Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alguns Cursos Superiores

ADMINISTRAÇÃO

O profissional formado em Administração – o administrador – pode trabalhar em praticamente todos os departamentos de uma organização, seja ela pública, seja ela privada. Com campo de atuação tão amplo, ele é um tipo de profissional-curinga. O administrador pode ser o responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia da companhia e dos recursos financeiros, materiais e humanos. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários cuidam dos processos de admissão, treinamento e demissão. Organiza planos de carreira e programas de benefícios. "As habilidades fundamentais ao bom administrador são liderança, planejamento, capacidade de gerenciar recursos tecnológicos, materiais, físicos, financeiros, lidar com papéis e processos", diz a consultora organizacional Sônia Jordão. Outra possibilidade de atuação desse profissional é no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, cuidando do processo de compras. No setor financeiro, o administrador opera nas áreas de custos, orçamentos e fluxos de caixa. Pode se envolver também com a publicidade e o marketing. "Quanto mais você sobe na hierarquia empresarial, menos se envolve em trabalhos operacionais", conta o administrador Raúl Candeloro, editor das revistas Venda Mais, Motivação e Liderança e responsável pelo portal www.vendamais.com.br." Os administradores mais graduados cuidam muito mais de planejamento e da coordenação do que da execução. Isso implica longas horas de reunião quase todos os dias, para análise de dado sem diversas áreas da empresa e debate sobre soluções e da montagem de planos de ação para a melhoria dos negócios", completa.
O mercado de trabalho
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de matrículas no ensino superior do país. São 798,7 mil, segundo o Censo da Educação Superior de 2007, o mais recente. Embora o campo de trabalho seja amplo – cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas –, o setor é muito competitivo. Além de disputarem vagas entre si, os formados deparam com a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA em Administração, Gestão ou Negócios. Para se sair bem nos processos seletivos e garantir o emprego, qualificação nunca é demais. Os empregadores valorizam quem tem domínio de mais de um idioma estrangeiro, já fez intercâmbio (principalmente internacional) e participou de projetos sociais durante ou depois da faculdade. Como a atuação do administrador é muito diversificada, esse profissional é procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e de praticamente todas as áreas. Segundo o Conselho Federal de Administração, o setor de serviços é o que mais oferece oportunidades de trabalho, especialmente consultorias, empresas do setor de turismo e lazer e instituições de ensino e educação. Nas organizações de forma geral, as áreas que mais requisitam o administrador são as de administração geral, recursos humanos, finanças, logística e vendas. "As empresas buscam profissionais com bom conhecimento também em pesquisa operacional e estatística, mas nem todos os cursos de graduação são fortes nisso. Nesse caso, vale a pena fazer uma especialização", orienta José Márcio Carvalho, coordenador do curso de Administração da Universidade de Brasília (UnB). A Região Centro-Oeste apresenta o mercado que mais se expande. Os principais empregadores estão no setor de agronegócio, em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de empresas que oferecem programas de trainee, enquanto o setor público tem vagas em todo o país.
O curso
Uma resolução do MEC, datada de 2005 e que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formação específicas nas diversas áreas de Administração não podem constituir uma extensão ao nome do curso. Isso significa que as várias ênfases ou habilitações de Administração, como administração financeira ou de recursos humanos, devem constar apenas no projeto pedagógico do curso. Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O curso dura, em média, quatro anos e o dia a dia não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios se apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.

O que você pode fazer
Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado. Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte. Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa. Administração hoteleira Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza. Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde. Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas. Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão-de-obra. Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos. Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários. Auditoria Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização. Comércio exterior Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior. Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna. Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos. Gestão ambiental Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente. Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes. Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos-de-venda. Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas. Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia-a-dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos. Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
AGRONEGÓCIOS E AGROPECUÁRIA
É o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios. O profissional de Agropecuária e Agronegócios define as estratégias que serão usadas durante toda a safra. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a rentabilidade do negócio. Pode atuar em fazendas, propriedades rurais de médio e pequeno portes e ainda em empresas e indústrias que comercializam insumos para a área rural. Em órgãos públicos, o profissional pode assessorar secretarias de Agricultura, Administração, Planejamento e a de Meio Ambiente nos cuidados com o solo, coma produtividade e com o meio ambiente, bem como na orientação a pequenos produtores. Na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.




O mercado de trabalho
O mercado está em alta tanto para o bacharel como para o tecnólogo e promete crescer mais nos próximos anos. O Plano Agrícola e Pecuário 2008e 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento busca garantir a expansão das exportações mesmo com a atual crise econômica mundial. "A exportação agrícola continua muito relevante para a balança comercial do Brasil", afirma Moisés Balestro, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB).Além de ser um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos, como café, açúcar, álcool,sucos de frutas, soja, carne bovina, frango,tabaco e couro, o país, de acordo com as projeções,também será, em breve, o principal polo mundial de produção de algodão e bicombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais.Diante desse cenário promissor, cresce, em todo o país, a procura por profissionais que trabalham com bioenergia, cultivo de matérias-primas, administração rural, consultoria e área comercial – já que para vender os produtos é preciso conheceras características da produção agropecuária. "Há empregos em várias áreas desde a de suinocultura da Região Sul, passando pela de fruticultura tropical do Norte e Nordeste, até a de pecuária e grãos do Centro-Oeste", indica Balestro. "Também merece destaque a agroindústria sucroalcooleira do estado de São Paulo", diz Viviani Silva Lírio, professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
O curso
No bacharelado, nos dois primeiros anos, o aluno estuda as matérias mais específicas da área de administração, como contabilidade, noções de cálculo, finanças, administração de agronegócio, administração de recursos humanos, economia, sociologia, análise de custos e direito. Depois, entram as matérias relacionadas à profissão, como mercado do agronegócio, cadeias agroindustriais, mercado internacional, política agropecuária, marketing do agronegócio, gestão ambiental e da qualidade no agronegócio e gestão da cadeia de suprimentos. Em algumas escolas ainda há aulas de inglês e espanhol. No último ano, há um estágio supervisionado.

Duração média: quatro anos.

Há grande oferta de cursos tecnológicos no país. A maioria é focada em agropecuária ou gestão do agronegócio. A grade básica dos dois tem disciplinas gerais, como contabilidade, administração da produção, finanças, gestão empresarial, gerenciamento de recursos humanos, física, química, genética, matemática e biologia aplicadas. Entre as matérias específicas de agropecuária estão: práticas agronômicas, fertilidade do solo,fitopatologia, uso, manejo e conservação do solo e de pastagens, produção e manejo de animais,integração lavoura-pecuária, máquinas agrícolas e irrigação e drenagem – tudo para melhorar a produtividade da criação de animais e das plantações.Vale lembrar que existem cursos que habilitam o profissional especificamente para alguma área do setor, como fruticultura ou produção de grãos.As disciplinas específicas dos cursos focados em gestão do agronegócio são administração estratégica do agronegócio, mercados agroindustriais,comercialização agroindustrial, tendências do agronegócio, entre outras. Em geral, as escolas possuem fazendas-modelo, onde os futuros profissionais realizam as atividades práticas e cumprem o estágio antes de se formar.

Duração média: três anos.

O que você pode fazer
Administração rural Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes. Consultoria Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo. Cultivo e produção Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas Desenvolvimento de produtos Desenvolver defensivos agrícolas e outros produtos que visem a otimizar a produção. Planejamento de produção Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto. Vendas Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agrícola.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / GESTÃO PÚBLICA
É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo, o administrador público é essencialmente um planejador. Cada vez mais requisitado pelo mercado, ele gerencia organizações do setor público em nível governamental, em agências federais, estaduais ou municipais, nas empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais. Os profissionais são habilitados para o planejamento e a gestão de políticas públicas, implementação de programas de responsabilidade social, gestão de organizações sociais, elaboração de programas governamentais e também são requisitados em agências reguladoras e de fomento social.
O mercado de trabalho
Trata-se de um mercado com oferta de trabalho em expansão, tanto para o bacharel quanto para o tecnólogo. Isso porque o setor público realiza concursos regularmente com salários atrativos, as organizações do terceiro setor estão cada vez mais profissionalizadas, as empresas ampliam suas ações de responsabilidade social e as grandes consultorias necessitam de pessoal especializado em assuntos governamentais. "O Estado é um grande cliente. O setor público precisa de bons administradores e de excelentes executivos públicos nas instâncias municipal, estadual e federal. Além disso, trabalhar em prol do interesse coletivo está em alta", diz Regina Pacheco, professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp) e coordenadora do mestrado em Gestão e Políticas Públicas na mesma instituição. "O administrador, por suas habilidades e competências gerenciais, é indispensável na esfera pública", completa a professora Lanny Uchôa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).Todo o país precisa de administradores públicos.Brasília concentra boas oportunidades e os melhores salários – pagos pelo governo federal, Câmara dos Deputados, Senado e órgãos internacionais.Assim como a capital federal, o Rio de Janeiro oferece postos de trabalho governamentais, como no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "A dica é procurar governos estaduais e municipais que têm proposto mudanças significativas para a modernização e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. Minas Gerais, por exemplo, é considerado um laboratório de inovação na gestão pública, com bons resultados e remuneração competitiva", afirma Regina Pacheco. Outra orientação é visitar com regularidade o site do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad, www.consad.org.br), no qual é possível saber quais as novas ações em cada estado brasileiro no que diz respeito à gestão pública.
O curso
O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática, estatística, economia, administração financeira, contabilidade, gestão de recursos humanos, sistemas de informação e direito. A principal diferença é o objeto a ser administrado – no caso, projetos da esfera pública. Para isso, há matérias como radiografia do Estado brasileiro, finanças para administradores públicos, gestão de pessoas no setor público, contabilidade pública e controladoria, qualidade e produtividade dos serviços públicos, estratégias de comunicação nas organizações públicas, logística e suprimentos na área pública, entre outras. Normalmente, as faculdades exigem monografia na conclusão da graduação.

Duração média: quatro anos

O curso tecnólogo oferece formação nas áreas de legislação, administração, contabilidade e mercado financeiro, com disciplinas como economia brasileira, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo. Além dessa parte generalista, que não é extensa, há muitas matérias específicas da área pública, como gestão de empresas públicas, responsabilidade social, licitações, gestão governamental e políticas públicas. No final do curso, é preciso entregar um trabalho de conclusão.


Duração média: dois anos.

O que você pode fazer
Consultoria Planejar ações institucionais que podem reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos. Empresas do terceiro setor Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as empresas e o setor estatal. Empresas privadas Atuar em atividades que interagem com o poder público e em projetos de gestão compartilhada. Gestão de Políticas Públicas Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes Executivo, Legislativo e para organizações da sociedade civil. Organizações não-governamentais Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais. Serviço Público Administrar e dar assistência aos setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.
ENGENHARIA QUÍMICA
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.

O mercado de trabalho
Embora a crise financeira mundial tenha impactado o mercado em que atua o engenheiro químico, já que dezenas de projetos de novas usinas sucroalcooleiras – empreendimentos que historicamente contratam esse profissional – foram deixados de lado, o cenário não é dos piores. Isso porque esse graduado costuma ser o último elo da cadeia de produção a sentir o impacto de crises, por ser responsável pelo fornecimento de matéria-prima para outras indústrias. Em épocas delicadas, o diferencial para as empresas pode ser justamente a criação de materiais mais leves, mais resistentes ou mais econômicos, e, para isso, é importante ter em seu quadro de funcionários profissionais com essa formação. Nos últimos anos tem havido boa procura pelo engenheiro químico por parte de empresas de engenharia, como a Engevix e a Promon, que, além de se dedicarem à construção civil, investiram mais fortemente na fabricação de equipamentos e maquinário industrial, visando ao abastecimento do mercado interno e internacional. Os setores petroquímicos, de papel e celulose, alimentício e farmacêutico, também mantêm demanda acentuada pelo graduado. As empresas de reciclagem e as indústrias que se preocupam com o reaproveitamento de materiais, por sua vez, oferecem oportunidades a quem atua na área de meio ambiente. Os cuidados com a natureza impulsionam a procura pelo especialista que está envolvido com o tratamento de resíduos das indústrias. Os segmentos de controle de processos, que exigem conhecimento de alta tecnologia, e de processos biotecnológicos em geral valorizam cada vez mais o engenheiro químico. Os pólos industriais do Rio de Janeiro e de São Paulo, incluindo Campinas e região, são os principais empregadores. Tem crescido ainda a demanda na Região Centro-Oeste para o trabalho com processamento de soja.
O curso
No currículo durante todo o curso. Com os recentes avanços da biotecnologia, os conhecimentos de biologia vêm sendo incorporados ao currículo. A partir do terceiro ano, essas disciplinas passam a ser aplicadas a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos ea projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química. As aulas em laboratório, inclusive no de informática, ocupam parte significativa da carga horária e são fundamentais para o estudante se familiarizar com os equipamentos industriais e se preparar para enfrentar problemas reais de uma fábrica. Algumas escolas oferecem formação específica em certas áreas, como meio ambiente ou celulose e papel.


Duração média: cinco anos.

O que você pode fazer
Desenvolvimento Criar produtos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação. Meio ambiente Definir normas e métodos de preservação ambiental. Reciclar e tratar resíduos industriais. Processo industrial Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho. Projetos Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais.

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