Pré-sal é uma camada de rochas porosas localizada entre 5 e 6 mil metros abaixo do leito submarino, aproximadamente a 400 km da costa. A camada tem esse nome por se encontrar depois da camada de sal que a recobre. No interior da camada o petróleo e o gás ficam armazenados nos poros das rochas, sob altíssima pressão.
Para chegar até a pré-sal será necessário vencer diversas etapas com características bem diferentes.
1- O tubo que vai da plataforma até o fundo do oceano, chamado “riser”, tem que agüentar ondas sísmicas, correntes marítimas e flutuações da base.
2- Além de resistentes, os tubos precisam ser leves já que são deslocados pelo navio ou plataforma.
3- Outro problema a ser vencido é a corrosão provocada pelo dióxido de enxofre, hoje um dos maiores obstáculos técnicos para a exploração dos novos campos.
4- Ao contrário do que muitos pensam, um poço de petróleo não é um furo vertical, mas um caminho projetado matematicamente para que se obtenha o melhor rendimento possível. “Um dos desafios é como mudar a direção das brocas sem causar o desabamento nas paredes do poço”
O Brasil possui reservas não confirmadas que elevariam o total a 96 bilhões de barris, levando o país ao 6o lugar no ranking.
O Brasil produz petróleo do tipo pesado e necessita do petróleo tipo leve, assim exportamos parte do nosso petróleo para os países que usam o óleo pesado e compramos do exterior o óleo leve.
O Brasil com a descoberta do pré-sal está posicionado a tornar-se uma potência mundial no setor energético, através da descoberta de um imenso lençol de petróleo subterrâneo, o que pode multiplicar nossas atuais reservas petrolíferas por 10.
A produção de petróleo no Brasil deve dobrar até 2010, atingindo 2,8 milhões de barris diários. Em 2020, a produção do país deve atingir 4,1 milhões de barris diários. A estimativa consta do estudo “Perspectiva para Energia Internacional 2008”, realizado pela Energy Information Admistration (EIA), que é a agência de análises e estatísticas do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário