Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dicas de Filmes Educacionais
Vidas Secas (1963)
Sinopse:
Baseado na obra de Graciliano Ramos, mostra a saga da família retirante pressionada pela seca no sertão brasileiro. Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho e o mais novo, além da cachorra Baleia, atravessam o sertão tentando sobreviver.
O pagador de promessas (1962)
Sinopse:
Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com oc afetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.
Tempos Modernos (1936)
Sinopse:
Um trabalhador de uma fábrica sofre um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Ao se recuperar, encontra a fábrica fechada e, confundido com o líder de uma greve, acaba preso. Saindo da prisão, encontra uma jovem em apuros e a ajuda. Os dois se unem atrás de emprego e vivem uma série de aventuras.
Memórias do Cárcere (1984)
Sinopse:
Mostra período nada agradável da história do Brasil sob a perspectiva pessoal de Graciliano Ramos, que foi servidor público em 1936 e, depois, preso por suas convicções políticas.
A Dama das Camélias (1981)
Sinopse:
A Dama das Camélias é a história real de Alphonsine Plessis, a bela cortesã que inspirou Alexandre Dumas Filho a escrever o livro que entrou para a história da literatura universal. Com cenários e figurinos deslumbrantes, essa superprodução de época é dirigida pelo grande cineasta italiano Mauro Bolognini (O Belo Antônio). França, século XIX. Alphonsine, uma jovem pobre do interior, foge para Paris, onde se torna uma cortesã disputada por nobres. Sua trágica história é contada por um dos seus amores, o jovem escritor Alexandre. Emocione-se com esse lindo filme de amor estrelado por Isabelle Huppert (Madame Bovary), Gian Maria Volonté (Giordano Bruno) e Bruno Ganz (Asas do Desejo). A música é de Ennio Morricone.
O Cortiço (1978)
Sinopse:
O cortiço é um filme brasileiro de 1978, do gênero drama, dirigido por Francisco Ramalho Jr., com roteiro baseado no livro homônimo de Aluísio Azevedo.A história de dois portugueses que vivem no Rio de Janeiro, no século XIX: um trabalhador e que casa com uma negra tratada por ele como uma escrava; e outro que vive à beira da malandragem e se envolve com uma disputada mulata, vivendo um romance que o levará ao crime.
Xica da Silva (1979)
Sinopse:
O filme focaliza a trajetória de Xica da Silva, que de escrava, tornou-se a primeira dama negra de nossa história, seduzindo o milionário contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. Promovendo luxuosas festas e banquetes, e exibindo grupos de teatro europeu, que se apresentavam nas salas de sua imensa casa, Xica da Silva ficou conhecida até na corte portuguesa A ostentação atingiu aspectos surrealistas, quando João Fernandes de Oliveira satisfez o caprichoso desejo de sua amante de fazer uma viagem marítima sem sair da região, construindo um lago artificial e uma caravela manobrada por uma tripulação de dez homens.
Macunaíma (1969)
Sinopse:
Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro (Grande Otelo) virou branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparecerá como viveu - antropofagicamente. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade.
Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1988)
Sinopse:
Adaptação do romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. A sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como idioma nacional. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga por quem nutre um afeto especial e Ricardo Coração dos Outros trovador e compositor de modinhas que conta a história do nosso herói do Brasil.
Camille Claudel (1988)
Sinopse:
Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.
O Nome da Rosa (1986)
Sinopse:
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente.
A Missão (1986)
Sinopse:
A missão recebeu 8 indicações para o Oscar, tornando-se ainda vencedor da Palma de Ouro de melhor filme. Estrelado por Robert De Niro e Jeremy Irons, o drama retrata a delicada situação das missões jesuíticas da América do Sul, especificamente na região dos Sete Povos das Missões. Com o Tratado de Madrid estabelecido entre Portugal e Espanha, os nativos deveriam ser transferidos para outra margem do rio Uruguai, abandonando as terras em que viveram os seus ancestrais. Essa política colonialista exercida pelos países ibéricos desencadeou uma situação conflituosa representada pelas guerras-guaraníticas, que acabou com o massacre dos nativos e seus aliados jesuítas. Apesar da superioridade militar européia, os indígenas resistiram bravamente. No filme, vários dos intérpretes de nativos eram na verdade índios da América do Sul. solucionado.
A Hora da Estrela (1985)
Sinopse:
Baseado no romance de Clarice Lispector, fala de Macabéa, moça alagoana que tenta sobreviver na cidade grande e mal sabe ler e escrever, mas que é capaz de copiar palavras na máquina, o que lhe garante um emprego como datilógrafa num depósito comercial, onde trabalha com Glória, menos empenhada no serviço do que em arranjar namorados e sonhar com o casamento.
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Sinopse:
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos". r namorados e sonhar com o casamento.
* Esse é um filme que reflete um pouco sobre relações interpessoais e resgata peculiaridades literárias, como o carpe diem.
Sonhos (1990)
Sinopse:
Grande mestre do cinema japonês, Akira Kurosawa (vencedor do Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra em 1990) foi mais que um cineasta. Influência assumida para alguns dos diretores de maior sucesso em Hollywood, como Steven Spielberg, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, a obra de Kurosawa, inspiração para George Lucas criar a saga Guerra nas Estrelas, era pura arte. Pintura, literatura, música, teatro. Poucos tinham seu talento para combinar as diferentes formas de expressão artística.
Mais do que histórias, Sonhos é um desfile de imagens maravilhosas. Dividido em oito capítulos - oito sonhos diferentes que dialogam entre si - o filme traz a peculiaridade contemplativa do cinema do Japão, a música característica e os figurinos exóticos aos olhos do ocidente. Lidando com medos e vontades subconscientes, o filme traz desde um passeio por entre pinturas do holandês Vincent Van Gogh até o recorrente pesadelo nacional com a radiação nuclear. A beleza da natureza e o horror de sua destruição, bem como tradições milenares, são os elementos que arremessavam Akira Kurosawa a níveis cada vez mais altos de criatividade. Sonhos certamente encherá seus olhos. E não se surpreenda se também arrebatar sua mente e coração.
Germinal (1993)
Sinopse:
O filme Germinal é baseado no romance francês de Émile Édouard Charles Atoine Zola, Germinal(1881), sendo sua tradução aqui utilizada de Francisco Bittencour (1981). Este filme mostra a realidade dos operários franceses, nas minas de carvão, no final do século XIX.

O Carteiro e o poeta (1994)
Sinopse:
Filme poético sobre a extremidade da poesia. Mario (Massimo Troisi) é um carteiro que, ao fazer amizade com o grande poeta Pablo Neruda (então exilado político), vira seu carteiro particular e acredita que ele pode se tornar seu cúmplice para conquistar o coração de uma donzela. Descobre, assim, a poesia que sempre existiu em si, assemelhando-se às descobertas de verdade pelos meios dialéticos de Sócrates-Platão. O filme se passa em uma ilha na costa italiana. Massimo Troisi, que morreu aos 41 anos horas após o término das filmagens, não pôde ver o enorme reconhecimento mundial que o filme teve, com as 5 indicações para o Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator, em 1995.
Razão e sensibilidade (1995)
Sinopse:
Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã é prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade à flor da pele.
Emma (1996)
Sinopse:
Filme com roteiro baseado em obra homônima de Jane Austen, publicada em 1815. Emma Woodhouse é uma mulher bonita, inteligente e rica, que vive confortavelmente ao lado do pai viúvo na pequena cidade de Higbury, no interior da Inglaterra. Quando a sua governanta, Miss Taylor, se casa com o vizinho, Mr. Weston, Emma sente um vazio em sua vida e decide ajudar as pessoas a terem uma vida tão perfeita quanto a sua. Torna-se, então, uma casamenteira e passa a dar conselhos na vida sentimental das amigas, apoiando, aprovando ou desaprovando os romances conforme seu juízo de valores. Mas, apesar de aparentar autoridade no assunto, ela se revela uma mulher que nunca se apaixonou.
Central do Brasil (1998)
Sinopse:
Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Uma das clientes a coloca em contato com Josué, um garoto de nove anos que sonha em encontrar o pai que nunca conhecera. Dora o acolhe e inicia com o garoto uma viagem ao interior do país e de seus personagens.
O Homem da Máscara de Ferro (1998)
Sinopse:
No século XVII, o cruel Luís XIV (Leonardo DiCaprio) manda clandestinamente para a masmorra o irmão gêmeo que ninguém sabe existir, para tomar o poder. Mas o mosqueteiro Aramis (Jeremy Irons) descobre o segredo e convence seus companheiros a salvar o prisioneiro.

O Show de Truman
Sinopse:
Truman é um homem feliz, bem-sucedido, com um bom casamento e rodeado de amigos. A peculiaridade de toda essa rotina é que ela é acompanhada por milhões de telespectadores em um "reality show" onde Truman é o personagem central e o único a não saber da verdade. Toda sua vida, desde o nascimento, se passa dentro de um set. Essa realidade falsificada começa a desmoronar quando ele resolve ir atrás de seus sonhos e de uma paixão.
Orfeu (1999)
Sinopse:
O enredo é inspirado na mitologia grega, na história de Orfeu e Eurídice. A adaptação ambientou a obra no Brasil, em uma favela do Rio de Janeiro, na época do Carnaval e é uma história romântica sobre o amor impossível de Orfeu, um compositor de escola de samba, e Eurídice. O amor entre eles é impedido por Lucinho, chefe do tráfico local.
O auto da compadecida (2000)
Sinopse:
No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, "o filme mais arretado do mundo". A sessão é um sucesso, eles conseguem alguns trocados, mas a luta pela sobrevivência continua. João Grilo e Chicó preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha (Virgínia Cavendish), filha de Antonio Moraes (Paulo Goulart), desperta a paixão de Chicó, e ciúmes do cabo Setenta (Aramis Trindade). Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino (marco Nanini) e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro (Maurício Gonçalves) e pelo diabo (Luís Melo). O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida (Fernanda Montenegro) e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.

Memórias Póstumas de Brás Cubas (2000)
Sinopse:
Após sua morte em 1869, Brás Cubas (Reginaldo Faria/Petrônio Gontijo), disposto a se distrair um pouco na eternidade, decide narrar suas memórias e revisitar os fatos mais marcantes de sua vida. É com desconcertante sinceridade que Brás Cubas relembra sua infância, juventude, incidentes familiares e personagens marcantes, como o amigo Quincas Borba (Marcos Caruso), que passa de mendigo a milionário. Discorre ainda sobre sua formação acadêmica em Portugal e o discutível privilégio de nunca ter precisado trabalhar. Com a mesma franqueza, Brás Cubas convida o espectador a testemunhar sua tumultuada vida amorosa. Lembra o primeiro amor, a cortesã espanhola Marcela (Sonia Braga) que amou-o por "15 meses e 11 contos de réis". O segundo, a jovem Eugênia (Milena Toscano), que "apesar de ser bonita era coxa". E sua grande paixão, Virgília (Viétia Rocha), que acaba trocando-o pelo bem-sucedido político Lobo Neves (Otávio Müller). Abordando o cotidiano ou acontecimentos nacionais, Brás Cubas alterna ironia e amargura, melancolia e bom-humor, sem perder a leveza.
Caramuru – a invenção do Brasil (2001)
Sinopse:
Em Portugal, o jovem sonhador Diogo Álvares (Selton Mello) envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme (Pedro Paulo Rangel), o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas acaba joguete da sedutora Isabelle (Débora Bloch), francesa que freqüenta a corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Melo). Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
Poeta de Sete Faces (2002)
Sinopse:
O documentário divide-se em três etapas, que correspondem às fases distintas da obra de Carlos Drummond de Andrade e caracterizam momentos de sua vida. A primeira fase, chamada "Vai Carlos, ser gauche na vida", registra do seu nascimento em Itabira em 1902 até o final da sua "Poesia Modernista" em Belo Horizonte, antes da mudança para o Rio de Janeiro em 1934. Sua poesia com a marca do modernismo de 1922 numa versão mineira e a publicação dos primeiros livros "Alguma Poesia" e "Brejo das Almas", quando nasce o Carlos Drummond de Andrade dos versos anedóticos, sintéticos-metafóricos, irônicos. A segunda fase, chamada "A vida apenas, sem mistificação", começa com a mudança de Drummond para o Rio de Janeiro e vai mostrar o "poeta do seu tempo", o momento de atuação política na vida do escritor, aliada à sua obra de crítica social. A terceira fase, chamada "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno", do início dos anos 50 aos anos 80, a fase do poeta-filósofo, do verso enigmático, do cronista de sucesso no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil, da glória literária sendo Drummond considerado um mestre da língua, dos prêmios homenagens e troféus, dos filmes adaptados de sua obra, dos netos que nascem e a família se prolonga e do retorno aos temas do passado e da memória.
Gregório de Matos (2002)
Sinopse:
Em pleno século XVII surge na Bahia o poeta Gregório de Mattos (Waly Salomão), que com sua obra e vida trágicas anuncia o perfil tenso e dividido do povo brasileiro. Com sua produção literária o poeta cria situações desconfortáveis aos poderosos da época, que passam a combatê-lo até transformar sua vida em um verdadeiro inferno.

O crime do Padre Amaro (2002)
Sinopse:
Baseado no livro homônimo de Eça de Queiroz, o filme é um dos maiores sucessos do cinema mexicano e foi alvo de muita polêmica por tratar de questões religiosas delicadas.
O jovem padre Amaro (Gael García Bernal) acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é enviado para Los Reyes para atuar sob as ordens do padre Benito (Sancho Gracia), o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá Amaro conhece a linda e devota Amelia (Ana Claudia Talancón), filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.
O Conde de Monte Cristo (2002)
Sinopse:
Edmond Dantes (James Caviezel) é um jovem ingênuo e honesto que planeja se casar com Mercedes (Dagmara Dominczyk). Entretanto, sua vida desmorona quando Fernand (Guy Pearce), seu melhor amigo que também cobiça Mercedes, lhe prepara uma armadilha que o deixa durante 13 anos aprisionado. Atormentado com tudo o que lhe ocorreu, Edmond cada vez mais esquece seus ensinamentos sobre o certo e o errado para elaborar seu plano de vingança, que pretende pôr em prática assim que conseguir deixar a prisão. Com a ajuda de Abbé (Richard Harris), outro detento, Edmond consegue fugir, transformando-se a partir de então no rico e misterioso Conde de Monte Cristo, infiltrando-se na aristocracia francesa disposto a levar até o fim seu plano de vingança.
Desmundo (2003)
Sinopse:
Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D'Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar. Oribela pede a Francisco que leh dê algum tempo, para ela se acostumar com ele e cumprir com suas "obrigações", mas paciência é algo que seu marido não tem e ele praticamente a violenta. Sentindo-se infeliz, ela tenta fugir, pois quer pegar um navio e voltar a Portugal, mas acaba sendo recapturada por Francisco. Como castigo, Oribela fica acorrentada em um pequeno galpão. Deprimida por estar sozinha e ferida, pois seus pés ficaram muito machucados, ela passa os dias chorando e só tem contato com uma índia, que lhe leva comida e a ajuda na recuperação, envolvendo seus pés com plantas medicinais. Quando ela sai do seu cativeiro continua determinada em fugir, até que numa noite ela se disfarça de homem e segue para a vila, pedindo ajuda a Ximeno Dias (Caco Ciocler), um português que também morava na região.
Carandiru (2003)
Sinopse:
Carandiru, história baseada em fatos reais e no livro escrito pelo médico Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), começa quando ele resolve fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas. Ali, o médico toma contato com o que, aqui fora, temos até medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. O Carandiru, com seus mais de sete mil detentos, merece sua fama de “inferno na terra”. Porém, nosso personagem logo percebe que, mesmo vivendo numa situação limite, os internos não representam figuras demoníacas. Ao contrário, ele testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande disposição de viver. Não é pouco e é o suficiente para que ele, fascinado, resolva iniciar um trabalho voluntário. Oncologista famoso, habituado a mais sofisticada tecnologia médica, Dráuzio Varella pratica a medicina como os antigos: com estetoscópio, olhar sensível e muita conversa.
DOM (2003)
Sinopse:
Adaptação da obra Dom Casurro de Machado de Assis. Bento (Marcos Palmeira) é um homem cujos pais, apreciadores de Machado de Assis, resolveram batizá-lo com este nome em homenagem ao personagem homônimo do livro "Dom Casmurro". Tantas vezes foi justificada a razão da homenagem que Bento cresceu com a idéia fixa de que seria o próprio personagem e destinado a viver, exatamente, aquela história. Até chamava sua amiga de infância no Rio de Janeiro, Ana (Maria Fernanda Cândido), de Capitu. Seus amigos, conhecedores do seu sentimento de predestinação, lhe apelidaram de Dom. Bento e Ana separaram-se quando a família do menino mudou-se para São Paulo. Já adulto, Bento foi trabalhar como engenheiro de produção e vinha freqüentemente ao Rio. É lá que Dom reencontra a sua Capitu e dali renasce o romance da infância, só que, agora, avassalador.
Primo Basílio (2007)
Sinopse:
O drama é baseado no romance homônimo do escritor português Eça de Queiroz, publicado em 1878. A história é adaptada e a trama se passa na cidade de São Paulo durante os anos 50. Jorge (Reynaldo Gianechini) e Luísa (Deborah Falabella) são recém-casados e vivem um clima de paixão recente. No entanto, quando Jorge é convocado para trabalhar na construção de Brasília, a frágil esposa sente-se carente. A chegada do sedutor primo de Luísa, Basílio (Fábio Assunção), faz com que ela reviva um romance do passado, sob a mira da invejosa e maldosa empregada Juliana (Gloria Pires).
A Rainha (2006)
Sinopse:
Lançado em 2006, traz como tema a sobrinha do príncipe Edward VIII (que abdicou do trono inglês para ficar com o seu amor Wallis Simpson), a rainha Elizabeth II, prestes a completar 55 anos no trono inglês. O filme revela os bastidores da monarquia inglesa após a morte da princesa Diana em 1997. Nesse episódio, a opinião pública considerou o comportamento da coroa recluso e indiferente, dando início a uma crise de popularidade, somente amenizada pelo esforço do recém-empossado primeiro-ministro Tony Blair em reaproximar a família real da população britânica. Com Helen Mirren (Oscar de melhor atriz) e James Cromwell no elenco, o filme acumulou uma variedade de prêmios, como o Oscar de Melhor Atriz, (além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora), dois Globos de Ouros, o Goya de Melhor Filme Europeu dentre outros.
Diamante de sangue (2006)
Sinopse:
Retrata o contrabando de diamantes em Serra Leoa no cenário da guerra civil vivido pelos seus habitantes nos anos 90, onde 11 anos de combate entre a FUR (Força Unida Revolucionaria) e o governo foram suficientes para matar 30 mil pessoas. Apesar da guerra ter encerrado apenas em 2002, o filme situa-se em uma das fases mais violentas, em 1999, onde os rebeldes atacavam a população civil, destruíam casas, matavam velhos e mulheres além de capturar as crianças e transformá-las em soldados. Sem dúvida alguma, uma das melhores produções do cinema em 2006, recebendo 5 indicações ao Oscar. O Elenco conta com Leonardo Di Caprio (em uma de suas melhores atuações), Jennifer Connelly e Djimon Hounson.
O Coronel e o Lobisomem (2005)
Sinopse:
Baseada no livro homônimo de José Cândido de Carvalho, O Coronel e o Lobisomem é a história de Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela), coronel de patente e fazendeiro por direito de herança, que luta contra Pernambuco Nogueira (Selton Mello), seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha, que ele mesmo conta, Ponciano enfrenta feras enormes, experimenta a vida boêmia na cidade, combate agiotas e gatunos, apaixona donzelas ansiosas e, por fim, usa toda a sua artimanha para desencantar assombrações.
Olga (2004)
Sinopse:
Uma grande história de amor e intolerância: Olga, adaptação cinematográfica do livro homônimo de Fernando Morais, narra a história da revolucionária alemã Olga Benário Prestes (Camila Morgado) desde a sua adolescência em Munique, passando pelo romance com o líder comunista Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler), até o nascimento de sua filha Anita Prestes e sua morte na câmara de gás, durante o regime nazista de Hitler.
O Vestido (2004)
Sinopse:
Livremente inspirado no poema "Caso do Vestido" de Carlos Drummond de Andrade. Por acaso duas meninas descobrem, no porão de sua casa, um velho e lindo vestido de festa. Curiosas, elas querem saber corno o vestido foi parar ali, principalmente após verem sua mãe chorando com o mesmo entre as mãos. Elas iniciam então uma investigação, que pode responder ainda outra pergunta: por que sempre à mesa, nas refeições, havia um prato reservado ao pai, que as havia abandonado há muitos anos?
Benjamim (2004)
Sinopse:
Ao conhecer a jovem Ariela Masé (Cléo Pires), de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia (Paulo José) revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.






Fonte: Site do SAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário