Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CONCEITOS DEMOGRÁFICOS E DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO

As análises dos dados demográficos e sua comparação com dados socioeconômicos permitem conhecer a realidade quantitativa e qualitativa de uma população.
Através do Censo ou recenseamento sabemos de forma mais completa esses dados, porém, nos países subdesenvolvidos  eles são falhos, devido as omissões e adulterações de informações, já em países desenvolvidos são mais confiáveis, por serem feitos de forma indireta, através de cadastros municipais e estimativas.
DEMOGRAFIA : → Corresponde à área da ciência geográfica que estuda a dinâmica da população humana.

POPULAÇÃO: → Conjunto de pessoas que vive em um determinado espaço, seja este sob a dimensão mundial, de um continente, de um país, de uma região, um estado ou uma outra área específica.
Em geral, em uma análise demográfica, são utilizadas as seguintes variáveis básicas: tamanho, estrutura e crescimento da população.

POPULAÇÃO ABSOLUTA:→ Trata-se do número total de habitantes de um determinado lugar. Utilizamos o adjetivo populoso, quando nos referimos à população absoluta.
Países mais populosos: China, Índia, EUA, Indonésia e Brasil.

POPULAÇÃO RELATIVA:→ Trata-se do número de habitantes por quilômetro quadrado (Km²), ou seja, ela consiste na distribuição da população em relação à área. A população relativa é também denominada de Densidade Demográfica.
Sendo assim, a população relativa ou densidade demográfica de um determinado lugar é obtida através da divisão do número da população absoluta pela área territorial do espaço:

População Relativa = População Absoluta       =  Hab./Km²
                                            Área Territorial
Utilizamos o adjetivo povoado, quando nos referimos à população relativa ou à densidade demográfica. Quando a densidade demográfica é elevada dizemos que o país é densamente povoado. 

Países densamente povoados: Mônaco e Vaticano(Europa), Cingapura e Bahein (Ásia) e            Barbados (América). Mônaco possui uma área pequena, de apenas 1,95 Km², tem uma densidade demográfica elevadíssima de aproximadamente 16.410 hab./Km² 
  Superpovoado: esse conceito relaciona-se com o número elevado de habitantes  e o grau de desenvolvimento e condições de vida dessa população.

¨  Exemplo temos o caso da Índia com uma densidade de 317 hab./ Km² e Bangladesh com 848 hab./ Km² e  que apresentam baixos níveis de desenvolvimento e tecnológico, logo são considerados SUPERPOVOADOS.

recenseamento ou censo demográfico 
Consiste na coleta periódica de dados estatísticos da população de um determinado lugar.
O primeiro censo oficial do Brasil foi efetuado em 1872. Antes deste, o levantamento da população contava, também, com os dados fornecidos pela Igreja. Os registros paroquiais auxiliavam para a contagem da população através do número de nascimentos, batismos e óbitos (mortes).
O levantamento demográfico do Brasil passou a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 1936, ano em que a Instituição foi criada.
Os censos do IBGE são realizados com periodicidade decenal, isto é, são feitos de 10 em 10 anos. Além destes levantamentos, entre o intervalo de dois recenseamentos é realizada uma contagem da população. No entanto, por razões orçamentárias e financeiras, a contagem da população, planejada para o ano de 2005, foi transferida para o ano de 2007.
Quando falamos em população devemos ter em mente que os dados levantados são, na verdade, estimativas, tendo em vista os seguintes aspectos: o número elevado de crianças não registradas no país e as dificuldades de acessibilidade dos agentes recenseadores às casas localizadas em áreas de risco (violência) etc.

Distribuição Geográfica da População:

A distribuição geográfica da população na superfície terrestre não se caracteriza de maneira uniforme, tendo em vista a ocorrência de diferentes fatores que se apresentam como fatores de favoráveis e/ou de desfavoráveis à ocupação humana. Fatores estes, que podem ser de origem natural e/ou antrópicas.
 Entre aqueles que se apresentam como fatores favoráveis destacam-se: os vales fluviais, a região litorânea, as áreas próximas aos grandes centros urbanos etc.
Em contrapartida, outros elementos se configuram como obstáculos, isto é, desfavoráveis à ocupação e fixação do homem e, entre estes, se destacam principalmente os de origem natural (áreas pantanosas, de condições climáticas rigorosas, áreas áridas ou desérticas, florestas, áreas montanhosas etc.).
Em função dos fatores favoráveis, podemos observar Áreas Ecúmenas, que consistem em espaços de fácil fixação e ocupação humana, isto é, áreas de condições habitáveis.
Em contrapartida, temos as chamadas Áreas Anecúmenas, que correspondem às áreas de difícil fixação do homem, as quais se configuram como vazios demográficos.
O fato de o Brasil ser o quinto país mais populoso do mundo, mas apresentar uma densidade demográfica baixa, com cerca de 22 hab./Km² (2007), é justificada em razão da ocorrência de áreas anecúmenas em território brasileiro, como a Floresta Amazônica, o sertão nordestino, o pantanal, entre outros.
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO
O crescimento populacional corresponde às mudanças que, ao longo do tempo, são verificados no quadro da população sob a influência das entradas e de saídas de pessoas no respectivo espaço.Neste contexto as entradas significam os nascimentos e as imigrações registradas, enquanto as saídas correspondem ao número de óbitos e emigrações.

TAXA DE NATALIDADE:→ Corresponde à relação entre o número de nascimentos ocorridos em 01 (um) ano e a população absoluta, tendo o resultado expresso, em geral, por mil.
Taxa de natalidade = número de nascidos vivos x 1000
                                           população absoluta


Obs.: Multiplica-se o resultado, em geral, por mil (1.000) para facilitar a leitura e admitir a comparação internacional. Exemplo, um determinado espaço que apresente uma taxa de natalidade equivalente a 25%o (por mil) significa que em um ano, para um grupo de mil habitantes, nasceram vinte e cinco crianças vivas.
TAXA DE MORTALIDADE:→ Corresponde à relação entre o número de óbitos ocorridos em
01 (um) ano e a população absoluta, tendo o resultado expresso por mil.

Taxa de mortalidade = número de óbitos x 1000    
                                           população absoluta


TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL:→ Trata-se da relação do número de crianças, de até 1 (um) ano de idade, que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas.
Sendo assim, para efeito do crescimento da população, devemos levar em consideração duas 
variáveis: o crescimento natural ou vegetativo da população (diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade)
Crescimento Vegetativo = natalidade – mortalidade 

 Crescimento demográfico ou total é o resultado do crescimento vegetativo, acrescido do saldo migratório (a diferença entre imigrantes e emigrantes).

Crescimento Demográfico = Crescimento Vegetativo + Saldo Migratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário