A idéia dos estrangeiros de que o Brasil é uma selva e, principalmente, a fama da corrupção brasileira, que é explicada pela revisão histórica do passado do Brasil, está finalmente mudando. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, no ano de 2008 uma pesquisa feita em 34 países e que ouviu cerca de 18 mil pessoas revelou que 44% das pessoas acreditam que o Brasil exerce uma influência positiva no mundo. Os entrevistados deveriam avaliar a influência exercida no mundo por 13 países mais a União Européia.
De acordo com a pesquisa, o Brasil ficou em 6º lugar entre os países mais bem avaliados. Apenas em 2 países a maioria avaliou o Brasil como uma influência negativa, são eles Egito e Turquia. Entre os países que melhor avaliaram o Brasil estão o Quênia (67%), o Chile (65%) e os Estados Unidos (61%). Os países que tiveram os melhores resultados foram Japão e Alemanha e o país que teve o pior resultado foi o Irã. Felizmente, o Brasil está mudando pouco a pouco a sua imagem no exterior.
Com o objetivo de incentivar o turismo de estrangeiros no Brasil em 2009, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) está investindo na diversidade do país. Além de manter os tradicionais, estão investindo na inovação e criando novos roteiros com o objetivo de apresentar a cultura, o esporte, ecoturismo brasileiros, entre outros. A Europa é a principal responsável pela maior parcela de turistas que visitam o Brasil. Além dos roteiros, campanhas publicitárias para incentivar o turismo é outra boa estratégia.
Há muito o que ser mudado ainda, sem dúvidas. A imagem do Brasil está mudando, todavia ela ainda é muito deteriorada não só na visão do estrangeiro, mas também no ponto de vista do próprio brasileiro. Porém, acreditar que isso pode mudar é o primeiro passo para acontecer. Vamos lá, Brasileiros, vamos acreditar, vamos fazer acontecer, vamos mudar Brasil!
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2010). O Brasil possui uma economia aberta e inserida no processo de globalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário