A Prova do novo ENEM
O novo ENEM é constituído por um conjunto de 4 provas, com 180 questões e uma redação aplicadas em dois dias. Os principais focos das provas do ENEM são a interdisciplinaridade e a contextualização, no entanto, exige também domínio dos conteúdos trabalhados no Ensino Médio. Cada prova envolve uma área de conhecimento e consta de 45 questões, sendo que a área de Linguagens e Códigos tem também uma Redação. As áreas de conhecimento são as seguintes:- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: envolve conhecimentos de Língua Portuguesa, Lliteratura e Língua Estrangeira Moderna (inglês e espanhol).
- Matemática e suas Tecnologias.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias, com questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que avalia conhecimentos de Física, Química e Biologia.
Nas questões objetivas a prova cobra situações-problema contextualizadas na interdisciplinaridade das ciências, das artes e da filosofia, em sua articulação com o mundo em que vivemos. São utilizados gráficos, figuras, charges, desenhos, ou seja, todas as linguagens possíveis para veicular dados e informações. As questões são elaboradas com base na Matriz de Referência para o ENEM, publicada pelo Ministério da Educação em maio de 2009.
A matriz descreve cinco eixos cognitivos que são comuns às quatro áreas do conhecimento e à redação e pressupostos com de amplo domínio para aqueles que concluem o Ensino Médio, que são:
Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
As questões são corrigidas pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), sistema que atribui pesos diferentes, ou seja, questões mais difíceis tem pontuação maior do que as outras questões consideradas mais fáceis.
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