVEST) A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países.


As fontes de energia 1estão corretamente identificadas, respectivamente em:

a) petróleo nuclear gás natural
b) gás natural carvão mineral fontes renováveis
c) fontes renováveis nuclear carvão mineral
d) petróleo gás natural nuclear
e) carvão mineral petróleo fontes renováveis

(FUVEST) A seguinte declaração foi divulgada no jornal eletrônico FOLHA.com – mundo em 29/05/2010:

A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com Teerã, afirmou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores brasileiro Celso Amorim”.

Enriquecer urânio a 20%, como mencionado nessa notícia, significa

a) aumentar, em 20%, as reservas conhecidas de urânio de um território.
b) aumentar, para 20%, a quantidade de átomos de urânio contidos em uma amostra de minério.
c) aumentar, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.
d) aumentar, para 20%, a quantidade de 235U presente em uma amostra de urânio.
e) diminuir, para 20%, a quantidade de 238U presente em uma amostra de urânio.

(ESPM) Leia o texto:

A explosão da plataforma semissubmersível de Deepwater Horizon, no Golfo do México, a 75 quilômetros da costa do estado americano da Lousiania e a uma lâmina de água de 1,6 mil metros, representa o maior desastre ecológico da história do petróleo.
(Carta Escola, agosto, 2010.)

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:

a) apesar de a exploração de petróleo nos Estados Unidos ser monopólio do Estado, algumas áreas são concedidas às empresas internacionais e, no caso aludido, à British Petroleum.
b) a região mencionada é a principal área de exploração de petróleo dos Estados Unidos, porém com produção insuficiente para o país prescindir de importações.
c) as implicações do desastre ambiental colocam em risco a auto-suficiência recém alcançada pela potência, uma vez que as explorações marinhas serão revistas pelo Congresso norte-americano.
d) o Golfo do México é a única área de reservas petrolíferas norte-americanas e, apesar do desastre, o país não pode abrir mão de explorá-la.
e) o desastre ecológico alcançou a Europa após a mancha de petróleo ter atingido a corrente do Golfo, fato que internacionaliza o debate sobre exploração em alto mar.

VESTIBULAR 2010

(PUCRIO)

“PROJETO ETANOL”



O aumento do consumo energético no mundo vem causando problemas socioespaciais expressivos que afetam a qualidade de vida em diversos países. A charge selecionada trata de importantes questões da geopolítica internacional que merecem crescente atenção para que problemas estruturais não sejam ampliados, notadamente nos “Países do Sul”.

a) Interprete a charge à luz da importância do projeto mostrado para os “Países do Norte”.
b) Identifique e explique o problema estrutural da agricultura dos “Países do Sul” ao qual a charge se refere.

Resolução

a) A crescente demanda por energia dos “Países do Norte” (os EUA, notadamente), além da busca por fontes energéticas alternativas ao petróleo, forçam políticas de incentivo à produção e destinação da biomassa advinda de atividades agrícolas diversas para a indústria de energia, sendo a produção do etanol uma delas.

b) O problema estrutural identificado é o da manutenção da submissão do setor agrícola dos “Países do Sul” aos interesses dos mercados internacionais, notadamente os dos “Países do Norte”. Ainda nos dias atuais, muitos “Países do Sul” submetem a sua organização produtiva a um padrão de economia agroexportadora.

(FEI) Na tabela a seguir, são apresentados dados de 2007 sobre a produção de petróleo de países e blocos econômicos:

Fonte: ANP (Agência Nacional do Petróleo), Anuário, 2008.

As letras acorrespondem respectivamente à produção:

a) da China, da OPEP e dos EUA.
b) da Rússia, dos EUA e da OPEP.
c) dos EUA, da OPEP e da Rússia.
d) dos EUA, da Rússia e da OPEP.
e) da China, dos EUA e da União Européia.

(UNESP) Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.


(Dan Smith. Atlas da Situação Mundial. Um levantamento único dos eventos correntes e das tendências globais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.)

A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que

a) no contexto da produção energética mundial, entre os dois momentos analisados, a energia nuclear teve uma diminuição em seus índices porque sua construção e operação apresentam altos custos, com elevada emissão de gases de efeito estufa.
b) atualmente, a fonte de energia renovável que mais aumenta a produção é a eólica, devido ao funcionamento mais limpo e mais confiável, apesar da média emissão de gases.
c) a grande queda na produção de energia a partir do petróleo ocorreu nesse período devido à redução das reservas petrolíferas mundiais e o crescente desenvolvimento de novas tecnologias de energias não renováveis como a geotérmica e o biocombustível.
d) o rápido aumento da produção de energia de fontes não-renováveis, como a solar, hidráulica, marés, correntes marítimas e biomassa deve-se ao fato de não gerarem poluição e risco de grandes acidentes.
e) a redução de energia produzida pelo carvão mineral deve-se, entre vários fatores, ao fato de provocar elevada emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a ocorrência de chuva ácida.

(UNESP) O petróleo não é uma matéria-prima renovável e precisou de milhões de anos para sua criação. A maioria dos poços encontra-se no Oriente Médio, na antiga União Soviética e nos EUA. Sua importância aumentou desde meados do século XIX, quando era usado na indústria e hoje é um dos grandes fatores de conflitos no Oriente Médio. Aponte as três primeiras grandes crises do petróleo nos últimos anos.

a) A primeira foi em 1973, quando os EUA tentaram invadir Israel para dominar os poços petrolíferos desse país; a segunda foi em 1979, quando foi criado o Estado da Palestina e eclodiu o conflito com a Arábia Saudita; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra do Iraque.
b) A primeira foi em 1973, quando houve uma crise de produção no Oriente Médio, levando ao aumento do preço dos barris de petróleo no mundo todo; a segunda foi em 1979, quando o Kuwait se recusou a vender petróleo para os EUA; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra dos EUA contra o Afeganistão.
c) A primeira foi em 1973, devido ao conflito árabe-israelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait.
d) A primeira foi em 1973, quando o Iraque invadiu a Palestina; a segunda foi em 1979, período de baixa produção de petróleo no Oriente Médio; a terceira foi em 1991, devido à Guerra do Golfo.
e) A primeira foi em 1973, quando vários países do mundo exigiram a fundação da OPEP para controlar os preços dos barris de petróleo; a segunda foi em 1979, quando se deu o conflito árabe-israelense; a terceira foi em 1991, quando teve início a guerra da Palestina.

(ESPM) Apesar da crise internacional, os Estados Unidos seguem como a grande potência econômica do mundo e, consequentemente, polarizando inúmeros países com os quais mantêm estreitas relações. O mapa abaixo configura uma relação com a potência e está retratando:


(Atlas da globalização, 2003.)
a) as principais áreas de origem dos imigrantes no país.
b) os principais mercados de software do Vale do Silício.
c) países suspeitos de organizarem atentados contra os Estados Unidos.
d) países com quem mantêm tratados comerciais especiais.
e) os principais fornecedores de petróleo.

Observe o gráfico para responder às duas próximas questões.
Durand, Marie-Françoise [et al.]. Atlas da mundialização 2009: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 101-102.


(PUCSP) Escolha, a seguir, a alternativa que o interpreta corretamente:

a) O Brasil tem destaque no consumo de energias renováveis graças à produção do etanol.
b) O petróleo é a principal fonte de consumo de energia nos três maiores centros consumidores de energia.
c) Os principais polos consumidores de petróleo no gráfico são também os maiores produtores.
d) Os combustíveis fósseis são ainda muito dominantes no mundo, refletindo a distribuição dos centros econômicos mais poderosos do mundo.
e) A situação inferior do uso da energia nuclear assim como da hidroeletricidade, se deve a escassez das matérias primas para sua produção.

(PUCSP) Agora leia com atenção:

“A China está negociando com o governo da Nigéria os direitos de exploração de algumas das maiores jazidas de petróleo do país africano. Segundo especialistas, o negócio deve ficar em torno de US$ 40 bilhões e garantir à potência asiática acesso a 6 bilhões de barris de petróleo, mais de 1/6 das reservas nigerianas comprovadas.”

(FOLHA de S. Paulo. China negocia 1/6 do petróleo nigeriano. 30/09/2009, p. B1)

Ainda considerando o gráfico e somando a ele essa notícia, é correto afirmar que na China

a) o imenso crescimento obriga o país a buscar estrategicamente fontes de energia em outras partes do mundo.
b) vale a pena a associação com a Nigéria, para ter acesso aos preços mais baixos do barril de petróleo nos países pobres.
c) o petróleo representa a maior parte do consumo de energia, daí ser lógico aproveitar essa especialização e procurar ter acesso a fontes no exterior.
d) a estratégia de buscar petróleo no exterior visa ao futuro, visto que, no presente, a China não é muito dependente de fontes de energia fósseis.
e) associar-se na exploração de jazidas no exterior é caso único, pois os outros países consumidores de petróleo não praticam essa estratégia.

(UFRJ)

Principais gasodutos na Europa (existentes e planejados)


Apresente uma justificativa para as propostas de novos traçados na rede de gasodutos que abastece a Europa.

Resolução

As propostas de novos traçados teriam, entre outras, as seguintes justificativas: a diversificação das fontes de suprimento de gás diminuiria a dependência da Europa Ocidental em relação à Rússia; a multiplicação de fontes fornecedoras aumentaria a segurança energética dos países do oeste europeu; os traçados alternativos evitariam as redes que atravessam áreas de instabilidade política; a instalação de novos dutos atenuaria os efeitos dos cortes de fornecimento resultantes dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário