Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

As eras geológicas


Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.


• Era Pré-Cambriana
É a era mais antiga que se conhece onde não se pode afirmar com precisão o seu início, mas acredita-se que esta se prolongou por 4 bilhões de anos. Esta data se fez conhecida através de estudos baseados na radioatividade que consegue detectar a perda de partículas em átomos instáveis. Os continentes desta era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acredita-se que nelas estavam localizadas as maiores reservas de minérios e pedras preciosas. Também marca o início da vida no planeta que são mostrados em fósseis de 2 bilhões de anos originados de algas, medusas, bactérias e etc.
• Era Paleozóica
É a era posterior à pré-cambriana e antecessora da era mesozóica. Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desta classe de animais se fez presente no período mais antigo, o cambriano. Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. Também se pode destacar a formação da Pangeia a partir de vários blocos de rochas menores que se colidiram. 600 milhões de anos formação de rochas sedimentares – formação de jazidas de carvão com o soterramento de grandes florestas – bacias sedimentares mais antigas –vida marítima, anfíbia e terrestre – fragmentação de continentes.

• Era Mesozóica
É a era posterior à paleozóica e a antecessora da cenozóica. É bastante conhecida como a Idade dos Répteis por causa do aparecimento dos dinossauros neste período, além de moluscos e outros. O clima do planeta neste período era quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos pólos. Já se podia observar a formação dos continentes do sul. Seu período de duração foi entre 140 e 160 milhões de anos que se dividem em períodos denominados Triássico, Jurássico e Cretáceo. Durante estes períodos ocorrem grandes transformações no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, que também foram extintos, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas. 220 milhões de anos intenso vulcanismo – formação de rochas vulcânicas – grandes répteis e aves – bacias sedimentares – migração dos continentes.

• Era Cenozóica
É a era posterior à mesozóica que se iniciou a 60 milhões de anos. Marca o surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies já existentes. Observa-se a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentação vulcânica e o grande número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros. Os mamíferos se espalham com facilidade em todo o território. CENOZÓICA 60 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário