Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

GEOLOGIA: EVOLUÇÃO DA TERRA E FENÔMENOS GEOLÓGICOS VESTIBULAR 2011 e 2010


VESTIBULAR 2011

GEOLOGIA

(PUCRIO) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por:

a) forças endógenas incontroláveis.
b) energias exógenas excepcionais.
c) forças antrópicas descontroladas.
d) energias antrópicas excepcionais.
e) forças endógenas e antrópicas.

(UFRR) As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos:

a) Calcárias, basálticas e graníticas;
b) Crostáticas, continentais e oceânicas;
c) Areníticas, vulcânicas e radioativas;
dÍgneas, sedimentares e metamórficas;
e) Neolíticas, terciárias e quaternárias.

(UEPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir.


De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)

a) colisão de placas ocênica e continental.
b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
d) formação tricheiras oceânicas.
e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

(UFLA)

MORTOS POR CAUSA DE TERREMOTO NO CHILE JÁ SÃO MAIS DE 300, DIZ GOVERNO
Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente

            O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27/2) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.
            Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado (27/2), o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.
            O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu a região central do Chile, perto da cidade de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios, e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.
            O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,MUL1508896-5602,00.html

As alternativas abaixo apresentam trechos selecionados do texto acima, assim como explicações para os mesmos. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) “O terremoto de magnitude 8,8...”: refere-se à Escala Richter, utilizada para medir terremotos.
b) “... o terremoto afetou 80% do país...”: esse tipo de fenômeno natural deve ser classificado como agente endógeno.
c) “... atingiu a região central do Chile...”: nesse país, terremotos são relativamente frequentes, pois o país se localiza em uma região de instabilidade geológica.
d) “O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil.”: o fato de o Brasil fazer fronteira com o Chile possibilitou essa situação.

(UFRN) A Europa, em abril de 2010, foi surpreendida por uma nuvem de cinzas vulcânicas liberada pela erupção do Eyjafjallajokull na Islândia. A erupção desse vulcão, assim como a de outros dispersos na superfície da Terra, pode provocar alterações na vida das pessoas, bem como na dinâmica da natureza.

Nesse sentido, a erupção vulcânica constitui-se um fenômeno natural que pode causar

a) a formação de rochas metamórficas e os tremores de terra.
b) a elevação da temperatura global e o empobrecimento da fertilidade dos solos.
ca formação de rochas magmáticas e o enriquecimento da fertilidade dos solos.
d) a redução da temperatura global e a formação de cadeias montanhosas.

(UDESC) São agentes internos de transformação de relevo:

a) vulcanismo e abalos sísmicos.
b) tectonismo e correntes marítimas.
c) erosão e vulcanismo.
d ) intemperismo e abalos sísmicos.
e) o homem e vulcanismo.

(UEPB) O cartograma mostra as principais áreas petrolíferas do mundo e as regiões favoráveis à produção de petróleo. Tais regiões correspondem às


a) depressões em clima frio, onde se formaram grandes e rasos lagos de águas paradas em torno dos quais surgiram florestas que, após serem soterradas sem a ação bacteriana, transformaram-se em petróleo.
b) cadeias montanhosas de formação recente, onde a ação tectônica deu origem às altas elevações, nas quais, as curvaturas da crosta permitiram a acumulação do petróleo.
c) estruturas mais antigas da crosta terrestre, denominadas de escudos cristalinos, onde a transformação do magma em rochas metamórficas deu origem ao petróleo.
dbacias sedimentares onde a presença de dobramentos anticlinais permitiram não só a formação, mas também o aprisionamento de petróleo, formado da putrefação incompleta do plâncton.
e) áreas de maior industrialização localizadas nos países mais ricos e portanto detentores de maior conhecimento geológico e tecnicamente mais bem equipados para realizar prospecção, extração e refino do petróleo.

(UNESP) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos:

(1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.
b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.
c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.
d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

(Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em

a) 1d, 2b, 3a, 4c.
b) 1b, 2a, 3c, 4d.
c) 1c, 2d, 3b, 4a.
d) 1a, 2c, 3d, 4b.
e) 1d, 2b, 3c, 4a.

(UNIFESP) Observe a imagem, leia o texto e responda.

(http://revistaescola.abril.com.br)

De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera.

(Almeida e Rigolin, 2005. Adaptado.)

a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas?

b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas?

Resposta:

a) A teoria da deriva continental, criada pelo alemão Alfred Wegener no começo do século XX, propunha a hipótese de que uma única massa continental, chamada Pangeia, teria começado a se dividir há 200 milhões de anos, formando os continentes. Isso teria sido possível pelo fato de a camada mais exterior da Terra estar composta pela litosfera, que inclui a zona solidificada (continentes), e pela astenosfera, que inclui a parte mais interior, o substrato viscoso citado no texto do enunciado. Segundo o cientista, os continentes se moviam sobre o assoalho oceânico devido à ação das forças gravitacionais — o que se provou errado. Mais tarde, outros cientistas defenderam que o movimento é determinado pela ação das forças geradas pelas correntes de convecção do manto terrestre. Portanto os continentes são a parte visível das placas tectônícas que flutuam e derivam ao longo de milhões de anos — o que justifica a expressão deriva continental —, seguindo a direção indicada no mapa do enunciado.

b) As placas tectònicas apresentam na sua periferia as zonas de contato, formando três tipos de limites:

- Transformantes ou cotiservativos: são os que acontecem quando as placas deslizam ao longo das falhas e se atritam com a$ $uas vizinhas. Ocorrem com o moviento vertical ou epirogenético.

- Divergentes ou construtivos: são os que acontecem quando duas placas se afastam uma da outra.
- Convergentes ou destrutivos: são os que acontecem quando duas placas se movem uma em direção à outra, podendo ocorrer uma subducção (quando uma das placas mergulha sob a outra) ou uma formação de montanhas (quando as placas colidem, se comprimem e se erguem).

(UNICAMP) Rocha é um agregado natural composto por um ou vários minerais e, em alguns casos, resulta da acumulação de materiais orgânicos. As rochas são classificadas como ígneas metamórficas ou sedimentares.

a) Quais são os processos de formação das rochas metamórficas?

b) A Região Sul do Brasil destaca-se na produção de carvão mineral, que é extraído de rochas sedimentares do período Carbonífero. Que condições ambientais permitiram a acumulação desse material orgânico e que processos levaram à posterior formação do carvão mineral?

Resposta:

a) As rochas metamórficas podem ser formadas a partir de qualquer tipo de rocha, e resultam da ação dos denominados processos diagenéticos, fundamentalmente, elevadas pressões e temperaturas que ocorrem em grandes profundidades na crosta terrestre.

b) É necessária a acumulação dos restos orgânicos (florestas) em áreas rebaixadas, que permitem a lenta acumulação dos sedimentos, e na presença de água, que retarda a decomposição da matéria orgânica. Os pântanos são os locais típicos de formação do carvão. Após a acumulação, o material orgânico precisa ser soterrado por sedimentos e passar por processos diagenéticos (temperatura e pressão).

(UNESP) As extinções em massa que marcaram a história da Terra aconteceram em diferentes períodos geológicos.

Analise o texto e o quadro para responder a questão.

Texto

O sumiço de espécies é um fato da vida. Além das Big Five, como são conhecidas as cinco grandes extinções em massa do passado, nos dias de hoje é anunciada a Sexta Extinção, porque tem tudo para atingir dimensões comparáveis às das outras cinco grandes extinções em massa da história da Terra. Propício atentar a este problema, pois é o Ano Internacional da Biodiversidade.

Quadro
            (Reinaldo José Lopes. Unespciência, ano 1, n.º 7, abril de 2010. Texto e quadro adaptados.)

A partir do texto e do quadro, analise as afirmações.

I. Nas Big Five, os fatores que desencadearam a extinção em massa foram fenômenos astronômicos, geológicos com intensas rupções vulcânicas e a deriva dos continentes, associados a flutuações no nível do mar e mudanças climáticas.
II. Na Sexta Extinção, como é conhecido o atual momento, o principal fator que desencadeia este fenômeno é o aumento do número de terremotos e da atividade vulcânica no Círculo de Fogo do Pacífico.
III. Nas Big Five, as extinções em massa parecem não terem sido desencadeadas pela ação de seres vivos, principalmente por uma única espécie – o homem.
IV. A capacidade de recuperação da biodiversidade planetária é imensa. As Big Five ocorreram pela intervenção humana associada a eventos de impactos de meteoritos e intenso vulcanismo.

Estão corretas as afirmações

a) I, II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.

(UECE) O termo tectônica ou tectonismo designa

a) movimentos internos verticais e horizontais que deformam a litosfera.
b) processo que conduz ao derramamento de lavas na superfície da terra.
c) movimentos transgressivos e regressivos do nível do mar.
d) processo de desagregação física e química das rochas.

VESTIBULAR 2010

(FUVEST)

Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Província de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuízos materiais, além de ceifar vidas.
Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonésia, provocando mortes e danos materiais.

Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda:

a) Quais os principais fatores que geram atividades sísmicas no planeta?
b) Por que, no Brasil, as atividades sísmicas são, predominantemente, de baixa intensidade?

Resolução:

a) As ocorrências de atividades sísmicas relacionam-se aos deslocamentos de placas tectônicas. As placas tectônicas podem se deslocar basicamente de três formas: convergência, divergência e/ou transcorrência formando correntes magmáticas, resultantes de forças endógenas. São movimentos lentos e que acabam acumulando enormes quantidades de energia que periodicamente eclodem em ondas de choque resultando em terremotos ou, quando no leito marinho, em tsunamis (ondas gigantescas), para depois se acomodarem e reiniciarem o processo.

b) Qualquer área da crosta terrestre está sujeita a atividades sísmicas. A diferença está em sua intensidade. O território brasileiro encontra-se sobre a placa tectônica Sul-Americana na porção centro-leste em área de terrenos muito antigos, Pré-Cambrianos ou Arqueo-Proterozoico, consolidados sobre escudos cristalinos espessos que absorvem a pressão interna mais intensa, deixando surgir à superfície apenas os eventos de baixa magnitude. O Brasil fica distante da região de contato entre a placa Sul-Americana e a placa de Nazca com frequentes sismos de grande intensidade (Círculo do Fogo).  

(UFRGS) A figura a seguir representa processos associados à tectônica de placas


Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.

a) orogenia – subducção – movimentos convectivos 
b) orogenia – erosão – subducção 
c) dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos 
d) erosão – subducção – dobramentos modernos 
e) dobramentos modernos – erosão – subducção 

(FATEC) A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas
a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.
b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.
c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.
d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.
e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

(UFT) As placas tectônicas são grandes blocos de rochas que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma. Este por sua consistência fluída, possibilita o deslizamento dos continentes e consequentemente suas movimentações. Como provável consequência desta movimentação das placas tectônicas é que observamos a ocorrência do terremoto que atingiu o Chile no final de fevereiro de 2010. O mesmo chegou à magnitude de 8,8 graus na escala Richter, causando significativas perdas econômicas e de muitas vidas humanas. Na figura abaixo temos a representação das principais placas tectônicas que compõem o planeta e seus movimentos.


Fonte: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: 3 edição, 2006.


Na busca de explicações das causas do terremoto que atingiu o Chile, pode-se mencionar que

I. Ocorreu devido ao movimento convergente entre placas tectônicas que abrangem o país.
II. Ocorreu devido ao movimento divergente entre placas tectônicas que abrangem o país.
III. Ocorreu devido ao epicentro estar muito próximo do país.
IV. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas Pacífica e Sul Americana.
V. Ocorreu devido à interação entre as placas tectônicas de Nazca e Sul Americana.

Analisando o texto e a figura acima, são verdadeiras as assertativas

(a) I, IV e V
b) II, IV e V
c) I, III e V
d) II, III e V
e) I, II e IV

(PUCRS) Uma sequência de eventos naturais aconteceram no mundo recentemente, como, por exemplo, os terremotos no Haiti, no Chile, no México, na China e nas Filipinas e, ainda, a erupção de um vulcão na Islândia.

Quanto à formação do terremoto no Chile e à erupção do vulcão na Islândia, pode-se afirmar que ambos estão ligados a fenômenos que têm como causa, respectivamente,

a) o encontro de duas placas oceânicas – a subducção de uma placa continental com uma placa oceânica
b) o encontro da Placa de Cocos com a Placa Sul-Americana – a abertura da Dorsal Mesoatlântica
c) a subducção da Placa Pacífica – a obducção da Placa Atlântica
d) o encontro da Placa Pacífica com a Placa de Nazca – a abertura da Dorsal Atlântica
e) o encontro da Placa de Nazca com a Placa Sul-Americana – a formação da Dorsal num limite divergente de placas tectônicas

(UFOP) Recentemente, ocorreram diversos desastres naturais no planeta, entre os quais tremores de terra. Sobre esses cataclismos, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Os tremores decorrem das instabilidades associadas ao processo de evolução material e estrutural do planeta.
bOs tremores de 2010 foram sismos produzidos como efeito das atividades humanas, especialmente as relacionadas com a extração de minérios.
c) Os tremores de terra que ocorreram no Haiti e no Chile são decorrentes do movimento de falhas geológicas que existem nas duas regiões.
d) Os tremores verificados no Brasil são de baixa intensidade porque o território do país se localiza em uma região de estabilidade geológica.

(UNESP) Analise o mapa.


Os números representam as velocidades em cm/ano entre as placas, e as setas, os sentidos dos movimentos.

(Wilson Teixeira. Decifrando a Terra, 2008. Adaptado.)

Os terremotos que abalaram o Haiti, em janeiro e o Chile, em fevereiro, atingiram, respectivamente, 7,0 e 8,8 graus na escala Richter. A explicação para esses terremotos é o fato de que ambos os países

a) estão posicionados no centro das placas tectônicas.
b) estão localizados em áreas que raramente sofrem abalos sísmicos, o que torna esses eventos catastróficos.
c) estão situados nos limites convergentes entre placas tectônicas.
d) têm todo o território situado em arquipélagos formados por cadeias de montanhas vulcânicas submarinas.
e) estão em áreas de movimento de placas tectônicas divergentes.

(FUVEST) Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1º de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro.
Considere os seguintes eventos:

Evento 1. Surgimento do Homo sapiens.
Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico.
Evento 3. Declínio do Império Romano.
Evento 4. A colonização da América pelos europeus.

A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, no(s) dia(s)


Resposta: e

(UFAM) O texto abaixo é formado por trechos da obra de ficção cientifica, Viagem ao Centro da Terra
(1864), do escritor francês Júlio Verne, que narra as aventuras e mistérios pelo interior do planeta.
Toda a história do período hulheiro estava inscrita naquelas paredes escuras, e um geólogo poderia acompanhar com facilidade as diversas fases. Os leitos de carvão eram separados por extratos de grés ou de argila compactos e como que esmagados pelas camadas superiores.
Nessa era do mundo que precedeu a era secundária, a Terra foi recoberta por uma vegetação compacta em virtude do calor tropical e da umidade persistente. Uma atmosfera de vapores envolvia todo o globo, escondendo ainda os raios do sol.

http://www.triplov.com/walkyria/viagem_centro_terra/capitulo_20.htm - Acesso em: 10 set. 2009

O texto refere-se ao Período Carbonífero que aconteceu aproximadamente entre 360 a 286 milhões de anos durante a Era:

a) Mesozóica
b) Cenozóica
c) Proterozóica
d) Paleozóica
e) Pré-cambriana

(UFRO) Sobre as variações climáticas ao longo das eras geológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) O clima da terra sempre apresentou períodos glaciais e interglaciais.
(     ) O homem apareceu na superfície da terra na era Cenozóica, no Quaternário, em um período interglacial.
(     ) Os períodos glaciais são mais quentes que os interglaciais por apresentarem elevadas temperatura e umidade
         relativa.
(     ) Na era Paleozóica, ocorreu o desenvolvimento dos peixes e da vegetação durante a glaciação.
(     ) Antes do aparecimento do homem, a terra já apresentava mudanças climáticas naturais.

Assinale a seqüência correta.
a) V, F, F, F, V
b) F, V, V, F, F
c) V, F, F, V, V
dV, V, F, V, V
e) V, F, V, V, V

(ACAFE) “O terremoto e tsunami em Samoa e o ter-remoto da ilha Indonésia de Sumatra não têm relação, apesar de terem sido registrados no 'anel de fogo' do Pacífico”.


Os fenômenos citados têm relação com a Tectônica de Placas e apresenta uma série de características,exceto a da alternativa:

a) A solidificação do magma no interior da Terra, com a expansão de gases, foi responsá-vel pelos tremores e tsunami em Samoa e Su-matra.
b) A teoria das Placas Tectônicas aponta que os terremotos, o vulcanismo e os dobramentos têm relação com o movimento de placas que compõem a litosfera.
c) O “anel de fogo” do Pacífico corresponde às áreas de maior atividade sísmica do planeta, onde estão em contato placas tectônicas res-ponsáveis pelos terremotos e vulcanismo.
d) As placas tectônicas podem se movimen-tar de forma divergente, convergente ou “desli-zar” uma na outra, provocando os abalos sísmi-cos como os citados no enunciado.

(UNICAMP) O relevo cárstico ou karst refere-se predominantemente a feições subterrâneas, como cavernas. Observe a representação na figura a seguir e responda às questões:


a) Quais as condições básicas para o desenvolvimento do modelado cárstico?
b) Defina os nomes dos espeleotemas indicados na figura pelos números 1 e 2.

Resolução:

a) Para a formação de um modelado cárstico a presença de rochas friáveis (solúveis) em solos permeáveis é básica e precipitações em índices no mínimo moderados. A amplitude topográfica ou a altura da área acima do nível do mar deve ser elevada para permitir a livre circulação das águas subterrâneas.
b) O espeleotema indicado na figura pelo número 1 é uma coluna, e o indicado pelo numero 2, uma estalactite.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário