HISTÓRIA
Um ano após o descobrimento do Brasil, em 1501, Américo Vespucci chegou na Baía de Todos os Santos em 1º de novembro. Em 1549, a Baía foi nomeada pela coroa portuguesa como a capital brasileira e esta, com 25.000 habitantes.
A partir do século XVI, Salvador foi o maior porto brasileiro para a chegada de escravos africanos. Pela grande quantidade de africanos em sua região, Salvador adotou hábitos, costumes e tradições deste povo que hoje mostra a miscigenação entre povos de culturas distintas.
Em 1624, Salvador foi invadida por holandeses atraídos pelas riquezas da região e estes, permaneceram no poder durante 11 meses. Em 1763, perdeu seu posto de capital brasileira para o Rio de Janeiro mas, manteve preservando sua economia, história e cultura. Em 1808 abrigou a família real portuguesa.
Após a Independência do Brasil, a Bahia continuava em poder português, mas em 02 de julho de 1823 houve a última batalha onde as tropas portuguesas foram vencidas pelo exército nacional e esta data passou a ser comemorada todos os anos com intensa participação popular.
PONTOS TURÍSTICOS
Parque Dique do Tororó: Feito pelos escravos no período da invasão dos holandeses. É uma lagoa artificial que após uma reforma em 1998, ganhou área de lazer, anfiteatro ao ar livre, raias para remo, decks para pesca e outras atrações.
Elevador Lacerda: Inicialmente chamava-se Elevador Hidráulico da Conceição, liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Em 1930, passou por uma reforma onde ganhou uma ponte e uma nova torre.
Ilha de Frade: Nomeada Reserva Ecológica, a ilha possui 15 praias com águas tranquilas. Também pode-se contemplar a Mata Atlântica por longas caminhadas e trilhas pela mata
Ilha da Maré: Ilha primitiva onde seus habitantes vivem da pesca e do artesanato. O meio de locomoção permitido na ilha é o jegue, automóveis são proibidos.
Praia de Piatã: Praia de ondas serenas bastante frequentada por surfistas. Possui boa infra-estrutura com quadras de esportes e barracas.
Antiga Faculdade de Medicina, foi a primeira faculdade no Brasil. Em1905 foi destruída por um incêndio.
Associação Comercial da Bahia, construída no século XIX. É uma construção do estilo neoclássico inglês. Possui as inscrições de D. João VI rei de Portugal.
Catedral Basílica construída no início do século XVIII como o quarto templo jesuíta. É uma construção do estilo barroco luso-brasileiro que hoje abriga um museu com acervos dos séculos XVI ao XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário