Geografia da Amizade

Geografia da Amizade

Amizade...Amor:
Uma gota suave que tomba
No cálice da vida
Para diminuir seu amargor...
Amizade é um rasto de Deus
Nas praias dos homens;
Um lampejo do eterno
Riscando as trevas do tempo.
Sem o calor humano do amigo
A vida seria um deserto.
Amigo é alguém sempre perto,
Alguém presente,
Mesmo, quando longe, geograficamente.
Amigo é uma Segunda eucaristia,
Um Deus-conosco, bem gente,
Não em fragmentos de pão,
Mas no mistério de dois corações
Permutando sintonia
Num dueto de gratidão.
Na geografia
da amizade,
Do amor,
Até hoje não descobri
Se o amigo é luz, estrela,
Ou perfume de flor.
Sei apenas, com precisão,
Que ele torna mais rica e mais bela
A vida se faz canção!

"Roque Schneider"



Quem sou eu

Salvador, Bahia, Brazil
Especialista em Turismo e Hospitalidade, Geógrafa, soteropolitana, professora.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Rodada de Doha

A Rodada de Doha ou Agenda de Doha para o Desenvolvimento, o que é?
É um ciclo de negociações globais sobre um determinado tema que envolve relações de comércio entre os países. Tem esse no me pelo fato de a primeira reunião (Quarta Conferência Ministerial da OMC) ter sido realizada em Doha, capital do Qatar (Emirados Árabes Unidos). Já existiram outras rodadas desse tipo, a primeira importante foi o Rodada Kennedy (1964-1967), a Rodada Tóquio (1973-1979), Rodada do Uruguai (1986-1994).

A Rodada de Doha - Início em 2001
A Quarta Conferência da OMC, denominada de Rodada de Doha, começou em novembro de 2001, inserida num contexto de que a expansão do comércio e das trocas internacionais ajudaria a reduzir a pobreza e os focos de conflito no mundo. A Rodada de Doha é um ciclo de reuniões que já dura sete anos, onde a Quinta Conferência da OMC foi realizada em Cancum, no México, em 2003. Em 2005, ocorreu outra Conferência Ministerial,em Hong Kong.

Criação do G-20
È importante ressaltar que na Conferência de Cancum no México, com a decisiva participação do Brasil é criado o G-20, um grupo hoje composto por 23 países que detém uma fatia substancial do comércio mundial. O G-20, liderado pelo Brasil e Índia tem ainda a participação da Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Equador, Egito, Guatemala, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Filipinas, África do Sul, Tanzânia, Tailândia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.

G-20 - Porta Voz dos Emergentes
A atuação do G-20 impõe uma mudança no comércio mundial, onde ainda permanecia o mesmo conceito do século 19, de que o comércio sempre ajuda, mas dentro de uma realidade em que os países mais fracos ou menos desenvolvidos levavam a pior, porque as regras eram feitas de acordo com os interesses dos países industriais, a criação do G-20 sinalizou uma mudança nessas relações, os países do grupo, agora denominados de emergentes, passaram a ser um interlocutor de peso nesses ciclos de negociações.

Rodada de Doha - Grupos de Interesse
Nesta segunda feira 21 de julho de 2008, tem mais uma seqüência da Rodada de Doha, em Genebra, na Suíça, onde estão presentes 40 países dos 152 que são membros da OMC - Organização Mundial do Comércio. As dificuldades que geram grandes impasses nessas reuniões é obter um acordo que atenda os interesses de três grupos , sendo esses grupos, a UE - União Européia, os EUA - Estados Unidos da América e o G-20, além da Rússia e países não integrados nas negociações.

O que esta em discussão
Os países em desenvolvimento, ou países emergentes querem maior abertura no setor agrícola das nações desenvolvidas, incluindo a redução ou o fim de subsídios(1), o que consideram políticas protecionistas, principalmente por parte dos Estados Unidos e da União Européia. Do outro lado o bloco dos países desenvolvidos ou países ricos industrializados e exportadores de produtos industrializados, pressiona os países emergentes por maior abertura (redução de tarifas) nos setores de indústria e serviços. Fatores que resultam em complexas negociações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário