Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Queda de temperatura e neve no Sul podem ser questões de prova


Frio no Sul do país, temperaturas amenas no Centro, chuvas abundantes no Norte. Assim é o Brasil, que abriga sete diferentes tipos de clima em seu território. Com o registro de neve neste início de inverno, as diferenças climáticas do país têm grande possibilidade de pontuar as provas de geografia dos vestibulares do país.

A distância latitudinal do Brasil - que é a distância em graus, em direção ao norte ou ao sul do Equador a um lugar qualquer da superfície terrestre - é a principal responsável pelas diferenças climáticas no território nacional. 

“A temperatura diminui com o aumento da latitude. Quanto mais nos afastamos da linha do Equador, em direção aos polos, menor será a incidência dos raios solares”. Dentre os demais elementos que influenciam a formação de diferentes climas, estão a altitude, as massas de ar, a disposição do relevo e da vegetação, as correntes marítimas e a proximidade das cidades com o litoral. 

A influência do homem no clima também é uma questão que pode cair nas provas. Mas é preciso entender as diferenças entre mudanças climáticas naturais e aquelas provocadas pela ação humana. “Várias regiões da Terra por séculos e séculos passaram por mudanças climáticas. Se as mudanças que ocorreram no tempo durante o ano naquele determinado lugar se repetirem por pelo menos 30 anos consecutivos, daí diremos que o clima mudou”. As provas podem cobrar as alterações climáticas ocorridas nas últimas décadas e tentar apontar aí qual é a verdadeira participação do homem nessas mudanças. 

Conheça os climas do Brasil e suas características: 

Equatorial Úmido - temperaturas elevadas durante quase todo o ano, com média térmica acima dos 24ºC. Com chuvas abundantes no ano inteiro e índices pluviométricos acima de 2.500mm anuais. É o clima predominante na Região Amazônica. Exemplo: Manaus (AM) 

Equatorial Semi-úmido - temperaturas elevadas durante quase todo o ano, com média térmica acima dos 24ºC. Com chuvas o ano todo. É o clima encontrado na região norte. Exemplo: Machado (RR).

Tropical Semi-úmido - temperaturas elevadas durante o ano. Possui duas estações bem definidas, com índice pluviométrico em torno de 1.500mm anuais e chuvas concentradas no verão. O inverno é caracterizado pela seca. É o clima predominante no Brasil: abrange grande parte do Centro-Oeste, parte do Nordeste e faixas do Sudeste e Norte. Exemplo: Goiânia (GO) 

Tropical Úmido - (Tropical Atlântico) – clima característico do litoral sudeste e nordeste do Brasil. Apresenta elevadas temperaturas durante o ano com pluviosidade média anual acima de 1.500mm e chuvas concentradas no inverno. Exemplo: Salvador (BA). 

Tropical de Altitude - clima predominante nas áreas de maior altitude do sudeste brasileiro, ocasionando temperaturas amenas com médias térmicas em torno de 20ºC. Possui duas estações bem definidas, verão chuvoso e inverno seco com influência das massas de ar frias, vindas do Oceano Atlântico. Exemplo: Ouro Preto (MG). 

Semi-árido - clima quente com médias térmicas elevadas e baixo índice pluviométrico inferior a 800mm anuais, concentradas no inverno. Clima que caracteriza o interior nordestino. Exemplo: Juazeiro (BA). 

Subtropical - possui as quatro estações do ano bem definidas, com temperatura média em torno de 18ºC e chuvas bem distribuídas durante o ano sendo mais abundantes no verão. Este clima registra as maiores amplitudes térmicas do país e abrange a Região Sul. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida. Exemplo: Blumenau (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário