Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Conheça os temas da atualidade que podem aparecer nas provas de vestibular

AS DICAS DE CADA DISCIPLINA
LÍNGUA PORTUGUESA
Os textos de interpretação abordam assuntos atuais e podem estar ligados ao tema da redação. Um aluno bem informado poderá interpretar os testes com mais facilidade. Para os testes gramaticais, que predominam nas provas, a dica é caprichar no estudo de crase, acentuação, concordância verbal e nominal, uso de pronomes relativos e o imperativo. Os verbos impessoais (haver e fazer) também merecem dedicação especial. Outra dica é o aportuguesamento de palavras estrangeiras.
LÍNGUA ESTRANGEIRA/INGLÊS
Nas provas de inglês há questões de gramática e de interpretação de textos. É preciso caprichar no vocabulário. Ele pode ser buscado em discos ou sites interessantes na Internet. Atenção para o emprego do gerúndio, da voz passiva dos verbos, com a correlação de tempos, com a cláusula if e com pronomes relativos e reflexivos. Segundo os professores, a question tag – pequena contração no final da frase – tem confundido muito os vestibulandos.
GEOGRAFIA
A prova de geografia exige do candidato maior conhecimento da realidade mundial. Seis pontos devem ser observados. O primeiro está ligado à questão agrária do Brasil. A estrutura fundiária e as principais áreas de conflito (destaque para o Pontal do Paranapanema, SP). O segundo ponto envolve as causas e conseqüências da desigualdade social e da violência urbana. A questão ambiental (degradação da natureza) e o desenvolvimento sustentável fazem parte do terceiro foco de estudos. Os outros três pontos são a globalização (blocos econômicos e as conseqüências para os países não-industrializados), o crescimento demográfico e os domínios morfoclimáticos (relação entre geologia, relevo, solo, hidrografia, vegetação e clima).
BIOLOGIA
Segundo os especialistas, não há como interpretar a prova de biologia. É preciso ficar atento à engenharia genética (transgênicos e a recente decodificação do genoma humano). A genética que envolve grupos sangüíneos (herança e sexo) é bastante cobrado nas provas, assim como as síndromes. Dentro da citologia, a relação organela celular e função, a divisão celular (mitose e meiose) e mecanismos de transporte pela membrana plasmática (osmose, difusão etc). Na botânica, atenção para o ciclo reprodutivo de pteridófitas e briófitas e para grupos vegetais como gimnospermas e angiospermas. Na fisiologia animal, a aposta é nos sistemas digestivo e circulatório. Na vegetal, a fotossíntese. Conceitos de ecologia como a relação ecológica, sucessão ecológica (cadeia e teia alimentar) e regiões biogeográficas são básicos.
FÍSICA
As provas de física privilegiam o raciocínio. As universidades fogem do modelo decoreba. Poucas questões exigem a aplicação de fórmulas e o trabalho braçal do candidato. O conhecimento do fenômeno físico representa 50% da prova. O restante será alcançado se o candidato conseguir relacionar as grandezas (energia cinética com velocidade, distância com tempo e etc). As questões aparecem ligadas a situações corriqueiras. A dica é desvendar o cotidiano: Como funciona o pára-raio? Por que meu chuveiro aquece mais ou menos a água? Por que a trajetória dos planetas é elíptica?
REDAÇÃO
Nas universidades privadas, a redação obedece a estrutura clássica, porque o tema é clássico. Ele está em consonância com a atualidade e para o que a sociedade está discutindo. A boa redação será aquela capaz de apresentar teses unidas a argumentos consistentes e, se possível, respaldados por exemplos. Para isso, é preciso buscar referenciais no pensamento de grandes cronistas, em editoriais de jornais e revistas, mas evitar idéias consagradas ou pré-fabricadas. Outro cuidado é não deixar de abordar os enfoques solicitados pela banca. Atenção para a gramática e o uso de gírias. Entre as apostas estão as olimpíadas, as eleições municipais e a solidariedade, no contexto das tecnologias de informação.
QUÍMICA
As provas de química abordam os assuntos do cotidiano. Os acidentes ecológicos são os preferidos das universidades, como o vazamento de óleo, ocorrido este ano na Baía de Guanabara, no Rio. O candidato deve estar preparado para responder sobre o que é o petróleo, por que o óleo não se mistura com a água e por que ele fica em cima da água. Produtos comuns como vinagre, sal de cozinha, fermento e soda cáustica também são freqüêntes nas provas. A dica é manter a calma diante de fórmulas enormes, porque geralmente a questão é banal.
HISTÓRIA
As questões costumam abranger todo o conteúdo e agregar assuntos da atualidade. Nas universidades mais tradicionais, o exame privilegia a história geral e a do Brasil. Dentro da história geral, a idade moderna e a contemporânea. Na história do Brasil, destaque para a república. O Rio Grande do Sul também aparece como destaque em algumas provas. Entre os assuntos atuais que o candidato poderá deparar no vestibular é com a crise política vivida este ano na América do Sul, principalmente pelo Chile e pelo Paraguai.
MATEMÁTICA
O inverno traz um alento ao vestibulando. As provas de matemática são mais acessíveis do que as de janeiro. A maioria das universidades procura ajustar as questões ao cotidiano calculando, por exemplo, a área de um terreno, de uma casa ou de um campo de futebol. Textos de jornais e revistas são reproduzidos e usados para cálculos de porcentagens. O perfil da matemática de inverno define uma estratégia para o candidato. O estudo não precisa entrar em particularidades da matéria. Assim, são recomendadas as principais figuras geométricas, definição e propriedades dos logaritmos e o domínio de funções.
LITERATURA
A tendência das provas de literatura de inverno – com exceção das que indicam leitura obrigatória – é focalizar momentos decisivos da formação da literatura brasileira como o Romantismo e o Modernismo (Semana de 22). Também não são esquecidos autores que formam os pilares da literatura do Brasil (Machado de Assis, Euclides da Cunha, Carlos Drumond de Andrade, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa). Destacam-se também os autores que fundam e sedimentam a literatura do Estado. O candidato não poderá deixar de lado as obras de Simões Lopes Neto, Erico Verissimo e Mario Quintana. É recomendável ainda uma revisão nas obras de Moacyr Scliar, Carlos Nejar e Luis Antônio Assis Brasil.
Fontes: Pólux Martins Gomes, Vitor Mandelle e Sérgius Gonzaga (Unificado), João Alberto Steffen (PVSinos), Luis Carvalho, Milton Simões e Nado Teixeira (Mauá), Gilberto Kaplan, Gustavo Piaia e Floriano Cunha (Universitário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário