Região do Entorno do Distrito Federal
Uma das consequências desse aumento populacional desordenado foi a disparidade socioeconômica entre o Distrito Federal e seus municípios vizinhos, fato que motivou os estados de Goiás e Minas Gerais, juntamente com o Distrito Federal, a criarem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).
A RIDE foi criada pela Lei Complementar n° 94, de 19 de fevereiro e regulamentada pelo Decreto n° 2.710, de 04 de agosto de 1998, alterada pelo Decreto n° 3.445, de 04 de maio de 2000. A RIDE é constituída pelo Distrito Federal, pelos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa, no Estado de Goiás, e de Unaí, Buritis e Cabeceira Grande, no Estado de Minas Gerais.
Entre os principais interesses de atuação da RIDE podemos destacar:
- infraestrutura;
- geração de empregos e capacitação profissional;
- saneamento básico;
- uso, parcelamento e ocupação do solo;
- transportes e sistema viário;
- proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
- saúde e assistência social;
- educação e cultura;
- combate às causas de pobreza e aos fatores de marginalização;
- telecomunicações;
- segurança pública.
A RIDE totaliza mais de 800 mil habitantes, além de Brasília que possui 2.570.160 habitantes. Os municípios mais populosos são, respectivamente: Luziânia (174.531), Águas Lindas de Goiás (159.378), Valparaíso de Goiás (132.982), Novo Gama (95.018) e Planaltina (81.649).
Nenhum comentário:
Postar um comentário