Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estações do Ano, Solstícios, Equinócios. Pontos Antípodas, Perieco e Anteco.

Estações do Ano

As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício, que veremos a seguir (Figura abaixo).

Para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície terrestre, toma-se como ponto de referência a linha do Equador.
As estações do ano estão diretamente relacionadas ao desenvolvimento das atividades humanas, como a agricultura e a pecuária. Além disso, determinam os tipos de vegetação e clima de todas as regiões da Terra. E são opostas em relação aos dois hemisférios do planeta (Norte e Sul).
Quando no hemisfério Norte é inverno, no hemisfério Sul é verão. Da mesma maneira, quando for primavera em um dos hemisférios, será outono no outro. Isso ocorre justamente em função da posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período, o que determina a quantidade de irradiação solar que está recebendo.
Durante o inverno, as noites são tanto mais longas quanto mais o Sol se afasta da linha do Equador. É esse afastamento que faz as temperaturas diminuírem. Já durante o verão, os dias são tanto mais longos quanto mais o Sol se aproxima da linha do Equador e dos trópicos. Por isso, as temperaturas se elevam. No outono e na primavera, os dias e as noites têm a mesma duração.
Equinócio
No dia 21 de março, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a linha do Equador, tendo o dia e a noite a mesma duração na maior parte dos lugares da Terra. Daí o nome "equinócio" (noites iguais aos dias). Nesse dia, no hemisfério norte, é o equinócio de primavera - e no hemisfério sul, o equinócio de outono.
No dia 23 de setembro, ocorre o contrário: é o equinócio de primavera no hemisfério sul - e o equinócio de outono no hemisfério norte.
Solstício
Os solstícios ocorrem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro. No dia 21 de junho, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o trópico de Câncer, situado a 23o 27, 30, no hemisfério norte. Nesse momento ocorre o solstício de verão nesse hemisfério. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que marcam o início do verão.
Enquanto isto, no hemisfério sul, acontece o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano, marcando o início da estação fria.
no dia 21 de dezembro os raios solares estão exatamente perpendiculares ao trópico de Capricórnio, situado a 23o 27, 30,,, no hemisfério sul. É o solstício de verão no hemisfério sul. Nesse dia, a parte sul do planeta está recebendo maior quantidade de luz solar que a parte norte, propiciando o dia mais longo do ano e o início do verão. No hemisfério norte, acontece a noite mais longa do ano. É o início do inverno.
Vale ressaltar que as datas utilizadas na determinação do começo e do final de cada estação do ano (21/3; 21/6; 23/9; 21/12) são convencionais. Foram selecionadas para efeito prático, pois, na verdade, a interferência de diversos fatores tende a alterar esses dias, para mais ou para menos, a cada determinado período de tempo.
A estação se inicia, verdadeiramente, quando o planeta Terra e o Sol estão numa posição em que os raios solares incidem perpendicularmente a linha do Equador (primavera e outono) ou a um dos trópicos (verão e inverno).
Pontos Antípodas, Perieco e Anteco.
Antípoda ( Latitudes e longitudes contrárias)
-Significa literalmente "pés opostos". Em Geografia, o uso é comum para as coordenadas geográficas. É usada para representar o ponto oposto de um meridiano ou paralelo qualquer.
-EX: O Meridiano de Greenwich tem como antípoda a Linha Internacional da Data.
CIDADE BRASILEIRA – Fortaleza - DISTÂNCIA (KM) - 20 037,38
LOCAL ANTÍPODA - Trecho do oceano Pacífico ao norte de Papua-Nova Guiné.
Antípoda: é o que ou quem se encontra em local diametralmente oposto, isto é, a vertical do lugar que passa pelo centro da Terra é comum para os dois, ou ainda, o Zénite de um é o Nadir do outro. Exemplo: «A vive no Polo Norte. B vive no Polo Sul.»
PERIECO ( Mesma latitude e Longitude diferente)
Perieco: Designação que tomam os habitantes de um lugar da superfície terrestre em relação aos de outro, quando estes lugares ficam na intersecção de um mesmo meridiano com um mesmo paralelo, isto é, quando têm igual latitude e as longitudes respectivas diferem de 180º.
Exemplo: «A vive à longitude de 9º W e à latitude de 38º N. B vive à longitude de 171º E e à latitude de 38º N.»
ANTECO ( Latitudes opostas e longitudes idênticas) Anteco: diz-se de quem ou do que, em relação a outra pessoa ou local, vive ou está no mesmo meridiano, mas em hemisférios diferentes e à mesma distância do equador.
Distâncias da Terra em relação ao SOL.
AFÉLIO= É A FASE EM QUE O PLANETA TERRA ALCANÇA A MÁXIMA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO SOL. OU SEJA, O PLANETA FICA UM POUCO MAIS AFASTADO DA ÓRBITA DO SOL. Aproximadamente 152.000.000 Km.
PERIÉLIO= É A FASE EM QUE O PLANETA TERRA ALCANÇA A MÍNIMA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO AO SOL. OU SEJA, O PLANETA FICA UM POUCO MAIS PRÓXIMO DA ÓRBITA DO SOL. A aproximadamente 147.000.000 Km.








Um comentário: