Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hoje em dia todos nós ouvimos falar na palavra “sustentabilidade”. Mas será que na prática ela está sendo tão usada quanto na teoria?

Para muitas pessoas a sustentabilidade ainda não é uma realidade. Por isso, separamos aqui algumas atitudes que podem chamar a atenção de todos para cuidarem do nosso planeta com todo o carinho, pensando não só na nossa geração, mas também nas gerações futuras. Confiram:

1. Sustentabilidade é palavra chave para garantir um futuro melhor, tanto para nós, quanto para os nossos filhos, netos e bisnetos. Se quisermos que isso aconteça, devemos começar desde já.

2. O excesso de consumo, acarreta na geração de mais produtos – muitas das vezes sem diferença alguma dos existentes, aumentando mais a quantidade de resíduo derivado de tal comportamento. Atitudes sustentáveis geram economia, responsabilidade social e ambiental.

3. Consumir de maneira consciente, procurando saber a procedência dos produtos, optando por marcas com Selo Verde, Linha Branca e/ ou Certificações como ISO 14001, 9001, etc.

4. Recicle. Reutilize. Reaproveite. Aplique esses R’s em tudo que puder e espalhe essa ideia.

5. Independente de ser por doação, voluntariado ou assistencialismo, ajude o próximo. Faça a diferença, mas comece agora. Poder ajudar é sempre gratificante.

6. Aproveite a luz do dia para fazer suas tarefas. Ao sair de um ambiente, apague a luz. Não deixe a geladeira aberta se não for preciso. Lembre-se: equipamentos eletrônicos ligados somente na tomada, também consomem energia.

7. Evite o uso de sacolas plásticas. Para fazer compras, utilize sua ecobag que é sustentável e ainda por cima te deixa na moda.

8. Reduza a emissão de carbono. Revise regularmente seu carro e sempre que possível opte pelo transporte coletivo.

9. Para lavar garagens e calçadas, aproveite a água utilizada no molho das roupas,por exemplo. Ao ensaboar as louças ou a escovar os dentes, feche a torneira.

10. Recicle a si mesmo. Repensem seus conceitos e atitudes. Contribuindo com o planeta, ainda que com pequenas, ações, você se sentirá muito melhor e terá a certeza de estar fazendo bem a outras pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário