Criei esta página com o objetivo de estar mais próximo dos meus alunos podendo atendê-los não só no que diz respeito ao conteúdo programático de GEOGRAFIA, como também criando novas alternativas culturais, educacionais, de lazer e esporte tornando a vida acadêmica mais alegre e produtiva. Sendo assim, esta página oferecerá também outras alternativas de serviços e curiosidades.
Geografia da Amizade
Geografia da Amizade Amizade...Amor: "Roque Schneider" |
Quem sou eu
- Vânia Schaffer
- Salvador, Bahia, Brazil
- Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
OS POVOS BRASILEIROS
A etnia mais representativa entre os que imigraram para o Brasil são os portugueses que, desde 1500, com a chegada de Cabral em terras brasileiras até a década de 1950, quando esse movimento migratório diminuiu, espalharam-se por todo o País. As cidades que acolheram maior quantidade de imigrantes lusitanos foram São Paulo e Rio de Janeiro.
ITALIANOS
Navio abarrotado de imigrantes italianos
A segunda etnia mais numerosa de imigrantes para o Brasil começou a chegar a partir da década de 1870, período em que a Itália enfrentava graves dificuldades nas áreas rurais por conta da crescente industrialização do norte desse país. Os italianos se instalaram principalmente em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, mas também foram recebidos em Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, onde existem importantes colônias de italianos e de seus descendentes.
ESPANHÓIS
Imigrante espanhol no comércio de ferro-velho em São Paulo, nos anos de 1950. Acervo Museu da Imigração - SP
Fugindo das dificuldades econômicas pelas quais a Espanha passava, os espanhóis começam a chegar em 1870, tendo intensificado o seu movimento migratório entre 1880 a 1890. Hoje figuram como a terceira etnia mais numerosa a migrar para o Brasil, tendo sua maior concentração no Estado de São Paulo.
ALEMÃES
Pintura retratando a chegada dos primeiros Imigrantes alemães ao Brasil, Rio Grande do Sul, 1824
As primeiras colônias de imigrantes alemães foram fundadas no Rio Grande do Sul. A primeira delas em 1824, onde hoje é a cidade de São Leopoldo. O objetivo era colonizar a região e desenvolver a agricultura. A imigração alemã se realizou de forma contínua por mais de um século (1824-1937). Após terem massacrado os caboclos na “guerra” do Contestado, após terem tomado posse de suas terras no acordo de limites com o Paraná em 1918 e encerrada a Primeira Guerra Mundial, o governo imperial e os governos locais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul deram início ao processo de colonização do Contestado e arredores. Tendo desterrado os caboclos brasileiros, ofereceram milhões de hectares a famílias de imigrantes europeus e a egressos de colônias mais antigas, a maioria era de origem alemã.
POLONESES
No final do século XVIII a Polônia sofreu diversas invasões da Rússia, Prússia e Áustria. Sua economia encontrava-se prejudicada pela concorrência dos cereais exportados pelos Estados Unidos e Canadá. Em razão desse cenário, mais de 3,6 milhões de poloneses migraram para outros países. Nesse período, o Brasil recebeu 100 mil poloneses que se estabeleceram, principalmente, no Paraná. Os poloneses que aqui vieram, o fizeram a convite do governo brasileiro que desejava ocupar as terras da região Sul do País, em especial aquelas que foram confiscadas dos caboclos brasileiros no acordo de limites, assinado em 1918, entre Santa Catarina e Paraná.
UCRANIANOS
Em 1891, chegaram ao Paraná os primeiros imigrantes ucranianos, atraídos pelas vantagens oferecidas pelo governo do Brasil e pelo desejo de escapar dos inúmeros conflitos que ocorriam em sua terra natal. Começaram se estabelecendo no Paraná e, em seguida, foram se fixando em terras catarinenses, gaúchas e paulistas. Esses imigrantes também foram beneficiados como a expulsão dos caboclos na região do Contestado.
JUDEUS
Família imigrante de origem judaica em São Paulo, na década de 1920 Acervo Museu da Imigração - SP
A constituição brasileira de 1891 permitiu o livre culto religioso no Brasil. Isso por si só já foi motivo para intensificar a imigração dessa etnia para o País. No entanto, após a ascensão do nazismo em 1933, os judeus procuraram se estabelecer nas Américas. Eles vieram de diversas partes do mundo, Marrocos, Polônia, Rússia, Turquia, Grécia e Alemanha e outros. No Brasil, habitaram as zonas urbanas e desenvolveram atividades ligadas a serviços comércio.
SÍRIOS E LIBANESES
As perseguições políticas ocasionadas pela dominação do Império Turco-Otomano, e as decorrentes dificuldades econômicas do final do século XIX, fizeram com que grandes grupos de sírios e libaneses fugissem de suas regiões de origem. No Brasil, ficaram conhecidos como “turcos”, denominação que não corresponde as suas origens, já que vieram da Síria e do Líbano.
JAPONESES
Os primeiros imigrantes japoneses (ao todo, 781 pessoas) que desembarcaram no país chegaram ao Porto de Santos em 1908, trazidos pelo navio Kasato-Maru, dando início à grande imigração japonesa, que se prolongou até a década de 50 e transformou o Brasil na nação com a maior população japonesa fora do Japão. Grande parte dos imigrantes japoneses se instalou no estado de São Paulo, mas há outros importantes núcleos no Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário