Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

domingo, 4 de setembro de 2011

A DIMENSÃO GLOBAL DE ALGUNS PROBLEMAS AMBIENTAIS. VESTIBULAR 2011 e 2010


VESTIBULAR 2011

(UNESP) 

Description: Descrição: 100603_OK.WMF

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover
a) a indústria pesada.  
b) o setor terciário.  
ca irrigação de lavouras.  
d) a zona urbana.  
e) o complexo industrial.  

(PUCPR) Monumentos históricos e outras construções são atingidos pela _______________________, fenômeno que ocorre especialmente nas grandes cidades, nas quais existe grande concentração de indústrias e veículos automotores ou ainda onde se localizam usinas termoelétricas.

A lacuna acima é CORRETAMENTE preenchida com:

a) Inversão térmica.
b) Aurora boreal.
c) Chuva ácida.
d) Cinzas vulcânicas.
e) Enchentes de outono.

(UFPA) A busca descontrolada do crescimento econômico pelas sociedades contemporâneas tem gerado o agravamento dos problemas socioambientais no planeta. Sobre esses impactos é correto afirmar que:

a) a proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos.
b) o incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate o aquecimento global.
c) o crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens.
d) as políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta.
e) o processo de desertificação no planeta, intensificado pelas atividades econômicas, preserva os cursos de água e a vegetação ribeirinha presente nas estepes tropicais.

(UFRR) O IPCC (Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas globais) é um órgão da ONU criado em 1988 especificamente para estudos das mudanças climáticas. Em seu 4º relatório (2001), o IPCC identificou modificações significativas dos sistemas físicos, tais como recuo de geleiras, alterações no regime hidrológico de rios, lagos e oceanos.
Também foram verificadas alterações nos sistemas biológicos, como modificação do comportamento dos animais e nos ciclos naturais das espécies vegetais. As mudanças físicas e biológicas identificadas foram interpretadas pelo IPCC como:

a) O resultado do aumento da temperatura global causada pela expansão progressiva da calota de gelo nos últimos vinte anos, que reduziu a temperatura da água do mar a afetou a distribuição das massas de ar no planeta;
b) O resultado do desmatamento e queimadas das florestas tropicais, que modificaram a distribuição das chuvas no globo;
cO resultado do aumento das concentrações antrópicas dos gases do efeito estufa na atmosfera, causando a progressiva elevação das temperaturas no globo;
d) O resultado do fenômeno “el hijo” atuando em escala global;
e) A redução das concentrações dos gases do efeito estufa na atmosfera, o que aumentou a incidência de raios ultravioleta, afetando plantas e animais na superfície terrestre.

(PUCGO) Os problemas referentes ao meio ambiente e à sua preservação estão entre as principais preocupações dos governos e das sociedades em geral. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:

a ) O aquecimento global é o maior e o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado, promovendo fenômenos como El Niño e La Nina, que provocam alterações no comportamento das chuvas tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte.
b ) O buraco na camada de ozônio, provocado pela poluição de metais pesados liberados pela queima de combustíveis fósseis, é outro elemento que tem contribuído para o aquecimento global.
c) A criação de gado contribui também para o aquecimento global, por meio da liberação de metano gerada pelo processo digestivo deste animal. Desse modo, o Brasil contribui significativamente com a emissão deste gás, já que está entre os maiores produtores de carne bovina do planeta.
d) Apesar da complexidade dos problemas ambientais e da diversidade de componentes interatuantes, há um certo consenso na comunidade científica de que, ao contrário do que se pensava há tempos, as
mudanças do uso da terra têm efeito mínimo sobre o aquecimento global.

(UECE) Tratando-se de assuntos pertinentes às mudanças climáticas, aquecimento global e desenvolvimento sustentável e outros temas relacionados ao equilíbrio global, assinale a afirmação verdadeira.
a) O desenvolvimento sustentável é um processo exclusivo de crescimento econômico sem implicações na melhoria das condições sociais.
b) O aquecimento global motivado pelo efeito estufa decorre da emissão de gases e aumento da concentração de CO2 na atmosfera, contribuindo para as mudanças climáticas.
c) As mudanças que se pronunciam não tenderão a repercutir na ocorrência de transgressões ou de regressões marinhas.
d) O desenvolvimento sustentável requer, de modo exclusivo, a preservação da natureza e a intocabilidade e manutenção da qualidade dos recursos naturais.

(UERJ) As florestas contribuem com a fixação de parte do carbono atmosférico do planeta, amenizando o processo do aquecimento global. As queimadas realizadas nessas formações vegetais, contudo, possuem o efeito inverso, agravando esse processo.


Identifique os dois tipos de formações florestais com maior potencial para amenizar o aquecimento global. Em seguida, aponte uma característica das espécies arbóreas encontradas em cada uma dessas duas formações.

Resposta:

Floresta Equatorial Amazônica e uma das características:
- folhas perenes
- árvores com folhas largas ou latifoliadas
- plantas adaptadas ao excesso de umidade
- floresta densa, com vários andares e sem vegetação rasteira
- vegetação heterogênea, com grande diversidade de espécies

Floresta boreal, de coníferas ou taiga e uma das características:

- folhas perenes
- plantas adaptadas a longos períodos frios e secos
- árvores com folhas em formato de agulha ou aciculifoliadas
- vegetação homogênea, com pequena diversidade de espécies
- floresta aberta, com presença de vegetação rasteira entre as árvores

VESTIBULAR 2010

(UFOP)


Considerando o enunciado e observando as fotos apresentadas, assinale a alternativa que apresenta uma atitude INCORRETA do ponto de vista da sustentabilidade.

a) Aplicar medidas mitigadoras dos impactos gerados pela atividade.
b) Recuperar a paisagem e recompor o solo de áreas mineradas.
c) Impedir a mineração em áreas de conservação como florestas.
dLançar os rejeitos líquidos e sólidos na rede hidrográfica regional.

(UEMG)
NOVA TENTATIVA
Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas
2 graus mais quente do que em 1900.


Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.

 Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009

Com base nas informações deste texto e nos seus conhecimentos sobre o fenômeno do aquecimento global, está CORRETO o que se afirma na alternativa:

a) O Protocolo de Kyoto foi uma tentativa de estabelecer a redução dos gases causadores do efeito estufa nos países subdesenvolvidos.
b) A oposição contra um acordo antipoluição vem agora de um grupo de nações emergentes, que estão em desenvolvimento.
c) A China resiste ao acordo, pois é um país que apresenta baixos índices de emissão de gases causadores do efeito estufa.
d) Os Estados Unidos fizeram uma promessa de reduzir, ainda nesta década, 80% dos gases lançados na atmosfera.

(FEI) Para responder à questão, analise a tabela a seguir sobre a emissão anual de Gases de Efeito Estufa (GEEs):

Fonte: United Nations Statistics Division, Millennium Development Goals indicators: Carbon dioxide emissions (CO2), thousand metric tons of CO2 (collected by CDIAC).

De acordo com a tabela, assinale a alternativa que expõe corretamente posição dos países no ranking global anual de emissões de CO2 antropogênico:

a) 1º-EUA, 2º-Brasil, 3º-China, 4º-Rússia, 5º-Japão e 6º-Alemanha.
b) 1º-EUA, 2º-Rússia, 3º-China, 4º-Japão, 5º-Índia e 6º-Alemanha.
c) 1º-China, 2º-EUA, 3º-Rússia, 4º-Índia, 5º-Japão e 6º-Alemanha.
d) 1º-China, 2º-Brasil, 3º-EUA, 4º-Índia, 5º-Alemanha e 6º-Arábia Saudita.
e) 1º-EUA, 2º-China, 3º-Rússia, 4º-Índia, 5º-Alemanha e 6º-Arábia Saudita.

(UNESP) Muitas espécies no mundo estão ameaçadas de extinção. Esse fato também se deve

I. à destruição dos hábitats naturais pelos homens.
II. à poluição das águas doces e marinhas.
III. à elevação da temperatura das águas oceânicas.
IV. ao aumento da acidez das águas oceânicas pela elevação dos níveis de CO2.
V. à localização de ilhas de calor sobre áreas agricultáveis.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II, III e IV.
b) I, II, IV e V.
d) III e IV.
e) II, III e V.
e) I, IV e V.

(MACKENZIE-SP)
I
Na Conferência sobre Mudanças Climáticas, ocorrida em Poznan, na Polônia, em dezembro de 2008, a atitude do governo brasileiro foi elogiada ao apresentar um plano que tem como meta principal a diminuição gradativa da taxa de desflorestamento no país, até chegar ao patamar de 5.000 km2 em 2017, acompanhada de medidas de reflorestamento que chegaria a aproximadamente 55.000 km2 em 2020.

II
Em 03 de agosto de 2009, o Ministério de Minas e Energia do Brasil publicou, no Diário Oficial da União, o Plano Decenal de Energia, que traça as perspectivas para o setor, duplicando o parque termelétrico do país, criando, entre 2008 a 2017, 82 novas usinas, com potência total de 15.305 MW, sendo 68 delas movidas com combustíveis fósseis.

Analisando I e II, assinale a alternativa correta.

a) Ambas abordam temáticas diferentes. A afirmativa I refere-se às questões da preocupação com o aquecimento global e a afirmativa II faz menções à política de racionamento de energia.
b) As afirmativas se complementam. As medidas adotadas na afirmativa I têm como meta minimizar a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e o reflorestamento irá abastecer o parque termelétrico descrito na afirmativa II.
c) As afirmativas se contrapõem. A afirmativa I descreve a preocupação do governo brasileiro, levando a assumir metas de redução do desmatamento e, indiretamente, das emissões de CO2 e a afirmativa II descreve uma prática equivocada de produção de energia, uma vez que os combustíveis fósseis são extremamente poluentes.
d) As afirmativas abordam a mesma temática. Ambas descrevem as medidas recentes adotadas pelo governo brasileiro em não aumentar a emissão de CO2 na atmosfera.
e) As afirmativas tratam de temáticas independentes. A afirmativa I refere-se às mudanças climáticas no território brasileiro e a afirmativa II destaca a necessidade de alterar a matriz energética do país.

(UERJ)

A comparação entre os gráficos permite associar as mudanças na rede de transporte aos seus impactos ambientais.

A principal consequência sobre o meio ambiente resultante dos investimentos na matriz de transportes da União Europeia entre 1970 e 2004 é:

a) agravamento do aquecimento global
b) acentuação do fenômeno da Ilha de Calor
c) aceleração do processo de desmatamento
d) aumento da destruição do ozônio estratosférico

(UEL) Observe a figura a seguir:

Description: Desertifica%C3%A7%C3%A3o
Solo após processo de desertificação

Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2009.)

Sobre o processo de desertificação, é correto afirmar:
a) Muito embora nas últimas décadas venha diminuindo significativamente o processo de desertificação no mundo, no Brasil tal processo vem aumentando, atingindo várias regiões, principalmente as áreas litorâneas.
b) Quando derivado da ação humana, o processo de desertificação decorre principalmente da substituição da vegetação original por outros cultivos de subsistência.
c) A desertificação é um fenômeno que transforma, por meio da ação humana ou por processo natural, determinado solo em deserto, causando vários tipos de problemas.
d) Com a formação de áreas áridas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, causando vários problemas e dificuldades no setor produtivo das regiões em que ocorre.
e) Muito embora o processo cause empobrecimento do solo, devido às técnicas avançadas de cultivo, o desenvolvimento da agricultura e a consequente produção de alimentos acaba não sendo afetada.

(UFRO) Sobre chuva ácida, analise as afirmativas.

I - É um dos principais problemas ambientais nos países industrializados, formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis.
II - É composta por diversos ácidos como óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre que provocam danos no solo, nas plantas, nas construções históricas, nos animais marinhos e terrestres.
III - Nas décadas de 70 e 80 do século XX, na cidade de Cubatão, litoral de São Paulo, provocou muitos danos ao meio ambiente, com casos de crianças que nasceram com defeitos físicos.
IV - Pode ocorrer em áreas afastadas dos centros industriais poluidores devido à circulação da atmosfera.

Estão corretas as afirmativas
a) I, II e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
cI, II, III e IV.
d) II, III e IV, apenas.
e) I e II, apenas.

(PUCPR) Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4°C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa.

Fonte: Folha de S. Paulo, 28/09/2009.

Avalie as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:

I. Se parte da Amazônia morrer por causa de uma seca, isso exporá o solo e liberará mais carbono, o que pode contribuir com o aquecimento da Terra. Esse efeito é chamado de ciclo do carbono.
II. O degelo da calota polar proporcionará, à luz do sol, uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global.
III. A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Esse degelo é causado pelo aquecimento global, pois a camada de CO2 impede que parte da radiação solar que chega à Terra volte ao espaço e se disperse.
IV. A energia utilizada pelas indústrias do mundo não é limpa. 85% do que elas consomem está relacionado à queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral. No entanto, essa queima
já é retirada do ar por uma tecnologia chamada CCS (sigla em inglês para a captura e armazenamento do carbono), o que reduz em 10% os índices de poluição lançados pela indústria mundial. Essa tecnologia é protagonista, como agente inibidor, do aquecimento global.

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
c) Apenas a assertiva I está correta.
d) Todas as assertivas estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.

 (PUCRIO)


www.politicalcartoons.com

Um problema ambiental e seu efeito sobre a Terra, diretamente relacionados à charge, estão corretamente apresentados na opção:
a) A destruição da camada de ozônio pelo despejo de resíduos de CFC nos mares, rios e lagos promove a contaminação das águas, a perda da biodiversidade e alterações na dinâmica das massas de ar.
b) O acúmulo de enxofre e metano pela fertilização dos solos e a expansão das queimadas contaminam os lençóis freáticos, provocando a alteração do ecossistema de rios, lagos e mares e a destruição de florestas.
c) A intensificação do efeito estufa, decorrente da queima de combustíveis fósseis pelas indústrias, resulta em efeitos sobre a dinâmica das chuvas e dos ventos, além de alterar os níveis dos oceanos e extinguir espécies.
d) A formação de ilhas de calor, como decorrência do acúmulo de energia nas superfícies impermeabilizadas, reduz os efeitos da radiação solar sobre a superfície terrestre e aumenta gradativamente a umidade relativa do ar.
e) O aumento no uso de produtos químicos destinados a melhorar a produtividade da agricultura resulta na contaminação do solo, poluição dos mananciais de água e alteração da cadeia alimentar de pragas e predadores.

(UNESP) O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e água em suspensão na atmosfera que garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e da vida. O efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocado pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm a capacidade de absorver calor.

Qual das ações a seguir seria mais viável para minimizar o efeito acelerado do aquecimento global provocado pelas atividades do homem moderno?

a) Redução dos investimentos no uso de tecnologias voltada para a captura e sequestro de carbono.
b) Aumento da produção de energia derivada de fontes alternativas, como o xisto pirobetuminoso e os micro-organismos manipulados geneticamente.
c) Reduzir o crescimento populacional e aumentar a construção de usinas termelétricas.
d) Reflorestamento maciço em áreas devastadas e o consumo de produtos que não contenham CFCs (clorofluorcarbonetos).
e) Criação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Brasil e do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) pelos EUA.

(FATEC) Foram necessários bilhões de anos, com uma complexidade e uma evolução irrepetíveis, para construir o patrimônio biológico de uma única espécie; nos próximos decênios, a intervenção do homem será responsável pelo desaparecimento de uma espécie viva a cada quarto de hora. Mas a cultura ecológica permanece à margem da política e da cultura oficial. No máximo toma-se posição, no discurso, a favor do meio ambiente, mas quando os problemas ambientais opõem-se às vantagens econômicas e à manutenção do emprego dentro da estrutura social existente, a tendência sempre é de minimizar a gravidade das consequências que recairão sobre as vidas futuras. O principal ponto a discutir hoje é o crescimento material sem limites nem objetivos. Para isso, é preciso rediscutir as relações de produção e trabalho, mas também o quê, como, onde, quando produzir etc.

(TIEZZI, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos. São Paulo: Nobel, 1988. Adaptado.)

Conforme as ideias do texto, é correto afirmar que

a) o crescimento sustentável é possível conservando-se os padrões de produção, emprego e consumo atuais.
b) os ritmos biológicos e geológicos são mais rápidos que os ritmos da produção capitalista de mercadorias.
c) a sociedade superdimensiona os problemas ecológicos para poder reduzir os empregos dos trabalhadores.
d) o crescimento desenfreado tem de ser reavaliado para decidirmos novas bases para nosso modo de vida.
e) a gravidade do problema ecológico é levada a sério na prática dos Estados e da maior parte da sociedade.

(UNICAMP) Uma das definições de desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

(Adaptado de http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/)

a) O solo é um recurso fundamental para a subsistência da população mundial. Que práticas de conservação do solo podem garantir sua preservação para as gerações futuras?
b) Segundo o INPE, nos últimos meses de novembro, dezembro e janeiro, foram registrados, na Amazônia Legal, 754 km² de desmatamentos por corte raso ou degradação progressiva. Indique o principal objetivo desse desmatamento e as consequências ambientais dessa ação.

Resolução

a) Rotação de culturas, plantio em curvas de nível, terraceamento, plantio direto, adubação orgânica, implementos agrícolas mais leves, redução das queimadas, redução do uso de agrotóxico

b) O principal objetivo desse desmatamento é a abertura de clareiras para a atividade agropecuária, extração de madeira, áreas de produção mineral, infraestrutura de transporte e hidroletricidade. As principais consequencias são: redução da biodiversidade, degradação do solo, erosão, assoreamento dos rios, alteração de microclima, aquecimento global, emissão de gás carbônico.

 (PUCPR) Entre os principais efeitos causados pela devastação ambiental do Planeta Terra, podemos apontar o risco de escassez de água doce. Pesquisas indicam que, além da poluição das águas superficiais, as "causas antrópicas", ou seja, as atividades humanas vêm provocando também a contaminação das águas subterrâneas.

O(s) principal(is) foco(s) de contaminação das águas subterrâneas é (são), EXCETO:

a) Emissão de gases tóxicos.
b) Lixões e cemitérios.
c) Postos de gasolina e fossas.
d) Agrotóxicos e fertilizantes.
e) Rejeitos e aterros industriais.

(PUCPR) Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4°C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: Folha de S. Paulo, 28/09/2009.

Avalie as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA:

I. Se parte da Amazônia morrer por causa de uma seca, isso exporá o solo e liberará mais carbono, o que pode contribuir com o aquecimento da Terra. Esse efeito é chamado de ciclo do carbono.
II. O degelo da calota polar proporcionará, à luz do sol, uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global.
III. A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Esse degelo é causado pelo aquecimento global, pois a camada de CO2 impede que parte da radiação solar que chega à Terra volte ao espaço e se disperse.
IV. A energia utilizada pelas indústrias do mundo não é limpa. 85% do que elas consomem está relacionado à queima de combustíveis fósseis como o carvão mineral. No entanto, essa queima já é retirada do ar por uma tecnologia chamada CCS (sigla em inglês para a captura e armazenamento do carbono), o que reduz em 10% os índices de poluição lançados pela indústria mundial. Essa tecnologia é protagonista, como agente inibidor, do aquecimento global.

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. 
b) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
c) Apenas a assertiva I está correta. 
d) Todas as assertivas estão corretas. 
e) Apenas a assertiva II está correta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário