Quem não conhece alguém que se destacou por toda a sua vida escolar – ensino fundamental e médio – e que na hora do vestibular... fracassou. Aquele aluno exemplar, freqüentador assíduo de todas as aulas, conhecedor de todas as matérias, especialmente as mais difíceis, mas, que demorou dois, três, quatro anos para conseguir entrar na tão sonhada faculdade? Se não conhece, seguramente, ouviu alguém comentar com indignação... "Como pode? Fulano não passou! Inacreditável!"
Existem alguns caminhos que nos levam à compreensão desses resultados. Hoje, vamos trabalhar alguns deles:
"A atitude é o mais valioso de todos os seus bens" , já dizia sabiamente Elwood Chapman. A maneira como administramos nossas reações e comportamentos leva-nos a um estado de equilíbrio, que facilita o alcance de algumas metas. Para isso é muito importante que você esteja atento a essas reações e sentimentos.
Sua atitude é a disposição que você transmite aos outros, mas também é a forma como você encara mentalmente as coisas. Sabemos que quanto mais nos concentramos nos fatores positivos do ambiente mais facilidade teremos para administrar esses momentos difíceis. Quando nos vemos diante de situações capazes de abalar a nossa linha de ação, precisamos reunir todas as nossas energias para, justamente neste momento, minimizarmos o negativo para não perdermos o foco.
Em qualquer projeto, o foco é o resultado. Quando você focaliza a possibilidade de vitória, o entusiasmo que é liberado por você potencializa seus resultados. Da mesma forma que se você mantém uma atitude negativa, acaba dificultando o alcance de bons resultados. Seguem algumas dicas para que você possa identificar dentro de si, o que pode ser melhorado para potencializar suas chances de sucesso.
1. Procure manter-se entusiasmado em seus projetos. Acredite neles e aja como se tivesse certeza de que vai conseguir. Só com isso você já aumenta suas chances de conseguir.
2. Seja criativo. Busque alternativas.
3. Identifique em você seus pontos fortes e pontos fracos. Minimize o negativo e maximize o positivo.
4. Cuide da sua auto-imagem e da imagem que transmite aos outros. Acredite nas suas qualidades.
5. Estabeleça metas. Se não sabemos aonde queremos chegar, qualquer lugar a que chegarmos estará bom.
6. Um enfoque divertido para um problema pode levá-lo à solução. Tire por menos.
7. Use seus trunfos. Quanto mais você se concentrar neles melhor.
8. Proteja-se contra fatores negativos que podem afastá-lo de seus objetivos.
9. Faça exercícios físicos. A contribuição da atividade é física e psicológica.
10. Acredite em você e nos seus projetos. Não é simplesmente um ato mecânico. Acreditar é mexer com a sua essência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário