As cinzas vulcânicas são compostas de gases tóxicos e de partículas que
podem estragar a estrutura do avião, entupir a turbina e causar pane no motor.
As provas dos vestibulares e do ENEM costumam
cobrar questões contextualizadas, que exigem que o aluno esteja atualizado com
as notícias e acontecimentos mundiais.
Pensando nisso, vale a pena abordar um assunto
bastante comentado no ano de 2011, principalmente nos meses de maio e junho,
que foi o caos aéreo causado por erupções vulcânicas. Quanto a isso, muitos
pensam que os voos foram cancelados apenas em virtude da falta de visibilidade.
No entanto, um fato que poucos sabem é que as cinzas resultantes da erupção
vulcânica podem estragar as janelas dos aviões e suas demais estruturas. Além
disso, até mesmo as turbinas podem parar em pleno voo.
*Por dentro do assunto:
O vulcão Eyjafjallajokul, na Islândia, causou um
caos no sistema aéreo europeu. Em menos de um mês, a Espanha fechou 19
aeroportos por causa da nuvem de cinzas lançada pelo mesmo vulcão. Ele chegou a
expelir cinzas de até 9,1 mil metros de altura.
Até mesmo na Argentina e no Uruguai houve um caos
aéreo, com aeroportos paralisados em razão da nuvem de cinzas do vulcão chileno
Puyehue, que ofereceu risco ao tráfego aéreo. A Austrália, que também sofreu os
efeitos da nuvem vulcânica, teve atrasos em suas operações.
* Aspectos em destaque:
Esse tema é importante, pois tais problemas
afetaram várias áreas da sociedade mundial, sendo que a mais importante foi a
economia; uma vez que milhões de passageiros não puderam viajar e estima-se que
a indústria de aviação tenha sofrido prejuízos de quase US$ 6 bilhões.
Porém, outro aspecto relevante e que pode ser
cobrado nos vestibulares tanto na matéria de Química, como também em Geografia
e Biologia, é a constituição química das fumaças vulcânicas e quais riscos elas
oferecem para o ecossistema ao redor dessas áreas e para a saúde da população.
* Entendendo o conteúdo:
Os vulcões são aberturas no solo, que ficam
normalmente entre placas tectônicas, pelas quais sai o magma, que está em seu
interior, para a superfície da Terra. Esse magma é constituído de rochas
quentes em fusão, isto é, que estão passando do estado sólido para o líquido.
Pelos vulcões saem também gases, que serão abordados melhor mais para frente.
O magma pode ser de três formas: como poeira fina e
quente, como lava ou como grandes pedras vulcânicas. Isso acontece porque,
dependendo da temperatura e da composição química, a erupção pode se dar de
três modos básicos: efusiva, explosiva e mista.
Essa composição química – se é ácida ou básica – é
que determinará as características do magma, como a viscosidade e as condições
de expulsão dos gases existentes nele.
* Composição Química das Cinzas Vulcânicas:
A porção gasosa do magma contém compostos voláteis
tais como o dióxido de carbono (CO2) e o gás sulfídrico (H2S). Este é altamente
tóxico, forma misturas explosivas com o ar e ataca o aço e selos de borracha
rapidamente.
Porém, os principais constituintes dessa fumaça
são:
• Vapor de água (H2O(V));
• Poeira, e;
• O principal vilão, o enxofre (S).
Esse último elemento é agressivo à saúde tanto das
pessoas, quanto dos animais e vegetais. Seus compostos são muito ácidos, como o
dióxido de enxofre (SO2), que compõe uma rocha magmática típica com um teor que
varia de 35% a 75 %.
Esse gás pode gerar ácido sulfúrico (H2SO4). Isso
ocorre quando ele é oxidado, formando o trióxido de enxofre (SO3). Esse, por
sua vez, sofre uma reação com a água, formando então uma solução aquosa de
ácido sulfúrico, conforme mostrado pelas reações abaixo:
Por conter enxofre, a fumaça pode causar irritação
nos olhos, intoxicação respiratória e até inflamação nos brônquios.
* Consequências de se voar durante esses fenômenos:
Entendendo a composição química das cinzas
vulcânicas, fica mais fácil de ver o que ocorreria se um avião tivesse que
atravessar uma dessas nuvens:
• As partículas das cinzas vulcânicas entrariam em
uma turbina, acumulando-se, e seu material derretido entupiria o motor,
travando a turbina;
• Haveria riscos de explosão em razão da presença
de faíscas e dos gases citados anteriormente;
• O avião seria atingido pela poeira;
• O enxofre adentraria o avião, inclusive a cabine
de comando, forçando os tripulantes a usar máscaras de oxigênio;
• As vidraças seriam quebradas;
• Causaria grande prejuízo econômico para a empresa
aérea, pois a turbina ficaria inutilizada. Mesmo se ela voltasse a funcionar,
passaria a gastar muito mais combustível;
• Os motores danificados seriam jogados fora, mesmo
representando um terço do custo total do avião.
Turbina do avião 747 da British Airways, que ficou totalmente
danificada após passar por cinzas vulcânica
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