Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Rodada Doha é o principal elemento do comércio mundial

De fato, se trata das exaustivas negociações entre as maiores potências comerciais do mundo, com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais, focando o livre comércio. As negociações receberam o nome de “Doha”, capital do Qatar, pois foi nessa cidade que os países começaram a discutir a abertura do comércio mundial.

O principal problema da Rodada Doha, ou seja, do comércio mundial, é a preocupação de cada país na sua própria economia, esquecendo que o maior propósito de tudo isso é o combate à fome e o desenvolvimento dos países pobres.
Se as nações em desenvolvimento como Brasil e Índia querem que a UE (União Européia) e os EUA (Estados Unidos da América) diminuam os subsídios (impostos) aos produtos agrícolas estrangeiros, os países desenvolvidos querem em troca, a abertura aos produtos manufaturados europeus e americanos.
Todas essas questões foram grandemente discutidas nas rodadas em Cancun, Genebra, Paris e Hong Kong, porém até hoje não há um consenso mundial a respeito da abertura comercial.

Recentemente, o Brasil e a Índia, as principais potências comerciais em desenvolvimento, abandonaram as negociações da Rodada Doha, levando todo o mundo à frustração e à descrença a respeito da liberação do comércio mundial, já que os principais países realizarão eleições recentemente, adiando ainda mais as esperanças de negociações futuras.
Texto extraído de Tiago Dantas, Brasil Escola.com

As exportações brasileiras continuarão a crescer

...mesmo diante da crise nas negociações comerciais internacionais e da falta de acordos entre o Brasil e outros parceiros. Isso pelo menos é o que garante o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. "Não vamos ser catastrofistas. O comércio vai continuar", afirmou, ao deixar uma reunião com o diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
Amorim ressaltou que durante todo o período em que as crises na OMC ocorreram - foram as diferenças entre Brasil e Estados Unidos que impediram um acordo na Área de Livre Comércio das Américas (Alca) ou a ausência de um acordo entre Mercosul e União Européia - as exportação dos produtos brasileiros nos mercados internacionais continuaram aumentando.
Texto extraído de Jamil Chade,
Exportação continuará a crescer, mesmo sem acordo na OMC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário