Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Energia Nuclear




O anúncio feito pela Alemanha de que até 2022 a potência vai abrir mão da atividade nuclear, confirmada após o acidente na usina japonesa de Fukushima, é tema certo nos próximos vestibulares. As desconfianças com a energia nuclear após o tsunami que atingiu o Japão vão influenciar nas provas. 

"O acidente no Japão e a consequente reflexão sobre os riscos de usinas nucleares levam a pensar em fontes alternativas. A partir daí, a conversão de energia térmica, eólica e outras em elétrica é uma abordagem interessante. Poderíamos pensar na primeira e segunda leis da termodinâmica e conservação da energia mecânica".
Já nas questões de geografia, pode ser abordado os altos e baixos vividos pela energia atômica. "Os choques do petróleo (1973 e 1979) levaram a uma aposta de que essa seria a energia que conduziria a Revolução Técnico-Científica. No entanto, com os acidentes dos anos 1980 (Three Mile Island e Chernobyl) e o fortalecimento do movimento ecológico, as atividades nucleares passaram a ser vistas com mais ceticismo. Ao longo da década de 1990 e do início do século 21, essa energia voltou a ser uma boa opção". 

A relação histórica entre Brasil e Alemanha igualmente merece atenção. "Nos anos 1970, o governo Geisel usou a crise do petróleo como pretexto para iniciar o projeto atômico brasileiro, com tecnologia fornecida pela Alemanha", diz, referindo-se ao Acordo Nuclear Brasil - Alemanha, firmado em 1975. A iniciativa energética, com intenções bélicas mascaradas, resultou na inauguração de Angra 1 alguns anos depois. 

Na produção de textos, os temas propostos deverão ir pelo mesmo caminho. As relações internacionais e históricas entre Brasil e Alemanha podem ser abordadas no teste de redação, principalmente após o anúncio do governo alemão de reavaliar a já prometida fiança bilionária para a construção de Angra 3. "Além disso, reflexões acerca do futuro do planeta, geração de energia sustentável - vantagens e desvantagens da usina nuclear, lixo atômico, crescimento sustentável - são seguramente possíveis temas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário