Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Já houve tentativas de paz entre Israel e Palestina?

Sim, e a mais importante foi realizada há 20 anos, em setembro de 1993, durante um encontro histórico na Casa Branca. O conflito começou no início do século 20, quando judeus começaram a comprar terras na Palestina. Nos anos 1930, 170 mil judeus já viviam na região, e os desentendimentos começaram a surgir. Em 1948, após o fim da 2ª Guerra Mundial, esse grupo formou um novo país, Israel, e o espaço palestino foi ficando cada vez menor - eles passaram a ocupar pedaços estreitos e separados de território, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Isso desencadeou o conflito entre as duas etnias. Em junho de 1967, aconteceu a Guerra dos Seis Dias, o primeiro confronto armado.
Conflito sem sim
Conheça os principais acordos de paz feitos na briga por território
1. Em 1967: A Guerra dos Seis Dias resultou em várias áreas palestinas ocupadas por tropas israelenses. Uma resolução do Conselho de Segurança da ONU estabeleceu que elas deveriam deixar essas áreas, o que foi cumprido apenas parcialmente. Mesmo assim, surgia o método que ainda hoje guia as tentativas de acordo entre Israel e Palestina: a troca de terra por paz.
2. Em 1993: Após 26 anos de tentativas frustradas, um acordo foi assinado em 13 de setembro de 1993, em Washington. O encontro reuniu o presidente dos EUA Bill Clinton, o líder da Organização para a Libertação da Palestina Yasser Arafat e o premiê israelense Yitzhak Rabin. Um ano depois, Rabin foi assassinado e seu sucessor recuou em vários dos compromissos firmados.
3.Em  2000: O acordo de Camp David, de 2000, foi firmado entre Clinton, Arafat e o então premiê de Israel, Ehud Barak. Israel ofereceu a Faixa de Gaza e parte da Cisjordânia, mas não abriu mão de algumas áreas. Já os palestinos queriam a reversão total das fronteiras antes da guerra de 1967. O novo impasse ajudou a dar início à segunda Intifada, o levante armado palestino.
4. Em 2007: A partir de 2002, um bloco diplomático encabeçado pela ONU tentou convencer os dois lados a dialogar. O resultado foi a Conferência de Annapolis, de 2007, que reuniu o premiê israelense Ehud Olmert e o presidente da OLP Mahmoud Abbas. Mas o grupo palestino Hamas, que tinha acabado de ocupar Gaza, declarou que não apoiaria nenhuma decisão.

Fonte: Revista Mundo Estranho – da Ed. Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário