Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sábado, 24 de setembro de 2011

O banho quente de cada dia As opções para quem deseja aquecimento barato e sustentável


Escolher a melhor maneira de aquecer a água para uma ducha relaxante exige critério, pois as regiões brasileiras têm climas peculiares e as necessidades de aquecimento diferem entre elas. Um aquecedor eficiente no Sul do país, por exemplo, provavelmente será superdimensionado para uma moradia no Nordeste. E, mesmo com tais variações, atualmente os sistemas de aquecimento instantâneo (chuveiro elétrico e aquecedor a gás, de passagem) são os mais utilizados no país.

Esse último, por motivo de segurança, deve ficar em local ventilado (geralmente na área de serviço). Isso gera algum desperdício, porque o registro permanece aberto entre um e dois minutos até que a água quente chegue ao banheiro. O chuveiro elétrico, por sua vez, aquece imediatamente o banho. No entanto, gasta a energia gerada de recursos hídricos – basta lembrar que a maior parte da eletricidade produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. O que funciona melhor para o meio ambiente?

Até agora não existe uma resposta fácil, mas sim grandes discussões sobre o tema. Polêmicas à parte, é importante considerar que cada equipamento permite uma vazão (quantidade de água que passa pelo aparelho e sai pela ducha) diferente e que a decisão sobre esse consumo cabe ao usuário – que pode abreviar os banhos, coletar e usar a água que sai ainda fria da ducha ou adotar redutores de vazão ou modelos de chuveiro que potencializam a força do jato, simulando maior pressão.

Uma comparação adequada entre esses dois sistemas leva em conta as diferenças não somente de consumo como também os gastos com equipamento, instalação elétrica e hidráulica, desfazendo a impressão de que a opção pelo gás é muito mais cara (ao menos quando se trata dos preços mínimos). Confira na tabela abaixo as simulações para uma casa com dois banheiros e quatro moradores que tomam banhos de 15 minutos na potência máxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário