Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Erupção de vulcão chileno




Os aviões não decolaram, mas o assunto deve aterrissar nas provas de vestibular de todo o País. O vulcão chileno Puyehue, que provocou o cancelamento de voos em diversos países da América do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia, pode inspirar perguntas sobre a estrutura geológica da Terra.

Os detalhes da erupção do Puyehue não devem ser cobrados, mas servirão como pano de fundo para questões sobre a movimentação das placas tectônicas. "As provas podem perguntar o motivo de ter atividade vulcânica em certas áreas e em outras não, ou mesmo sobre tremores de terra". O motivo, é a interação das placas tectônicas, que recobrem o planeta. Quando ocorre alguma instabilidade, o magma rompe a superfície e traz prejuízos para os países. 

"É importante conhecer as áreas com mais ocorrência de vulcões, como o Círculo do Fogo no Pacífico, que engloba o Japão, vai até os Estados Unidos e desce pela Cordilheira dos Andes". Perguntas sobre a relação do Brasil com eventos geológicos semelhantes também têm grande chance de aparecer. Saber a razão pela qual o Brasil não possui vulcões nem abalos sísmicos, salvo raras exceções, é fundamental. "O Brasil não tem porque estamos longe das bordas da placa tectônica Sul Americana, o que nos protege também dos terremotos constantes". 

Os vulcões têm estágios. É por isso que, aparentemente sem motivo, um vulcão antes adormecido pode entrar em erupção. "Tudo depende da movimentação da crosta terrestre, que tem sempre o magma abaixo fazendo pressão. Não tem como prever quando isso vai acontecer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário